Comprar um imóvel com segurança é a maior realização para quem quer desfrutar de toda a estabilidade de ter seu próprio lar. Essa aquisição pode ser conquistada com mais tranquilidade quando está alinhada com um bom planejamento. Afinal, passar por essas etapas de compra e venda, como determinar o valor da aquisição, decidir pela melhor forma de pagamento, identificar qual imóvel atende às suas necessidades, fazer pesquisas, conhecer e fechar o negócio, significa se expor a diferentes riscos.
Por isso, para realizar a compra de um imóvel com segurança, é necessário ficar atento a vários pontos. Neste artigo, você vai aprender 5 dicas valiosas e imprescindíveis para a aquisição da sua tão sonhada casa própria. Continue conosco e boa leitura!
1. Faça um planejamento detalhado
A falta de um planejamento detalhado é um dos principais erros cometidos por quem deseja comprar um imóvel, podendo ser ainda pior quando o comprador está com pressa.
Sendo assim, é necessário fazer uma avaliação da sua situação financeira, após a decisão de comprar um imóvel. Dessa forma, faça um levantamento dos recursos que você tem, para serem utilizados na compra, e qual montante que você pode comprometer todo mês com as parcelas. A partir disso, estabeleça qual padrão de imóvel se encaixa no seu perfil.
2. Verifique a documentação
Para fazer a compra segura da casa, procure saber se a documentação dela está em ordem e se ela não tem débitos. No caso de adquirir um imóvel com dívidas condominiais ou decorrentes de tributos, a responsabilidade pelo pagamento é atribuída ao novo dono. É possível também verificar em órgãos públicos se a propriedade é declarada como utilidade do poder público, pois, caso seja, existe o risco de desapropriação.
3. Analise a localização
Uma ótima dica é ir ao imóvel em diferentes horários e dias para averiguar alguns detalhes, como vizinhança, exposição ao sol e possíveis problemas com enchentes ocasionadas por fortes chuvas, tanto na propriedade quanto ao seu redor. Levar um profissional especializado para certificar a segurança da estrutura é fundamental para evitar problemas com imperfeições, como fiação elétrica e rachaduras, disfarçadas por reparos eventuais e novas pinturas.
4. Tenha um orçamento
O recomendável é não comprometer na compra de um imóvel mais de 30% de toda a renda do mês. Contudo, além de saber se as prestações estão de acordo com o orçamento, existem outros limites financeiros que merecem cuidado. Quanto maior o valor da propriedade, mais caro será o IPTU (Imposto Predial e Territorial), assim como o gasto com o condomínio. Dependendo da localização do imóvel, o custo de vida pode aumentar significativamente. Uma boa ideia é comparar o preço do metro quadrado com outros da área, para saber se o valor é adequado.
5. Consulte as formas de financiamento
Faça contas e decida qual é a melhor maneira de financiamento. É com alguma instituição financeira ou em prestações com a construtora? Deseja utilizar recursos do FGTS? Tanto se o imóvel for usado ou novo, existe a opção de obter financiamento bancário. Caso você possua uma boa reserva financeira, ou algum bom imóvel que possa ser vendido, é possível usá-lo na entrada do financiamento.
Por fim, na hora de comprar imóvel com segurança, é fundamental tomar cuidado em relação a alguns erros. Lembre-se de ler o contrato cuidadosamente, preste atenção às despesas extras, não deixe que a decisão se torne emocional e nunca tenha vergonha de fazer perguntas ao seu corretor ou vendedor quando tiver dúvidas.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e leia agora mesmo o guia de planejamento financeiro para comprar imóvel!