As formas de consumo mais conscientes não são atitudes pensadas apenas para um nicho de pessoas. A administração do modo como os produtos são adquiridos deve integrar a vida cotidiana de qualquer público.
A facilidade de produção em larga escala de bens criou a imagem do não esgotamento dos recursos do planeta. Mas, atualmente vivemos a confirmação das consequências do consumismo.
O oceano se tornou o grande repositório do excesso de lixo. Embora aconteça a ampliação da discussão sobre o consumo mais consciente, ainda há um longo caminho para evitar a produção de tantas embalagens plásticas que demoram séculos para desaparecer. Entenda as razões de consumir de forma mais consciente e ter atenção aos sobre os produtos!
Entenda a jornada de vida do produto
O primeiro passo para isso é compreender que produtos não aparecem e desaparecem de maneira mágica. O descarte no lixo não resolve o destino da embalagem cheia de camadas que você abriu decorrente de uma compra on-line.
Especificamente, além das embalagens, pensar no destino do produto após um tempo de uso é fundamental para tomar as melhores atitudes antes de comprar.A jornada de vida de um produto representa o percurso do nascimento até o desaparecimento.
Ao comprar uma mesa para a sala de jantar é preciso ponderar sobre a durabilidade dos materiais e o destino depois longos anos de uso. Quem descarta um objeto utilitário apenas por questões de decoração, contribui para a continuidade do quadro de consumo exagerado.
Encontre formas de consumo mais conscientes
Temos a tendência de focar apenas no produto e não observar as pequenas peças e embalagens que os acompanham. Dessa forma, ignoramos o destino desses objetos. Chegamos então a um ponto crucial: o aprendizado da reutilização.
O uso extenso de roupas ou o reaproveitamento de materias, por exemplo, ainda são práticas interpretadas negativamente. Elas são associadas à situação social ou falta de poder de compra. O discurso publicitário reforça a conservação desse aspecto da cultura ocidental. Porém, o resultado é o prejuízo financeiro para toda a cadeia produtiva.
Formas de consumo mais conscientes servem para cortar a lógica excessiva de aquisição de bens não duráveis. Ela reforça a importância de satisfazer necessidades básicas, reduzindo excessos. É um modo de reeducação para a fragilidade dos recursos naturais.
Produtos de uso múltiplo e duradouro
Fundadores de grandes empresas como o Facebook (Marc Zuckerberg) ou a Apple (Steve Jobs) são conhecidos pelo uso de roupas simples e repetidas. Essa atitude alinha dois pensamentos básicos: a economia de tempo na escolha da roupa e o aviso de que é possível viver com pouco.
Faça a experiência de utilizar roupas que possam ser usadas para diferentes ocasiões. Nesse caso, camisas básicas pretas e brancas são indicadas. Além disso, há no mercado materiais, a exemplo do modal, que dispensam a necessidade de uso de ferro elétrico para passar a roupa e não desbotam a cor tão facilmente.
Isso não é válido apenas para roupas, mas também abrange uma modalidade infinita de móveis (feitos com madeiras duráveis), por exemplo.
Uso de plantas para evitar excessos no ar-condicionado
Além de servir como objeto de decoração, a utilização de plantas em um apartamento é uma ótima dica de sustentabilidade. Elas são responsáveis por preservar uma temperatura agradável, diminuindo o uso de ventiladores ou ar-condicionado.
Há muitas espécies de plantas que expelem altas quantidades de oxigênio durante o dia, favorecendo a prática da sustentabilidade. Palmeiras são bons exemplos para apostar.
Em paredes com alta incidência solar durante a maior parte do dia, o uso de plantas garante uma melhor absorção do calor. O resultado é evitar que, no período noturno, a parede permaneça quente, consequentemente emanando calor no ambiente. Espécies como samambaia e plantas de forragem são indicadas nessas situações. Acredite que a simplicidade dessa atitude poderá resolver muito a sua vida.
Consumo consciente até na pesquisa da compra de imóvel
A vontade de adquirir um bem duradouro, como um imóvel, demanda uma profunda reflexão sobre o modo como aquela edificação está inserida no contexto de consumo.
Esse é um ponto tão importante, principalmente antes da compra de um imóvel, pelo fato de garantir economia de gastos desnecessários. O uso de revestimentos de baixa qualidade pode ser uma dor de cabeça na hora de vender a propriedade.
Além disso, atenção para empreendimentos que utilizam da coleta seletiva, reuso da água e energia solar. Eles geram valorização a longo prazo em função da economia de recursos. Afinal, o consumo consciente surge como a melhor escolha para planejar orçamentos.
Embora haja a tendência de encarecimento em função de uso de tecnologias mais sofisticadas, o consumo consciente garante o alinhamento com uma prática cultural definitiva para o futuro.
Conheça empresas que adotam práticas de consumo consciente
Uma das maneiras de seguir na prática do consumo consciente é conhecer empresas que também fazem o mesmo. Um indício disso começa ao perceber como chega até você o produto. Perceba se a embalagem tem material biodegradável, por exemplo.
Ainda, o produto à venda, caso apresente posteriormente algum problema, tem a possibilidade de conserto eficiente com durabilidade? Se a resposta for positiva é sinal de que os materiais utilizados são de qualidade.
Também é válido observar se a empresa participa de projetos com metas para a redução de lixo, energia e água. Com reeducação é totalmente possível desfrutar de uma vida menos com menos consumo, mas ainda assim prazerosa e preenchida.
Inserir formas de consumo conscientes impacta beneficamente o cotidiano. Os principais benefícios são economia de recursos, valorização para o produto e responsabilidade com o futuro.
Pensar o mundo que queremos deixar para as próximas gerações é uma atitude de empatia e gratidão pelo o que aproveitamos do mundo. Por isso, procurar conhecer mais sobre o tema também é uma oportunidade de inserir o consumo consciente como prática rotineira.
E então, gostou do artigo? Agora que você conhece a importância do consumo consciente, os seus benefícios, receba atualizações sobre esse e outros temas relacionados a compra de imóveis. É simples, curta a nossa página no Facebook para se manter atualizado.