Plantas em apartamento: 5 dicas para criar um cantinho verde

Plantas em apartamento: 5 dicas para criar um cantinho verde

Morar em apartamento não é uma desculpa para quem deseja ter um pouquinho da natureza dentro de casa. Pelo contrário, hoje em dia, é possível sim cultivar plantas em sua própria residência, mesmo que seja em um espaço compacto e com metragem reduzida.

Mas afinal, você sabe como fazer um cantinho de plantas? Além de alegrar o ambiente e deixá-lo mais bonito e manter contato com a natureza diariamente traz mais paz de espírito, satisfação, alegria e tranquilidade para os moradores do local.

Que tal investir um tempinho para criar um pequeno espaço de jardinagem no seu lar? Para que o seu jardim de apartamento seja bem-sucedido, é necessário seguir algumas dicas.

Para ajudá-lo, preparamos este texto com os principais aspectos que você deve considerar. Então, acompanhe a leitura e informe-se sobre como deixar o seu apartamento com um toque de natureza!

Invista no jardim vertical

Para quem tem pouco espaço disponível e não conta com muita iluminação no recinto, uma ideia que vem se tornando cada vez mais tendência na decoração de imóvel é a instalação de jardins verticais. Além de decorar o ambiente com beleza e graça, esse item dá um ar mais moderno e arrojado para a residência. Essa prática também é uma excelente ideia para otimizar o espaço.

Além disso, o morador terá o contato direto com a natureza. Isso porque, no jardim vertical, você pode montar uma horta. Nela, pode-se plantar salsa, orégano, manjericão, coentro, cebolinha, hortelã, alecrim, entre muitas outras opções que, com certeza, deixarão suas refeições mais gostosas e saudáveis! Que tal experimentar?

Escolha uma iluminação adequada

As plantas gostam e precisam de iluminação adequada para se manterem saudáveis e vivas. Isso porque a luminosidade do sol é essencial para o seu crescimento. Desse modo, é importante montar o seu cantinho verde em uma área estratégica onde incide bastante iluminação natural.

Algumas plantas gostam mais de sol do que outras. Portanto, se a sua casa não tem uma boa incidência de luz solar, aposte em alternativas como bonsai de figueira, orquídeas, entre outras.

A iluminação pode ser tanto em uma varanda quanto dentro de casa, desde que seja perto da janela. Desse modo, não há desculpas para não começar a deixar a casa mais verde.

Hidrate as plantas com água

Lembre-se que plantas precisam de água para sobreviver. Porém, atente-se para o fato de que o solo deve estar sempre úmido. Contudo, ele não pode estar muito encharcado. O ideal é manter um nível médio de umidade. Afinal, as plantas podem morrer tanto pela falta de água, quanto pelo excesso.

Dessa forma, elas devem ser aguadas sempre que a terra já estiver seca. As plantas que não recebem muito calor e iluminação solar dificilmente precisam de água todo dia, uma vez que a terra demorará para secar. Ou seja, o seu jardim não precisará de cuidados diários. Essa característica traz mais praticidade para o morador

Utilize o adubo

Com o tempo, será necessário dar mais nutrição para as suas plantinhas. Afinal, o solo necessita da reposição de nutrientes com frequência. Uma ideia muito legal é dar função a alguns alimentos que, normalmente, seriam descartados. Assim, você pode transformá-los em adubo orgânico.

Sabe aquela casca de laranja ou de banana que seria jogada fora junto daquelas cascas de ovo? Então, em vez de descartá-las, transforme isso em adubo! Para isso, basta triturar tudo e colocar debaixo da terra das suas plantas. Você vai notar que elas vão crescer muito mais fortes e vigorosas!

Aproveite as paredes da residência

Se a sua casa ou apartamento é pequeno e você deseja manter um contato maior com a natureza, o recomendado é otimizar cada espaço. Muitas residências não têm a estrutura física necessária para que os moradores possam manter vasos de plantas ou construir jardins, pois eles podem exigir muito espaço.

Então, que tal aproveitar o espaço vertical para cultivar suas plantinhas? Essa prática é também chamada de horta vertical. Nesses casos, o ideal é instalar e pendurar vasos de plantas nas paredes. Geralmente, são utilizados nichos de madeira onde são armazenados pequenos vasos de plantinhas. Outra boa alternativa é instalar pegadores na parede, onde podem ser cultivadas plantas verticais, como samambaias, aspargos e antúrios.

Conheça os principais tipos de plantas

Para quem tem varanda, há mais opções de plantas. Pode-se escolher desde variedades como a costela de adão, cactos e a rosa do deserto — que gosta muito de calor e sol, precisa de pouca água e ainda enfeita muito o ambiente com suas belas flores. Até as plantas que dão frutos, como tomate-cereja, pimentão, morango etc. Se você não tiver varanda, pode colocar plantas de flores sensíveis, que não apreciam tanto a luz solar intensa, ou plantas de folhas fortes.

Conheça as melhores plantas que são indicadas para apartamentos pequenos e ambientes fechados.

Zamioculca

A Zamioculca é a planta ideal para a decoração de um ambiente fechado. Isso porque ela é prática e pode ser mantida facilmente sem os cuidados diários dos moradores. O recomendado é regar a planta 1 vez por semana e deixá-la afastada do sol. Isso é tudo o que você precisa fazer para que ela cresça saudável e bonita!

Violeta

A violeta é uma planta muito famosa pela sua graciosidade e a cor vívida. Elas são ótimas para funcionar como enfeites para o ambiente e até mesmo para serem usadas nas janelas, dando mais beleza para a residência. E o melhor de tudo é que ela cabe facilmente em pequenos vasinhos e também não requer cuidados intensos, podendo ser regada apenas 2 vezes na semana.

Lança de São Jorge

A Lança de São Jorge é uma planta bonita e também muito prática! O seu formato cilíndrico faz com que ela seja ideal para ser utilizada em ambientes pequenos, pois ela se encaixa facilmente em espaços compactos. Além disso, ela pode ser irrigada a cada 2 semanas.

Palmeira-rápis

A Palmeira-rápis é bastante utilizada em escritórios, mas também pode ser inserida em ambientes residenciais. A planta tem um visual moderno e versátil e não precisa ser regada com muita frequência, no máximo 1 vez por semana é o ideal.

Entendeu como fazer um cantinho de plantas de forma prática e simples? Viu como é possível ter um pequeno jardim mesmo morando em um espaço pequeno? Não deixe essa ideia apenas no papel e começar a colocar em prática. Você terá um apartamento aconchegante, mais saudável e super moderno!

Gostou das nossas dicas de como cultivar plantas em apartamento? Deseja investir em um imóvel amplo, com privacidade e com uma área para cultivar um cantinho verde com plantas? Então, conheça as vantagens de morar em um apartamento garden!

Sem comentários

Cancelar