Quem não gostaria de viver no reduto das atividades culturais? Se esse é o seu desejo, morar em Moema é a escolha certa. Considerado um dos bairros mais valorizados de São Paulo, é reconhecido pelos seus imóveis de alto padrão e ainda oferece acesso fácil para atrações, como Parque Ibirapuera e Aeroporto de Congonhas.
Basicamente, vivendo nesse bairro da Zona Sul, você terá tudo ao seu redor. Uma das grandes vantagens é a tranquilidade de poder passear a pé com a família pelas ruas arborizadas.
A região é extremamente bem estruturada para que possa fornecer todas as necessidades para um dia a dia confortável. Por isso, preparamos alguns motivos que fazem de Moema o melhor bairro para viver. Continue acompanhando este post e confira!
1. Segurança
Inicialmente, vale destacar que Moema não é um local de passagem. Desse modo, as pessoas que circulam pelo local moram ou trabalham no bairro, fazendo com que qualquer movimentação estranha seja percebida pelos que estão por ali.
São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo e, por isso, o índice de criminalidade acaba sendo grande também. Contudo, é importante ressaltar que a região de Moema conta com dois batalhões da Polícia Militar, que costumam fazer rondas ostensivas frequentemente em seus arredores.
Por essa razão, o bairro apresenta o menor índice de violência da cidade. Sem contar que é um bairro totalmente familiar. Por isso, é sempre possível perceber moradores utilizando o tempo livre para passear tranquilamente pelo bairro e usufruindo dos serviços disponíveis.
2. Muitas opções de lazer
As alternativas de lazer em Moema são inúmeras, a começar pela proximidade com o Parque Ibirapuera, um dos espaços mais frequentados pelos paulistanos que buscam praticar exercícios com uma imensa vista natural, repleta de árvores, pistas de corrida, ciclovias e muitas áreas de descanso.
Outro fator que chama atenção com relação ao parque é a possibilidade de visitar o Museu de Arte Moderna, o Museu Afro Brasil e a Oca, atrações localizadas em seu interior. Ótimo lugar para realizar piqueniques com os filhos aos finais de semana, não é verdade?
Em todos os pontos do bairro, é possível encontrar diversos bares, restaurantes temáticos, pizzarias, entre outros lugares que podem ser frequentados em todos os dias da semana. A região também conta com o Shopping Ibirapuera, um dos maiores da América Latina. Para completar, você pode aproveitar ótimas casas de show, como o Bourbon Street, um bar repleto de famosos nomes do jazz.
E se você quiser um passeio mais tranquilo, além do Parque Ibirapuera, na Praça Nossa Senhora de Aparecida, há muitas opções de feira de artesanatos, comidinhas deliciosas e uma paisagem exuberante. A construção da igreja foi planejada por Raul Loureiro e Dona Antonieta no ano de 1933. Você sabia que essa é a santa que garantia proteção aos soldados que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932? Isso mesmo, aquela do feriado de 9 de julho.
Agora, você gosta de passear de bike? Temos uma curiosidade nesse bairro quando falamos sobre bicicleta. Moema foi o primeiro bairro da capital paulista que recebeu as ciclofaixas. Isso aconteceu justamente graças ao fato de as ruas do bairro serem planas. Vale destacar que a rota passa pelas avenidas Iraí, Pavão, Aratãs e Rouxinol.
Você também pode ir até o Parque das Bicicletas, aproveitar ao máximo esse refúgio para se exercitar ao ar livre, em meio à natureza. Essa é uma grande vantagem de estar nesse bairro. Além disso, é possível levar os filhos para andar de patins, skate, patinete ou apenas ir para aproveitar a paz e a tranquilidade que esse local incrível proporciona.
Uma das melhores épocas do ano no bairro de Moema é o Natal. Inclusive, durante essa época do ano, a Rua Normandia se torna uma grande atração turística, ganhando apresentações de corais e decorações natalinas por toda a sua extensão, atraindo cerca de 300 mil visitantes todo ano. É bom saber que essa rua não foi escolhida aleatoriamente, mas pela sua arquitetura em estilo europeu.
Bom, quem mora nessa região não troca Moema por nada, afinal de contas, tudo que se precisa tem, além de poder contar com as ruas bem planas, pois isso acaba facilitando o deslocamento das crianças e dos idosos, além de ser muito bom para andar de bike e para quem adora fazer uma caminhada.
