Confira aqui as melhores dicas de negociação de imóveis!

4 minutos para ler

O mercado imobiliário oferece diversas opções de imóveis, localizações e valores. Portanto, saem na frente aqueles que sabem negociar as propriedades, sejam compradores, sejam vendedores.

Quem compra, busca uma oportunidade melhor, reduzindo o custo do investimento e podendo economizar para outros momentos, tais como a reforma do imóvel ou os gastos com a documentação dele. Já o vendedor, precisa saber estratégias de negociação para conseguir o melhor valor possível na venda.

Por isso, o artigo de hoje traz algumas dicas de negociação de imóveis que vão melhorar as suas habilidades!

Conheça os imóveis nas localizações próximas

Uma das principais condicionantes que influenciam o valor de venda dos imóveis é a localização. Propriedades no mesmo bairro costumam ter um valor de venda por metro quadrado. Claro que esse não é o único fator de influência, mas serve como uma boa base para você entender se o imóvel que pretende comprar (ou vender) está com preço ajustado.

Para isso, visite alguns imóveis nas redondezas, analisando as características no entorno, tais como a presença de estabelecimentos comerciais, praças e parques, que contribuem para a valorização de uma propriedade. Já os pontos de ônibus, bares com música e outros locais que geram ruídos podem desvalorizar um imóvel.

Essa pesquisa dos imóveis no entorno é uma importante dica de negociação para você ter um parâmetro de comparação e poder argumentar os pontos em seu favor.

Faça uma vistoria no imóvel

Você já deve ter ouvido falar sobre as vistorias em imóveis para aluguel. Contudo, elas também devem ser feitas em imóveis que estão à venda. A vistoria tem o objetivo de analisar pontos específicos na propriedade à procura de pequenos defeitos que podem impactar a negociação.

Na vistoria, fique atento ao funcionamento de torneiras e descargas, e possíveis vazamentos. Além disso, observe a qualidade da pintura e se há algum caso de infiltração, manchas ou descascamento da tinta.

Avalie também o estado de conservação dos revestimentos e bancadas — trincas, manchas, revestimentos estufados ou muito antigos podem ser sinais de que o imóvel precisará de reparos. Além disso, confira portas, janelas e armários, analisando se estão emperrando e se a estrutura está bem conservada.

Na hora da negociação, a dica é saber quais são os defeitos e as qualidades do imóvel, pontuando esses fatores que podem representar um gasto extra com reparos e manutenções.

Tenha em mente as taxas e os custos do imóvel

Ao comprar ou vender um imóvel, lembre que existem taxas de IPTU, contas de água, gás, energia e condomínio. Confira quais são os valores dessas taxas e como elas vão impactar as suas despesas mensais.

Imóveis com áreas de lazer completas, muitos elevadores e portaria 24h costumam ter taxas de condomínio mais elevadas. Em relação aos custos com água, gás e energia, confira se a edificação tem aquecimento solar ou a gás, pois, caso os chuveiros sejam elétricos, podem ser um fator de alto consumo de energia. Veja também se a água e o gás são contabilizados individualmente para cada unidade ou se o consumo total é rateado para os condôminos.

Essas características vão influenciar diretamente o custo do imóvel, por isso, devem ser levadas em conta na hora da negociação da venda. Então, a dica é conhecer o máximo possível sobre o imóvel para se resguardar na argumentação.

Pergunte sobre o vendedor

Busque saber há quanto tempo o imóvel está à venda, o motivo pelo qual os proprietários resolveram vendê-lo e os critérios para estabelecer o valor dele. Assim, você consegue entender melhor se o preço da propriedade está acima do mercado ou do que seria esperado para ela.

Um cuidado a se tomar na negociação final é: os vendedores estabelecem um valor de venda um pouco mais alto, já considerando um possível desconto. Por outro lado, os compradores costumam propor um valor um pouco mais baixo do que podem investir, prevendo que o vendedor não aceitará a primeira oferta.

Agora que você conhece as nossas dicas de negociação, com certeza vai ficar mais fácil saber o que fazer ao comprar e vender um imóvel. Curta a nossa página no Facebook para saber mais sobre o mercado imobiliário!

Posts relacionados

Deixe um comentário