Quem não quer ter um local bem decorado, sem ter muito trabalho? Tanto para casas quanto para empresas, as plantas permanentes são um ótimo recurso de decoração, uma vez que elas dão ao ambiente um aspecto moderno e natural. Outro benefício é que não há uma grande necessidade de manutenção, diferente das plantas naturais.
Com esse tipo de planta artificial, o ambiente pode ser decorado de diversas formas, a partir de opções que podem ser adequadas ao seu estilo e às suas preferências, bem como ao espaço disponível. É possível fazer a composição visual com parede verde vertical, vasos grandes ou pequenos, ou somente com alguns detalhes. Confira o post e saiba como utilizar plantas permanentes na sua decoração!
O que são plantas permanentes?
As plantas permanentes são feitas de material plástico, porém são bastante realistas, ou seja, a aparência delas é bem próxima de um vegetal natural. Elas são muito utilizadas na decoração de ambientes, sendo uma excelente alternativa para quem busca uma decoração verde, sem a necessidade de colocar adubo, regar, podar e realizar todos os cuidados que uma planta natural exige.
Quais os benefícios das plantas permanentes?
Os benefícios das plantas permanentes envolvem a facilidade de cuidados no dia a dia. A única necessidade é fazer a manutenção adequada. A praticidade é uma das maiores vantagens de tê-las em casa ou na empresa.
Também são bonitas e bem parecidas com as plantas naturais, trazendo cor para o local. Além disso, são muito versáteis, visto que há diferentes tipos de plantas permanentes no mercado. Elas podem ser colocadas tanto em locais grandes quanto menores, sem muito espaço, assim como é possível criar uma boa harmonia com outros elementos, como flores ou folhagens que combinam com objetos da decoração, como quadros ou mantas.
Como colocar plantas permanentes na decoração?
É possível utilizar algumas estratégias para que a escolha seja ideal no momento de colocar plantas permanentes na decoração. Existem diferentes opções para os mais diversos estilos, como paredes verdes, misturas com elementos naturais, escolha de outros componentes que combinem com as plantas, diferentes tipos de vasos. Veja algumas sugestões:
Faça uma parede verde artificial
O estilo que está mais em alta no momento é a parede verde artificial. Elas são cada vez mais utilizadas em ambientes internos. A montagem é simples e pode ser realizada com madeira ou ferro. A base geralmente é feita com musgos artificiais ou grama sobrepostos pelas plantas de sua preferência
Folhagens como heras, samambaias e jiboias são excelentes para complementar o visual da parede verde. Também podem ser colocados elementos naturais no meio das plantas artificiais, o que vai dar um ar ainda mais real à composição.
Selecione o estilo
A decoração com as plantas permanentes pode ser feita com diferentes estilos, de acordo com suas preferências para o local. O primeiro exemplo dado, de parede verde artificial, é uma excelente saída para ambientes com menos espaço, pois não ocupa uma grande área horizontal.
Entretanto, também existem plantas mais clássicas (orquídeas e palmeiras), assim como as modernas (bambus). Elas podem ser colocadas em outros locais ou espalhadas pela casa em pequenos, médios ou grandes vasos. Isso significa que o tipo de planta permanente escolhido pode ser definido de acordo com a preferência de estilo.
Outro exemplo é para quem prefere dar um ar mais rústico ao cômodo. Nesse caso, podem ser escolhidas margaridas, flores campestres e rosas. Esse é o momento para colocar em prática tanto a criatividade quanto a personalidade. Se necessário, procure inspirações! As plantas artificiais podem transformar todo o ambiente de forma positiva.
Misture com elementos naturais
Colocar elementos naturais também é uma boa alternativa, pois dá um ar mais realista à composição. Logo, podem ser utilizados elementos como cascalhos, pedras e ramos. Se você tiver um pouco de tempo, também é possível colocar flores reais no meio do arranjo, para que haja uma interação com o artificial — lembrando que as plantas permanentes não podem ficar molhadas.
Utilize sustentação de fibra de coco ou macramê
Outros elementos que estão em alta são as sustentações de fibra de coco e de macramê. Elas dão um aspecto mais trabalhado à decoração, misturando-se com o estilo handmade.
Como cuidar das plantas permanentes?
Para cuidar das plantas permanentes, é necessário manter a limpeza em dia. Assim, faça a higienização das flores, dos caules e das folhas. Isso é feito com um pincel que tenha cerdas macias, com o objetivo de não danificar a planta. Para estruturas mais retilíneas, como folhagens grandes, pode ser usado um pano de algodão. Se utilizá-lo úmido, lembre-se de depois secar bem o produto. Confira as principais dicas:
Limpe da forma correta
Preste atenção às instruções de limpeza de cada uma das plantas permanentes — em geral são orientadas pelos fornecedores no momento da compra. Afinal, cada planta pode ser confeccionada com um diferente tipo de material, o que demanda cuidados específicos.
Escolha o local certo para colocar a planta
Além disso, no momento de escolher o local para colocar sua planta, é necessário tomar cuidado com a iluminação. Veja nas instruções se ela pode pegar sol diretamente, ou se isso pode danificar a estrutura. Escolha o material adequado ao ambiente em que você deseja colocá-la.
Seque a planta à sombra
Caso você molhe a planta permanente, o processo de secagem deve ser feito à sombra, para que ela dure mais e mantenha a aparência original.
Portanto, podemos ver que é possível criar uma decoração moderna e bonita para ambientes internos e externos utilizando as plantas permanentes, que são réplicas muito realistas de plantas reais. As composições podem ser feitas com diferentes estilos, desde os mais discretos, como pequenos vasos com orquídeas, até os maiores, como paredes verdes. O único cuidado necessário é com a limpeza e a escolha do local adequado para colocá-las. Esses detalhes vão fazer com que suas plantas permanentes durem mais e mantenham-se com o aspecto original. O mais importante é deixar sua casa com a decoração de que você gosta!
Gostou do post? Curta nossa página no Facebook para receber conteúdos semelhantes!