Quer renovar a decoração da sua sala de estar? O cômodo é pequeno e você deseja otimizar espaço? Precisa organizar objetos no ambiente e não sabe como? Todas essas questões podem ser resolvidas com um investimento simples: prateleiras para sala! As peças, que são muito versáteis e funcionais, dão uma ajudinha a quem deseja trazer elegância ao lar, e também auxiliam na hora de acomodar diversos itens.
O melhor é a possibilidade de utilizar as prateleiras (ou nichos) em diferentes partes das paredes, e para os mais variados fins. Além disso, elas podem ser confeccionadas em diversos materiais, como madeira, alvenaria, ferro, laca e até tijolo. Atualmente, também as encontramos nas formas tradicionais em tábuas retas e horizontais, ou outras bem incomuns.
Agora você deve estar querendo saber: como usar prateleiras na decoração da sua sala? A seguir, a gente dá dicas para combinar estilo e organização e lhe ajuda a escolher o modelo adequado para a sua casa. Vamos lá?
Invista em composições e integrações com o cômodo
Como já falamos, existem diversos modelos de prateleiras disponíveis no mercado. Mas o ideal é que você opte por um que harmonize com o restante da sua sala. Utilize nichos quadrados para decorações mais tradicionais e clássicas, e formas diferentes para locais mais descontraídos.
O mesmo acontece com as cores: tons naturais de madeira, além de preto e branco, harmonizam com qualquer ambiente. Já opções coloridas são indicadas para cômodos com paredes de tons neutros ou locais que tenham decoração mais despojada.
Aposte em prateleiras compridas
Instalar prateleiras longas faz da sua sala mais espaçosa. Além de deixar o cômodo visualmente maior, o “truque” vai dar a você mais espaço para guardar diversos objetos. O ideal é instalar uma peça comprida por toda a extensão da maior parede do cômodo. Assim, cria-se a sensação de amplitude.
Essas grandes prateleiras podem ser colocadas tanto em alturas mais baixas (para abrigar livros, revistas ou outros objetos) quanto bem no alto (com plantas e flores, por exemplo).
Prefira nichos com pouca profundidade
O mais indicado é que as prateleiras para sala não sejam profundas demais. Os objetos ficam mais visíveis em nichos rasos, que são mais delicados e não pesam no ambiente. Peças maiores em profundidade são um verdadeiro desperdício de espaço, uma vez que os itens costumam ser colocados mais próximos às bordas.
Considere o uso de prateleira integrada ao painel de TV
Apostar em nichos no painel da televisão é uma ótima ideia para não desperdiçar espaço na sua sala. Dessa forma, você otimiza o cômodo criando novos abrigos para acessórios, como videogames e aparelhos de DVDs, e itens decorativos.
O ideal é que as tábuas sejam revestidas com a mesma cor do painel. E vale lembrar que as peças podem ser instaladas tanto acima quanto abaixo da TV.
Exponha suas coleções
Uma das maiores utilidades dos nichos na sala é expor suas coleções! Aproveite para deixar seus DVDs, livros e diversos objetos de decoração à mostra. Uma boa dica é apoiar vários quadros nas prateleiras: além de transformar o espaço em sua própria galeria, você evita furar as paredes do cômodo.
Viu só como vale a pena investir em nichos? A gente espera que nosso post incentive você a otimizar o espaço da sua sala, dar um up na sua decoração e organizar seus objetos com essas peças de mobiliário.
Se você gostou das nossas dicas sobre prateleiras para sala, continue acompanhando nosso blog para ter acesso a novidades sobre decoração e tudo relacionado a imóveis. E não se esqueça de compartilhar este texto nas suas redes sociais: mais gente pode estar precisando conhecer esses truques!