Como usar o estilo boho chic na decoração? Saiba aqui!

6 minutos para ler

Para quem deseja ter uma decoração em casa com a mistura de vários estilos, mas ainda não sabe como fazer isso, o estilo Boho chic é uma boa aposta. Isso porque é uma forma de misturar diferentes elementos, de maneira inusitada, porém, com cada elemento planejado para formar uma composição visual positiva.

Esse construção com diferentes elementos faz com que o Boho Chic fuja dos padrões tradicionais. Para quem tem o objetivo de colocar a própria personalidade na decoração, esse estilo é excelente, pois possibilita um mix de referências, ideal para quem não se apega a só um estilo e quer ter um pouco de cada em sua casa.

Para saber como fazer essa decoração no melhor estilo Boho Chic, confira este post!

O que é Boho Chic?

Seguindo a mesma linha do maximalismo, no boho chic não existe o medo de errar. Esse estilo valoriza a unicidade, personalidade e identidade trazida por meio da mistura dos elementos. Esses podem ser mais clássicos, básicos com o mix a outros mais elegantes.

Nesse estilo, o preço das peças não importa, pois há a presença de itens de baixo valor até outros de preço elevado. O que gera valoração ao estilo é a unicidade da junção dos elementos.

A origem do estilo boho chic surgiu com o desejo dos povos ciganos Tchecos em criar arranjos de design belos em meio aos problemas socioeconômicos do século XIX, na França. À vista disso, o estilo boho foi criado com a democratização do belo para diferentes classes sociais, que misturavam elementos que conseguiam adquirir ou encontrar.

Assim, o que não tinha mais valor para alguns tinha grande para outros, que podia ser utilizado para contar as próprias histórias no design de interiores. Isso tornou possível a utilização de qualquer objeto com a função adaptada para o design.

Um bom exemplo disso é fazer uma luminária a partir de uma lanterna. Isso não seria aceito em designs mais clássicos e tradicionais, mas é totalmente cabível no Boho Chic, que busca adaptar as funcionalidades dos objetos ao máximo.

Quais são os elementos do estilo boho chic?

O estilo boho chic prioriza elementos feitos com material natural em conjunto com outros estilos, tornando o ambiente totalmente eclético. É possível, dessa forma, deixar o local com um aspecto mais vivo, sem seguir muitas regras, pois nada é proibido, desde que tenha coerência visual. É importante também que o local fique aconchegante, pois faz parte da essência do estilo.

Elementos indispensáveis nas composições do boho são: bordado, macramê, crochê, ou seja, o handmade – ou “faça você mesmo” –, uma das trends do momento e com presença garantida no estilo de decoração.

Também são bem-vindos tecidos, tapeçarias e franjas, itens com papel importante na estética, pois é possível deixar o ambiente mais aconchegante. Assim sendo, explorá-los bem, de forma que apareçam, deixa o estilo em mais evidência.

A predominância dos tons é da cor de materiais de origem natural. Assim, há a harmonia entre: tons terrosos, azul, verde, cinza, tons de vermelho, vinho e laranja, ou seja, cores que são fáceis de encontrar na natureza. A dica para uma boa composição visual é apostar em um estilo protagonista e o restante colocar em alguns detalhes menores da decoração.

Como usar o estilo boho chic na decoração?

Você pode adaptar a decoração do seu apartamento ou da sua casa com o estilo boho chic em diferentes ambientes. Como uma decoração geral, pode ser aplicado nas mobílias, como cestos artesanais redondos, poltronas do mesmo material artesanal dos cestos, com acolchoado estampado.

Exemplos são: tapete de tecido estampado com as cores do estilo e estampas com arabescos, almofadas estampadas e com cores; mantas para o sofá com as cores do estilo, como a combinação entre vinho e azul. É comum ter algumas peças com aparências mais desgastadas (com o design já projetado para isso), pois dá um ar ainda mais histórico às peças. Estampas com um aspecto gipsy.

Veja, a seguir, as melhores ideias conforme o ambiente!

Quarto

No quarto é possível investir na decoração das roupas de cama, luminárias com lanternas coloridas e travesseiros no estilo boho chic. É uma das partes mais aconchegantes da casa, logo se pode dedicar bem para o estilo, lembrando-se de não sobrecarregar com cores muito vibrantes, para não deixar o ambiente pesado.

O box da cama feito com pallets também é uma opção que combina bem com o estilo e o restante dos tons amadeirados. Adereços como filtro dos sonhos também combinam com o estilo boho chic do quarto.

Sala

Para a sala, é possível inovar mais, colocar elementos mencionados anteriormente, como tapetes, almofadas com arabescos, mantas no sofá e mobílias feitas com elementos naturais. É uma junção satisfatória para o ambiente, que o torna aconchegante e estiloso.

Varanda

Um elemento interessante para colocar na varanda é uma poltrona suspensa em macramê, que dá um ar aconchegante e confortável ao local. Também podem ser colocadas luminárias coloridas e decorações com o estilo gipsy. Lembrando que tudo isso pode ser combinado com peças de estilo mais clássico, trazendo a característica do mix de referências do boho chic.

É importante que tudo tenha conexão, para criar uma harmonia positiva nos ambientes. Desse modo, os elementos colocados a mais devem acompanhar a diretriz principal do local, potencializando as características visuais já existentes e criando destaques pontuais. Assim, todos os elementos devem ser aplicados de forma meticulosa.

Usar elementos que podem ser redecorados constantemente, de fácil substituição, também é uma boa estratégia. Assim, os mais chamativos podem ser substituídos facilmente, quando não se adequarem mais ao desejado.

Como você pôde ver, é possível criar um ambiente confortável e estiloso por meio do estilo boho chic. Ele utiliza elementos antigos, com aspectos da cultura gipsy europeia, com outros itens de demais estilos. Essa combinação gera um ar eclético e personalizado aos ambientes.

Dá para apostar em tons terrosos, vermelho, vinho, azuis, cinza e verde, cores geralmente encontradas na natureza. O estilo permite uma boa junção de elementos, o que oferece liberdade criativa a quem está decorando.

Gostou do post? Siga a Fernandez Mera nas redes sociais para acessar mais conteúdos como este!

Posts relacionados

Deixe um comentário