3. Excelentes escolas
Para quem tem filhos, morar em Moema pode ser ainda mais vantajoso, uma vez que a região conta com ensino de alta qualidade, tanto na rede pública quanto em colégios particulares, disponibilizando estruturas completas com excelentes professores e salas preparadas com equipamentos tecnológicos impecáveis.
Além disso, os materiais didáticos oferecidos também são de primeira linha, colaborando com o crescimento educacional dos estudantes. As ótimas condições para o aprendizado deixam os pais mais tranquilos e aumentam a sua confiança na promoção de conhecimento dos seus filhos.
Como Moema abriga um público bem exigente, as escolas privadas normalmente oferecem ensino bilíngue e integral, como é o caso do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, da My Gym, Itatiaia, Play Care, Twice e Maple Bear.
Quanto ao ensino público, esse também oferece um ensino de alta qualidade e uma ótima infraestrutura aos alunos. A Escola Municipal Educação Infantil (EMEI) Dona Anita Costa, a Escola Estadual César Martínez e a EMEI Professor Ignácio Henrique Romero são algumas opções bastante renomadas dessa região.
4. Serviços variados e ótima infraestrutura
Considerado como um lugar nobre de São Paulo, o bairro disponibiliza todos os tipos de comércio aos moradores, sem que precisem se deslocar para outras áreas para realizar as suas compras.
Por exemplo, sua infraestrutura é incrível, contando com hospitais, escolas, supermercados, farmácias, salões de beleza, grandes padarias e uma ampla variedade de lojas. É interessante saber que o comércio de rua é intercalado com as residências e, por essa razão, todos os serviços são tão próximos aos moradores.
Vale destacar que o comércio de rua é bastante forte no bairro Moema, sobretudo ao lado das ruas que têm nomes de pássaros. Para fazer compras, você tem infinitas opções em duas ruas bem famosas: Rua Gaivota e Avenida Bem-te-vi. Nelas, você encontra lojas bem focadas em moda praia e em artigos de luxo, como a Pajaris.
Quanto aos serviços médicos, vale destacar que o bairro conta com inúmeros consultórios espalhados por sua extensão, além de excelentes hospitais, como o Hospital Edmundo Vasconcelos, Alvorada do Servidor Público do Estado de São Paulo e o Hospital Rubem Berta.
É importante saber que em Moema também está localizada uma unidade da AACD, que oferece tratamentos especializados para diversas crianças com deficiência física.
Bom, todos esses serviços podem ser acessados de forma muito fácil, de bicicleta ou a pé mesmo. Além do fato de ter as ruas planas, como falamos, há ainda a questão da segurança. Quem opta por morar nesse bairro, portanto, está sempre a uma caminhada bem curta de qualquer serviço que necessite no seu dia a dia.
5. Alto IDH
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma métrica comparativa de diversos aspectos sociais, como riqueza, educação, alfabetização, expectativa de vida e demais fatores.
A boa notícia é que o bairro Moema atingiu o 1º lugar na lista, recebendo um indicador de 0,961. O IDH trata-se de um índice que está diretamente ligado à qualidade de vida dos moradores.
Muitas questões contribuem para o bem-estar dos que moram em Moema, como o ar puro que vem da imensa área de mata nativa no Parque Ibirapuera, ruas planas que facilitam a caminhada até o trabalho ou lazer, trânsito tranquilo, organização das escolas e a segurança ostensiva no local.
Por todos esses fatores, o bairro conta com um dos maiores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Paulo. Esse número significa mais qualidade de vida e, devido a isso, o local tem o metro quadrado mais caro da cidade. A região cresceu ainda mais a partir dos anos 70 quando foi construído o Shopping Ibirapuera, que atraiu novos moradores para o bairro.
Lembrando, ainda, que Moema ganha destaque em longevidade também. Isso evidencia que a expectativa de vida e a qualidade de vida são bem altas, o que permite compará-la com alguns países da Europa, como Dinamarca e Alemanha. Tudo isso pode ser explicado pela segurança, fácil acesso e a praticidade do bairro quanto aos comércios.
6. Ótima gastronomia
Agora vamos falar sobre algo que agrada a maioria das pessoas que mora em São Paulo. Moema é um bairro bastante conhecido por abrigar excelentes estabelecimentos com uma grande variedade gastronômica. O que não faltam são opções de serviços, como bares, padarias e restaurantes.
Um dos maiores destaques dessa região da capital paulista é a gastronomia. São tantas opções, que fica até difícil decidir qual vai ser o menu da sua próxima refeição. Para facilitar, decidimos trazer algumas dicas aqui. Por exemplo, você não pode deixar de ir à Alameda dos Arapanes, pois lá você encontra culinária de todo o mundo:
- Applebee´s, uma cozinha do tipo americana, para aqueles que amam hot dog e Stop Dog, por exemplo;
- Burguer Lab Experience, um dos melhores hambúrgueres da cidade;
- Aoyama, o tradicional restaurante de comida japonesa.
Você é mais tradicional? Então pode ir até o Bar do Giba, para encontrar pastéis e petiscos. Ele é bem famoso por oferecer uma cerveja gelada, além de ser um ponto preferido dos grupos de amigos que gostam de se reunir depois do expediente. Ponto importante: pode ser difícil encontrar uma mesa disponível, por isso, normalmente as calçadas ficam lotadas. O Bar do Alemão também é outro ponto tradicional, com bastante chope e delícias típicas.
As dicas gastronômicas para este bairro são muitas. Veja outras que você pode gostar:
- Sí Senor: um restaurante de culinária mexicana e texana, localizado na Alameda Jauaperi;
- BNB Burguer: essa é uma hamburgueria que oferece hambúrgueres artesanais bastante saborosos. El ESTÁ na Alameda dos Nhambiquaras;
- Bar Original: esse bar oferece drinks autorais e muito chope. Ele fica na Rua Graúna;
- The Bagel Factory: esse aqui é para quem procura pães artesanais, além de deliciosos bagels. Você o encontra na Avenida Moema;
- Lanchonete da Cidade: nessa lanchonete, que fica na Avenida Macuco, você encontra sanduíches tradicionais maravilhosos;
- Freak Café: se você gosta de doces especiais e de café, precisa conhecer o Freak, na Avenida Jurema.
7. Vias de acesso
Chegar até Moema é bem simples. A maior parte das vias de acesso ao bairro são por meio das avenidas República do Líbano, Bandeirantes, Bubem Berta e Indianópolis, utilizadas tanto por quem chega ou sai do local diariamente. Já a Avenida Ibirapuera é uma das vias utilizadas por quem passa por dentro do bairro.
Uma curiosidade são os nomes das ruas: as que são localizadas mais ao leste têm nomes de tribos indígenas e as que estão a oeste, recebem nomes de pássaros. Algumas ruas que têm nomes de povos indígenas são Jurupis, Nhambiquaras e Aratãs, por exemplo. Passando a avenida Ibirapuera, as vias já passam a ter nomes de aves, como Inhambu, Bem-Te-Vi e Gaivota.
Quanto ao transporte, em 2016 foi inaugurada a estação de metrô Moema, pertencente à Linha Lilás, saindo da estação Capão Redondo e chegando até a Chácara Klabin. Como faz conexão com a Linha Verde, passa por pontos relevantes, como Vila Madalena e Avenida Paulista.
8. Os melhores imóveis para comprar
Se o seu objetivo é proporcionar bem-estar e qualidade de vida para você e sua família, morar nesse bairro é uma das melhores opções de São Paulo. Além de todos esses benefícios que citamos aqui, é importante mencionar também que essa região está em um constante desenvolvimento, devido a isso, os imóveis consequentemente se valorizam.
Até porque estamos falando sobre uma região muito promissora e que apresenta inúmeras oportunidades de crescimento. Dessa forma, a garantia de ter valorização dos bens é bastante alta. Um ponto muito importante, pois, com isso, o lucro de quem adquire o imóvel é praticamente certo em futuras revendas.
As vantagens de morar em Moema são bastantes atrativas e perceptíveis por qualquer pessoa que visitar a região. Sem dúvidas, não é difícil se encantar com todas as possibilidades que o bairro apresenta, afinal, morar em um lugar assim é sinônimo de qualidade de vida.
Você quer respirar um ar puro, ter segurança, ficar em contato com a natureza mesmo estando na capital paulista, morar com qualidade, ter opções de lazer, boa gastronomia e estar perto dos principais pontos de São Paulo? Então Moema pode ser o que está faltando para você e sua família!
Agora que você entende como é a experiência de morar em Moema, que tal conhecer os imóveis que temos em nosso site localizados nesse bairro e em outras regiões da Zona Sul de São Paulo? Basta entrar em contato conosco e começar uma nova vida na melhor localização da capital paulistana!