Assim como a moda, as tendências para decoração de interiores também se renovam com o passar do tempo. Durante este ano tivemos diversas delas, como o maior contato com a natureza e paletas específicas, que, quando bem utilizadas, podem transformar o ambiente. Agora, que 2018 está quase batendo na porta, outras tendências ganharam o mercado.
Se você está em busca de ideias para decoração e quer ficar por dentro das novidades para o próximo ano, este post pode ser uma porta de entrada para suas escolhas. A seguir, listamos 7 tendências de decoração para seu imóvel. Confira!
1. Abuse de cores neutras
Com o dia a dia corrido e a falta de tempo, muitas pessoas chegam em casa procurando por um pouco de paz interior. É aí que entra o segredo das cores sóbrias na decoração do imóvel. Paredes claras e tons neutros nos cômodos virão com tudo.
Atualmente, o lar vai além da sua função de aconchego: ele serve como uma válvula de escape para que as pessoas fujam da turbulência cotidiana. A ideia de trazer tons neutros para a decoração está relacionada a ambientes tranquilos para o morador. O branco, o bege e o cinza, por exemplo, são cores fundamentais para o descanso visual.
Caso prefira dar um toque especial aos cômodos, você também pode utilizar as cores neutras nas paredes e nos móveis maiores, reservando as cores vivas para os detalhes. O rosa antigo e o violeta são as apostas para 2018.
2. Aproveite ao máximo a luz natural
No mesmo ritmo das cores neutras, a iluminação natural tem conquistado uma gama de seguidores. Isso porque as pessoas estão em busca de ambientes mais tranquilos e suaves. Elas querem leveza e simplicidade em seus lares.
O minimalismo também é uma opção bastante harmônica quando se trata da luz natural. Afinal, quanto mais simples e leve for a decoração da sua casa, mais ela vai se relacionar com o “menos é mais”. Uma das principais tendências de decoração para o próximo ano é justamente investir no natural.
3. Crie jardins particulares
Você sabia que utilizar plantas dentro de casa pode ir além da sensação de conforto? E isso não vale somente para quem tem quintal, já que até os apartamentos podem acomodar belas paisagens. Qualquer pessoa pode construir um jardim particular!
Em 2018, a natureza continuará bastante presente na composição de ambientes. Seja em vasos grandes ou pequenos, terrários ou jardins verticais, as plantas podem criar uma atmosfera convidativa para o seu lar.
A suculenta, por exemplo, vem ganhando cada vez mais espaço e atenção na hora da decoração. Além de se adaptar com facilidade a ambientes bem iluminados e não precisar de tantos cuidados, ela acaba sendo uma ótima escolha para quem tem receio de começar um jardim.
Painéis de plantas feitos com pallets, vasos em cima das mesas e até trepadeiras para separar cômodos são ideias interessantes e de fácil adequação.
4. Aposte em texturas e relevos
Na onda dos tempos atuais, outra coisa que vai estar em alta no próximo ano são as texturas. Com o intuito de quebrar padrões de perfeccionismo, os objetos texturizados entram em cena a partir de almofadas bordadas, tapetes com detalhes em relevo, veludo em cadeiras e sofás, toalhas de tecidos diferenciados etc.
Vale lembrar que as novas tendências indicam que o impecável está perdendo um pouco de espaço na hora de decoração. Por isso, a inovação aparece com força total.
E, se você não é muito fã de utilizar texturas nos móveis e objetos pequenos, pode levar a tendência para as paredes, com azulejos imitando tijolos ou a própria madeira, que por si só já transforma o ambiente.
5. Resgate os objetos históricos
Outra forte tendência é o uso de objetos que contam histórias. Máquinas de escrever, aparelhos de som antigos, cartões-postais, fotografias da infância… Tudo isso pode virar decoração! Considerando que esses detalhes dão vida e agregam personalidade aos ambientes, pode ser uma pedida especial para você decorar sem gastar muito.
A ideia de resgatar essa essência antiga é trazer à tona as memórias vivenciadas. Não é gostoso entrar em um ambiente e se deparar com porta-retratos, quadros e sutilezas que remetem a inúmeras lembranças? Pois saiba que isso também conta muito na decoração.
6. Acredite no poder do sereísmo
Uma tendência que ganhou destaque muito rápido durante este ano — e que vai continuar evidente durante 2018 — é o sereísmo, que nada mais é do que objetos furta-cor, holográficos ou que remetem a texturas encontradas no fundo do mar.
O sereísmo busca inspiração nas caudas das sereias e no brilho das conchas. Cores como o azul, o rosa, o turquesa e o roxo estão presentes nesse estilo. A combinação pode ser utilizada em detalhes da decoração ou em um ambiente todo, variando entre os tons e inserindo o branco como base.
7. Use a modernidade a seu favor
Mesmo com a tendência pendendo para o lado do neutro, usar a modernidade como um auxílio na hora de decorar o ambiente pode resultar em um cômodo bem interessante e confortável. Um exemplo são os sofás feitos de pallets. Além de darem um toque diferenciado, são simples de fazer e o gasto é mínimo.
Você também pode optar por usar lâmpadas de neon ou letreiros iluminados como parte da decoração; cerâmica e porcelana para os detalhes; peças antigas ou feitas à mão para retornar às raízes; quadros e objetos com frases para definir sua personalidade. A lista de possibilidades é infinita!
O importante é ter criatividade e não esquecer de colocar seu toque pessoal a fim de adaptar os ambientes às novas tendências de decoração. Lembre-se de que é você quem cria um lar aconchegante e confortável para relaxar e vivenciar novas experiências com a família e os amigos.
Agora, que você já sabe sobre as tendências de decoração para 2018, aproveite-as para deixar seu imóvel mais confortável! Você também pode aprender como decorar apartamentos pequenos neste artigo, utilizando as dicas para não errar na hora de arrumar seu lar.