Jardins suspensos são convites para inserir na rotina momentos de concentração e bem-estar a partir do contato com a natureza. As plantas facilitam o aumento do oxigênio no ambiente, gerando conforto térmico e adicionando belezas naturais ao espaço. Não é à toa que o uso de jardins já foi considerado uma das Maravilhas no Mundo Antigo, com os misteriosos Jardins da Babilônia, que nunca foi encontrado a não ser em relatos e vestígios.
Dessa forma, segundo as informações, nos Jardins da Babilônia, constavam vegetações exuberantes, cascatas, jarros e colunas gigantes. Isso só demonstra a importância desse espaço arquitetônico para a vida humana, da antiguidade até os dias atuais. Assim, preparamos este texto para você conhecer os principais jardins suspensos do mundo. Além disso, após a leitura, saiba como fazer seu próprio jardim em casa.
Continue agora a leitura e entenda mais sobre esse mundo de experiências sensoriais!
O que são jardins suspensos?
Diante da necessidade de promover uma cultura mais sustentável para a vida urbana, os jardins suspensos são uma forma arquitetônica de trazer paisagismo, contraste e conforto para o ambiente. Grandes projetos, como edifícios de multinacionais, espaços comunitários na cidade ou residenciais verticais multifamiliares, utilizam dessa tecnologia.
Assim, se configuram como uma alternativa para preencher locais onde a faixa de espaço é escassa ou difícil de ser utilizada para outra função. Por exemplo, vigas externas de prédios ou a própria cobertura são ótimos espaços para receber plantas variadas. O resultado é uma economia na manutenção de revestimentos, por exemplo. Além disso, um prédio que tenha toda a sua fachada adornada com plantas realmente chama a atenção de quem passa, sendo um ótimo cartão de visita para o imóvel.
Quais os principais jardins suspensos pelo mundo?
Há verdadeiros cartões postais de jardins suspensos pelo mundo. Eles podem ser uma ótima oportunidade de conhecer a cidade visitada. Além disso, atualmente há muitos empreendimentos que trazem em seus projetos esses jardins. Por exemplo, em São Paulo, no bairro de Perdizes, há o Jardim Lobato, um lançamento imobiliário que aproveita os espaços de forma livre. Nele, é possível observar o horizonte urbano a partir de um chão verde, repleto de ar fresco e leveza.
Morar com qualidade de vida atravessada pela natureza e com uma vista deslumbrante é uma realidade ao adquirir um dos apartamentos que vão de 17m² a 194m². A infraestrutura completa adicionada ao paisagismo tropical pode ser sua nova forma de aproveitar os jardins suspensos. E que tal começar a se conectar com essa forma de habitar conhecendo outros cartões postais pelo mundo? Assim, confira logo abaixo a seleção.
Obras no Rio de Janeiro
Um terraço suspenso com vegetação. Esse foi um dos direcionamentos que estavam presentes em muitos dos projetos da Arquitetura Moderna Brasileira. Assim, icônicos prédios, como o Edifício do Ministério da Educação e da Saúde (Palácio Gustavo Capanema) e o prédio do Instituto de Resseguros do Brasil, são projetos clássicos advindos dessa estética. Esses dois espaços estão no Rio de Janeiro. Aliás, a cidade é repleta de varandas com jardins suspensos pelas orlas das praias urbanas.
ACROS
Localizado no Japão, no importante centro financeiro de Fukuoka, o projeto ACROS é um edifício comercial que tem 15 terraços escalonados com cerca de 35 mil plantas. A criação do arquiteto Emilo Ambasz é um verdadeiro deslumbre que une tecnologia, funcionalidade e sustentabilidade. A depender do ângulo, a sensação é a de que você está em plena floresta.
Terraço Oásis
Se você tem curiosidade de conhecer Singapura, na Malásia, uma boa opção de passeio é conferir o Terraço Oásis. O projeto da série Architects é uma versão atualizada de jardim suspenso. As áreas verdes são conectadas a terraços vizinhos e formam um dinâmico jogo de luzes com milhares de metros quadrados.
Complexo em Shanghai
Agora, se você ficou curioso em conhecer uma incrível versão do que seriam os Jardins Suspensos da Babilônia, vá para as margens do Rio Suzhou em Shangai. É lá que está localizado o complexo comercial e hoteleiro, projetado por Tomas Heatherwick. Com uma dimensão que desafia o olhar, a fachada é formada por pequenas plataformas cheias de árvores.
Gardens By The Way
Imagine encontrar nada mais que 18 grandes estruturas em formato de árvore que servem de base para abrigar centenas de espécies de plantas. Esses grandes viveiros fazem parte do Parque Gardens By The Way, localizado em Marina Bay, em Singapura.
Anel Periférico México
Jardins suspensos também são ótimas estratégias para o urbanismo. Sabendo disso é que as milhares de colunas viárias foram revestidas de verde na Cidade do México. Para se ter uma ideia, são 30 km de extensão, e o resultado é uma excelente filtragem do ar, amenizando a temperatura na região.
Terraços de Fé Ba’hai
Imagine agora um quilômetro de jardins com vista para a cidade e o mar, e você vai encontrar os Terraços de Fé Ba’hai. Esse projeto arquitetônico, construído nos anos 1980, no Santuário de Báb, em Israel, teve a supervisão do renomado arquiteto Fariborz Sahba. O seu formato também se assemelha aos famosos e misteriosos Jardins Suspensos da Babilônia.
Como fazer um jardim suspenso em casa?
Há muitas possibilidades para um jardim suspenso em casa. Você pode apostar em jarros suspensos ou estruturas afixadas na parede. Observe o tamanho da área disponível e o modo como o sol bate no local. Assim será mais certo conseguir escolher as melhores trepadeiras, a depender da quantidade de raios solares que são recebidos durante o dia.
Dos Jardins Suspensos da Babilônia aos jardins do seu apartamento, a beleza da natureza sempre foi uma escolha humana para dar mais vitalidade ao cotidiano. As vantagens vão além da questão estética. Elas possibilitam maior isolamento térmico e acústico, além de reter a água da chuva. Por isso, são tão presentes e majestosos ao redor do mundo, como vimos em Shangai, Singapura, Japão, Israel ou Rio de Janeiro.
Agora que você já sabe o quanto um jardim suspenso pode ser incrível para qualidade de vida e valorização do imóvel, continue bem informado com uma seleção de dicas que se enquadram nas suas necessidades. Para isso, basta curtir agora nossa página no Facebook.