Empreendimentos que possuem reaproveitamento de águas pluviais!

6 minutos para ler

O reaproveitamento de águas pluviais é uma prática que tem se integrado positivamente aos lançamentos imobiliários. Logo, eles são construídos pensando na modernidade, sustentabilidade e investimento de vida. Assim, o Dia Mundial da Água também contribuiu para colocar em discussão a necessidade de inserir maneiras mais econômicas de aproveitamento dos recursos naturais.

Dessa forma, um dos resultados é a adequação do ramo imobiliário a essas perspectivas mais sustentáveis. Além de coerentes com o futuro do planeta, elas se mostram uma solução orçamentária. Afinal, reaproveitar recursos pode gerar bons lucros, favorecendo o investimento em qualidade e bom acabamento, por exemplo.

Se você ficou curioso para saber mais sobre o Dia Mundial da Água e o reaproveitamento de águas pluviais em imóveis, preparamos este texto para elucidar as principais questões. Continue agora a leitura para saber mais.

O que é o Dia Mundial da Água?

Criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água surgiu de uma necessidade de celebrar e divulgar a importância de manter os recursos hídricos de maneira sustentável. O derretimento das calotas polares, em função do aumento da temperatura do planeta aliado ao uso excessivo e desordenado da água, acendeu o alerta para a conscientização.

Pensando nisso, afirmar a importância da água para todos os seres vivos é uma forma de influenciar organizações e empresas, de forma que a gestão de recursos seja pensada de modo mais econômico. Afinal, o futuro é o agora no que diz respeito ao esgotamento de recursos naturais. Por isso, é preciso ficar ao lado de quem tem consciência da importância de implementar medidas de sustentabilidade.

Dessa forma, no Dia Mundial da Água são destacados comportamentos como a utilização de apenas o necessário, reduzindo o tempo gasto no banho e mantendo as torneiras fechadas enquanto se escova os dentes ou lava a louça. Outras dicas importantes são aproveitar a água da lavadora, evitar lavar calçadas com mangueiras e se certificar de que não há vazamentos.

Qual é a importância do reaproveitamento de águas pluviais?

Já falamos o quanto a gestão de recursos pode contribuir para a manutenção saudável e a diminuição dos impactos do aquecimento global e do mal uso da água. Além disso, é válido destacar como isso acontece na prática. O reaproveitamento de águas pluviais pode ser utilizado com o objetivo de irrigar hortas e jardins, usar em descarga de bacias sanitárias e lavar áreas externas, pisos, maquinários e até veículos.

Ainda mais, pensar no reaproveitamento de águas pluviais é uma forma de se beneficiar a partir da redução do consumo de água da concessionária pública. O resultado é um menor custo de fornecimento. Outra questão importante é que, ao evitar o consumo de água potável, você contribui para ela ser realmente utilizada em locais imprescindíveis.

Um outro fator relevante é que a estrutura do reaproveitamento de águas pluviais tem manutenção e modo de operação simples. Além disso, absorver a água da chuva é uma ótima forma de contribuir para o escoamento hídrico urbano ao represar uma parte da água que iria para galerias e rios. Assim, com um projeto ecologicamente responsável, há oportunidade de criação de alternativas para lidar com a crise hídrica.

Imagine que depois de uma grande chuva o prédio conseguiu armazenar água suficiente para quinze dias. Ou seja, a água que iria encharcar ruas recebeu uma utilização que possibilitou a economia das represas. Essa lógica é verdadeiramente sustentável e só tem a trazer benefícios.

Por que é interessante escolher empreendimentos com essa característica?

Por conta do avanço da industrialização e do aumento populacional, é fato que a demanda hídrica tem aumentado profundamente, principalmente nas últimas décadas. Dessa forma, a água tem se tornado um recurso raro em muitos locais do planeta. O resultado disso tem afetado de vários modos o bem-estar da população e mudado a qualidade desses recursos hídricos, que são essenciais para a manutenção da vida.

Um dado importante para ter em mente quanto à dimensão do contexto é que apenas 2,5% da água presente no mundo é doce. Dessa porcentagem, a maior parte (68,9%) está congelada em calotas polares ou montanhas. Além disso, apenas 29,9% do volume de água doce do planeta é de origem subterrânea. O dado mais alarmante é que 0,266% representam água mais acessível vinda de rios, lagos e reservatórios.

Contudo, o planeta é majoritariamente formado por água e, por isso, mesmo essas pequenas porcentagens ainda são uma soma suficientemente alta para servir à população mundial. O problema é o grande desequilíbrio que tem acontecido. Dessa forma, sistemas de captação e reaproveitamento hídrico são uma grande ajuda para lidar com essa realidade.

Assim, edifícios que têm o sistema realizam o armazenamento, a distribuição, a filtragem e a desinfecção da água. Para isso, as calhas guiam o volume hídrico até os reservatórios. Após isso, a água é direcionada para distribuição em filtros que realizam a purificação, retirando insetos, galhos, folhas e outros elementos que vieram junto à água.

Brooklin La Vida Estilo Barroco

O Brooklin La Vida Estilo Barroco é um lançamento imobiliário que reúne mobilidade, lazer e conveniência em uma das regiões mais valorizadas de São Paulo. Os estúdios e apartamentos têm de 1 a 2 dormitórios. A infraestrutura com 20 opções de lazer é perfeita para quem não abre mão da modernidade e do conceito de viver bem em uma metrópole como São Paulo.

O bairro do Brooklin tem ótimas opções de comércio e lazer, além de estar muito bem localizado na região paulistana. Ciclovias, sedes de empresas renomadas, como a Nestlé, Bayer e HP, são exemplos do prestígio desse local que é uma garantia de bom investimento.

O reaproveitamento de águas pluviais é uma realidade para quem sabe a necessidade de conviver de modo mais saudável com os recursos limitados que o planeta oferece. Assim, escolher um lançamento imobiliário que preze pela economia hídrica, reutilizando a água da chuva, é um passo importante para viver o melhor do estilo de vida contemporâneo.

Ficou com alguma dúvida sobre esse tema ou quer falar sobre suas impressões? Então, caso queira, escreva agora um comentário e facilite que outros leitores se conectem com você.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário