No momento de comprar o imóvel dos seus sonhos, tudo deve estar de acordo com o que você deseja. A garagem do prédio nesse momento também deve ser avaliada. Isso porque faz grande diferença no dia a dia dos moradores quanto a praticidade e agilidade no momento de estacionar. Para a análise correta, é preciso saber os tipos de vagas existentes.
Nem todos os prédios têm os mesmos tipos de vagas. Antes de decidir pela compra é importante ver quais são as regras quanto ao estacionamento, além das características físicas do local destinado aos veículos. Essa verificação evita diversos conflitos e incômodos futuros. Assim, esse post mostra o que avaliar na garagem de prédio ao escolher um imóvel. Confira!
Quais são os tipos de vagas de garagem de prédio?
Cada prédio tem uma estrutura. Por isso, as vagas de garagem do prédio são diferentes entre si. Elas podem ser determinadas ou indeterminadas. Cada uma tem sua característica própria, como: se a vaga é fixa de acordo com o apartamento, ou se será escolhida por sorteio e rodízio anual.
Além disso, existem mudanças nas cobranças financeiras de acordo com o tipo de vaga, por isso é importante saber qual é o tipo. Confira!
Vagas determinadas
Quando as vagas do prédio são determinadas, o morador conta com a localização fixa para estacionar. Dessa forma ele se vê livre do processo de rodízio de vagas. Nesse modelo, elas têm matrículas feitas individualmente, o que significa que há cobrança de IPTU, que é o Imposto Predial e Territorial Urbano sobre a vaga. Bem como de condomínio, com uma parcela referente ao estacionamento.
Esse tipo de vaga geralmente é comprada com o imóvel, mas também pode ser adquirida depois, como um estacionamento extra. A compra dela tem escritura ou contrato com força de escritura pública, de qualquer forma, deve ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis. Lembrando que essa vaga pode ser comprada somente por proprietários de imóveis do condomínio.
Vagas indeterminadas
No caso de vagas indeterminadas, não há local exato definido para ela. O espaço que cada um ocupará é definido em assembleia, com o sistema de rodízio de vagas. Isso pode ser feito com sorteios de forma anual, ou como preferirem. Pode até ser escolhida a preferência por ordem de chegada.
Quando a vaga é indeterminada, não há cobrança de IPTU sobre ela, nem mesmo condomínio além do que já é pago.
Como eu sei qual tipo de vaga o prédio tem?
Para saber o tipo de vaga que um prédio tem, é necessário pedir essa informação para o seu corretor de confiança, que está realizando a venda. Peça que ele te leve até a garagem e verifique as vagas. Veja também os pontos de manobra, a cobertura do local e todos os detalhes. Caso haja vaga demarcada, veja qual seria a seu caso comprasse o imóvel.
Em caso de prédios em construção ou mesmo na planta, é necessário solicitar ao corretor a apresentação da planta referente à garagem. Lá aparecerão as vagas e as informações necessárias.
Caso as vagas sejam presas, ou seja, de difícil acesso, tendo que manobrar outro carro para estacionar, o mesmo deve ser decidido em reunião de condomínio como será feito. Às vezes é necessário a contratação de um manobrista local, ou pode ser realizado um acordo entre os moradores para terem a cópia da chave dos vizinhos.
Como escolher a melhor garagem de prédio?
Para escolher a melhor garagem do prédio é necessário verificar todos os detalhes apresentados sobre as vagas.
Espaço e manobras
Confira a facilidade para realizar as manobras e estacionar o veículo, e se o local é construído de uma forma que agilize a tarefa, com o espaço mais amplo. Esse é um diferencial importante da garagem, se não o mais importante.
Verifique esse ponto com atenção, pois interferirá no seu cotidiano, caso tenha que sair com o carro todos os dias. Também é uma questão que pode valorizar o imóvel, caso a vaga seja de fácil acesso e você queira alugar o apartamento futuramente, pode apontar isso como um diferencial!
Piso
Também é importante verificar qual é o piso utilizado na garagem. O modelo de epóxi é uma boa opção, pois é facilmente higienizado, não precisa usar água para lavar, somente um pano úmido, o que diminui o consumo de água do condomínio e, consequentemente, o preço.
Acessibilidade
Outra questão que pode ser avaliada é a acessibilidade das vagas para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, carrinhos de bebê, entre outros.
Também considere situações de mudanças. É importante tanto para as visitas quanto para se você quiser ampliar sua família, ou envelhecer nesse imóvel! Considere todas as opções antes da aquisição do apartamento!
Vaga de visitante
Um grande diferencial é a vaga de visitante ou hóspede, veja se existe essa opção. Isso evita que o seu visitante tenha que deixar o carro na rua, ou em algum estacionamento distante, caso não haja opções muito próximas. É um diferencial interessante.
Carregar carros elétricos
Algumas vagas já contam com espaço para carregar carros elétricos, veja se há essa opção na garagem do prédio. Em prédios mais modernos essa já é uma realidade, visto o crescimento da quantidade de carros híbridos e scooters elétricas.
Por conseguinte, é possível escolher a melhor vaga para o seu carro na garagem do prédio analisando todos os fatores com antecedência. O primeiro passo é ver se a vaga é definida ou indefinida. Se for definida, saiba que ela não mudará com o tempo.
Caso seja indefinida, considere que será necessário participar das assembleias para os sorteios das vagas. Além disso, veja questões como o tipo de solo, para ver se é facilmente higienizável, acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, possibilidade de carregar carros elétricos e presença ou ausência de vaga para visitante.
Verificar todos os detalhes antes de comprar o imóvel evita muita dor de cabeça no momento da aquisição, então, faça isso antes de definir, é importante para o sucesso da compra dos seus sonhos!
Gostou do post? Deixe o seu comentário!