O que é e como ter um apartamento conceito aberto? Confira

6 minutos para ler

Apartamento conceito aberto, mais do que uma tendência, é a afirmação de um estilo de vida conectado com a vantagem de aproveitar ao máximo as possibilidades de morar bem. O aceleramento da rotina exigente e desafiadora precisa encontrar um ponto de harmonia. Assim, o lar contemporâneo também se expressa nessa inovadora forma de habitar, mais livre e fluida.

Com o avanço e a popularização dos conhecimentos arquitetônicos e tecnológicos, morar bem deixou de ser algo restrito a uma ideia de grandes coberturas, ostentação e muitas reservas financeiras. Com planejamento, boas informações e direcionamentos acertados à sua necessidade, é possível acessar boas soluções, como a ideia de apartamento conceito aberto.

Dessa forma, após a leitura deste texto, você saberá o que é um apartamento nesse estilo, como ele funciona, quais são as suas principais característica e as suas maiores vantagens. Além disso, irá conferir o que é preciso para adquirir esse empreendimento. Continue a leitura e saiba agora!

O que é um apartamento conceito aberto?

O nome já antecipa sua principal característica. O apartamento conceito aberto nada mais é do que uma planta aberta. Dito de outra forma, é um modo de organizar o projeto que não foca nas paredes, mas sim na integração entre os cômodos, principalmente das áreas comuns do imóvel. Logo, sala de estar, sala de jantar e cozinha são integradas, não tendo a forte separação clássica que até então foi presente em muitas casas.

Mas, afinal, quais os motivos de pensar uma planta mais aberta? Ela é uma solução para ampliar os espaços e estimular a convivência entre as pessoas que estejam na casa. Em sua raiz, está o modo de pensar da Arquitetura Moderna, que prezava pela economia de linhas, possibilitando a criação de verdadeiros espaços que não se dividiam.

Assim, a ideia de integralidade da casa, otimização do projeto de luz e circulação de ar são heranças da Arquitetura Moderna atualizadas para o conceito aberto. Se você ainda não viu esse nome nos lançamentos imobiliários, os próximos anos prometem estabelecer e desenvolver ainda mais essa ideia como solução inclusive para pequenos e médios espaços. A razão é a otimização máxima do local.

Como funciona um apartamento conceito aberto?

Imagine chegar em uma casa onde as divisões entre os cômodos não são claras. O que efetivamente organiza os espaços são as cores e os móveis. Porém, ao contrário do que se pode imaginar antecipadamente, a ideia de caos não existe. Na verdade, há muito mais fluidez, viabilizada pela facilidade de transitar entre os ambientes e de, inclusive, se comunicar com as pessoas, mesmo de locais extremos.

Dessa maneira, o apartamento conceito aberto funciona na simplicidade de experimentar na casa um espaço mais amplo e integrado. Ou seja, uma sala de estar pode aproveitar da vantagem de não ter uma parede que divide com a sala de jantar ou com a cozinha.

Dessa forma, a preparação das refeições, por exemplo, pode ficar mais interativa e dinâmica, já que os espaços não têm mais uma divisória. Assim, cozinhar enquanto se conversa com boas risadas pode ser uma oportunidade de aproximar laços.

Quais são as características de um apartamento conceito aberto?

Um dos modos de organização desse tipo de imóvel é o fato dos móveis não estarem encostados na parede. A mobília facilita a delimitação de espaços com uma divisão dos ambientes. Além disso, uma característica muito bem aproveitada é a distribuição de iluminação e a possibilidade de utilizar peças e móveis que sejam versáteis. Sendo assim, é possível mudar o clima do espaço apenas com pequenos deslocamentos.

Quais as vantagens de ter esse tipo de imóvel?

Até aqui você já pôde conferir algumas características e alguns usos do apartamento conceito aberto. Agora, é o momento de falar um pouco mais detalhadamente sobre as vantagens. Para isso, um ótimo exemplo é o empreendimento Nato Itaim.

Esse lançamento imobiliário é pensado a partir dos pilares do moderno, autoral e original, de 1 a 3 dormitórios. Ele fica localizado no Itaim Bibi, um dos bairros mais procurados de São Paulo. Sua planta é um apartamento conceito aberto. Aliás, veja abaixo alguns dos pontos fortes desse tipo de imóvel.

Amplitude

Não é coincidência que uma das atitudes mais comuns em projetos arquitetônicos de reforma é pensar modos de ampliar o espaço. Por mais que inicialmente isso aparente ser uma contradição (afinal, como aumentar um apartamento sem ampliar sua área?), há técnicas oportunas para fazer isso acontecer. Entre essas técnicas está a sensação de amplitude que é facilitada pela ausência de divisórias.

Aproveitamento de espaço

O apartamento conceito aberto viabiliza um ótimo aproveitamento de espaço que pode ser ampliado com o uso de espelhos, de diferentes tipos de iluminação (direta, indireta e difusa) e de móveis planejados com rodinhas ou com prateleiras de tamanhos e alturas diferentes. Além disso, o bom uso de cores, seguindo as combinações do círculo cromático, potencializam ainda mais a característica espacial do imóvel.

Estilo

Um charme à parte é o estilo desse tipo de imóvel. Ele é mais leve, descontraído e solto. Dizem que uma casa fala muito sobre a personalidade do dono. Então, um ótimo começo para estabelecer o bem-estar de um bom habitar é investir nesse tipo de planta.

O que é preciso para ter esse tipo de empreendimento?

Uma boa pesquisa ao lado de corretores de empresas sérias e comprometidas com uma ótima seleção de imóveis é o primeiro passo. Além disso, essa tendência está em alta, sendo relativamente comum aparecer em grandes projetos de lançamentos imobiliários. Dessa forma, tudo o que você precisa é estabelecer suas prioridades orçamentárias e conversar com um corretor de confiança para iniciar a pesquisa.

Como você conferiu na leitura deste texto, o apartamento conceito aberto pode ser uma ótima alternativa para otimizar espaços e inovar no modo de organização do imóvel. O mais incrível é que essa concepção, que tem raízes na Arquitetura Moderna, tem se atualizado e se popularizado agora, confirmando a vanguarda do movimento surgido no século passado.

E então, este conteúdo realmente foi interessante para você? Caso a resposta seja afirmativa, continue bem informado e aproveite para assinar agora nossa newsletter.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário