Arquitetura sustentável deixou de ser uma tendência e se tornou uma característica praticamente definitiva no modo como se entende a habitação de qualidade atualmente. Afinal, a compra de um novo imóvel ou a manutenção do patrimônio já adquirido precisa estar de acordo com o contexto do seu tempo. É dessa forma que a longevidade do imóvel se fortalece, garantindo um lugar de segurança sobre o investimento.
Por isso, quem tem realmente visão de mercado sabe a importância de ficar atento aos recursos que a arquitetura sustentável tem desenvolvido. Pensando assim, preparamos este texto para que você, ao final da leitura, saiba os principais pontos sobre o tema. Ou seja, entenda o que é a sustentabilidade na arquitetura, como ela funciona, qual a sua importância e como aplicá-la no seu apartamento.
Continue a leitura agora para saber mais!
O que é arquitetura sustentável?
O momento de concepção de um projeto arquitetônico passa por escolhas que podem otimizar recursos naturais, minimizando o impacto ambiental. Quando isso acontece, chamamos de arquitetura sustentável. Ela também tem outros nomes, como ecoarquitetura ou arquitetura verde.
Dessa forma, há alguns princípios básicos que são geralmente seguidos, como a consideração do contexto no qual aquela edificação será erguida. Ou seja, é preciso considerar o clima, a hidrografia e os ecossistemas do entorno no qual o prédio será construído. Além disso, optar por materiais que priorizem o consumo consciente de energia é outro direcionamento importante.
A ideia de arquitetura sustentável parte de uma questão que infelizmente, apesar de ser óbvia, recebe pouca atenção de muitas construtoras. Em outras palavras, os recursos do planeta não são infinitos e é preciso ter atenção à elevada velocidade de consumo, que tem aumentado, de modo considerável, a temperatura do planeta.
Como funciona a arquitetura sustentável?
Conforme vimos, a arquitetura sustentável é um modo de continuar a vida na terra de forma que os recursos não acabem e que a qualidade de habitação possa ser mantida. Com o objetivo de criar ambientes saudáveis, sempre pensando nas formas de reduzir os danos ao meio ambiente, são feitas escolhas de bons materiais, orientações de paredes, aberturas e inovação nos métodos de construção.
Por exemplo, ela funciona ao se optar por usos de lâmpadas LED, que têm maior eficiência energética, considerando também as melhores estratégias para diminuir o uso de luz, ventiladores e ar-condicionado. Assim, podem ser utilizados jardins para gerar conforto térmico, além de revestimentos claros para aumentar a iluminação natural.
Qual a importância da arquitetura sustentável?
Você já deve imaginar o quanto pode ser interessante para sua vida a integração da arquitetura sustentável nos seus imóveis. Porém, há algo que geralmente não é muito falado, mas que merece igual importância. É a questão do quanto a sofisticação estética, aliada à redução de custos, está presente ao integrar essa técnica ao projeto arquitetônico. Além desse, separamos mais três motivos que esclarecem a importância da arquitetura sustentável.
Otimização do uso de energia
Um dos benefícios mais populares desse modo de habitar é a questão da otimização do uso de energia. Assim, procura-se construir projetos com claraboias, que pensam as melhores formas de aproveitar o máximo da iluminação natural, evitando o uso demasiado de lâmpadas. Uma das empreitadas para isso é a utilização de revestimentos claros, e até a colocação de paredes que promovam a integração luminosa entre os ambientes.
Mais eficiente
Uma arquitetura sustentável pensa na eficiência em todos os aspectos da cultura de habitação. Em outras palavras, esse modo de conceber um edifício é, na verdade, um meio genuíno de aproveitar o melhor da arquitetura. Logo, além da eficiência energética, que falamos acima, também é levada em conta a questão de como otimizar o uso da água, do lixo (a partir de composteiras domésticas), entre outros fatores.
Maior bem-estar
Estar com a consciência tranquila sobre o modo como se consome e se vive também é um fator relevante na arquitetura sustentável. Assim, o bem-estar se expande e não fica restrito apenas a uma estrutura física do apartamento, mas a uma escolha sobre ter atenção aos limites dos recursos disponíveis. Dessa forma, é fortalecida a cultura de pertencimento a uma comunidade, na qual cada ação tem a capacidade de mudar o todo.
Como aplicar arquitetura sustentável no seu apartamento?
Reutilizar materiais de construção é uma ótima forma de aliar inovação estética, economia orçamentária e sustentabilidade. Assim, achados como madeiras, cerâmicas e estruturas metálicas podem ser uma ótima forma de dar personalidade ao projeto.
Além disso, a tecnologia está aí para facilitar a economia de recursos. Dessa forma, aposte em sistemas de iluminação inteligente, com sensores de presença. Também é importante lembrar que utilizar a legislação ao seu favor é uma ótima forma de estruturar um projeto sustentável. Portanto, observe as leis e normas que protegem o meio ambiente para que a concepção da construção esteja dentro desse radar de boas práticas.
Outra questão importante que você pode aplicar no seu apartamento ao pensar em arquitetura sustentável é a escolha de móveis principais que sejam realmente duráveis. É fato que a decoração do lar muda ao longo do tempo, pois somos seres dinâmicos, e isso reflete no nosso lar.
Porém, há algumas peças que podem ser mantidas e repassadas de geração a geração. Por exemplo, móveis que tenham madeira de lei. Esse tipo de objeto resiste ao tempo e mantém sua beleza e usabilidade preservadas. Dessa forma, mesas, cômodas e cristaleiras de madeira podem ser ótimos investimentos sustentáveis.
Arquitetura sustentável é uma atitude inteligente para quem sabe a importância de garantir o bom investimento imobiliário. Por isso, otimizar o uso de energia em uma relação de bem-estar e eficiência luminária é uma forma de unir o melhor da beleza com o principal da funcionalidade. Assim, pequenas atitudes são capazes de redirecionar o conceito de habitar bem e com sustentabilidade.
Agora que você viu como a utilização de lâmpadas LED e a concepção de um projeto arquitetônico que preze pela iluminação natural são bons exemplos de arquitetura sustentável, temos outra dica interessante. Siga nossas redes sociais para continuar acessando conteúdos desse tipo.