Uma dificuldade de muitos donos de casa é: como realizar a limpeza de vidro. Quem nunca passou pela situação de limpar um lado do vidro e, quando o produto usado na limpeza secou, ver que ficou tudo manchado?
Para que isso não seja um problema, a higienização deve ser feita com os produtos e métodos corretos. Um fator também comum é encontrar resíduos e fiapos do tecido no vidro depois de limpo. Nesse caso, o que era para remover a sujidade causa mais contaminação ainda.
Mas, como para todas as questões de casa há uma solução, a limpeza de vidro não é diferente. Para não passar mais por essas situações, como também a de perceber as manchas após seco, há alguns truques muito utilizados no dia a dia de quem já é especialista nesse tipo de limpeza. Para saber todos esses detalhes e dicas, confira o post na íntegra!
Por que é importante manter os vidros sempre limpos?
Manter os vidros sempre limpos dá ao lar uma sensação de comodidade maior, por estar em um ambiente livre de poeira e sujeira, que podem, frequentemente, desencadear alergias respiratórias. Isso influencia não só na estética do local, mas no bem-estar dos moradores e convidados.
Além disso, ainda dá uma melhor visibilidade da área externa, aumentando a iluminação do ambiente.
Como fazer a limpeza de vidros?
Para realizar a limpeza de vidros da maneira ideal, é necessário seguir algumas dicas, como escolher os melhores produtos e dias para realizar a atividade. Veja como fazer isso, com as dicas a seguir!
Selecione os itens certos
Por mais que muita gente pense que o ideal é limpar o vidro com fraldas, elas deixam fiapos na superfície, que fazem com que o vidro fique com um aspecto sujo. Assim, o ideal é selecionar as ferramentas certas para evitar o retrabalho. Veja e já separe as suas:
- pano de microfibra;
- esponja – lembre-se de nunca usar o lado verde, mas o macio;
- pano de algodão, como uma camiseta antiga, que não solte fiapos;
- rodo com dupla-face;
- detergente neutro.
As ferramentas de limpeza devem ser utilizadas na mesma direção, em movimentações suaves sobre o vidro.
Escolha um dia nublado
Não é superstição a história de que não é ideal limpar o vidro no sol. O motivo disso é: quando o sol atinge o vidro, o produto que está nele evapora mais rápido. Isso deixa manchas fortes no material, fazendo-o parecer sujo. Então, escolha dias nublados para fazer isso, ou espere o sol se pôr. Isso evita as marcas e o retrabalho.
Inicie limpando as janelas e as aberturas
Parece óbvio, mas, às vezes, esquecemos esse detalhe. Comece limpando as janelas e as aberturas, pois, se você fizer isso após estar com os vidros limpinhos, de nada adiantou higienizá-los, tendo em vista que a sujeira do segundo e terceiro local cairá sobre o vidro, deixando-o sujo novamente.
Aplique detergente neutro
O detergente neutro é um produto excelente para limpar os vidros, em especial, os que ficam mais engordurados, como os próximos a churrasqueiras e fogões. Não exagere na quantidade, dilua algumas gotas dele em um recipiente com água, depois escolha uma flanela macia, que não solte fiapos, molhe-a no produto e limpe. Repita o processo até conseguir tirar todas as manchas e sujeiras. No fim, é só enxaguar e secar com cuidado.
Termine a limpeza de vidro com o papel toalha e limpa-vidros
Depois de todo esse processo, para melhorar ainda mais a limpeza, você poderá utilizar o papel toalha para secar, sem deixar manchas. Depois, aplique o limpa-vidros no papel toalha, e, com ele, passe em toda a extensão do vidro. Não faça a aplicação diretamente no local, pois pode deixar manchas.
Não esqueça que, antes dessa etapa com o papel toalha, o vidro deve estar totalmente limpo e impecável. É só uma forma de finalizar e deixar o local brilhoso!
Não utilize produtos abrasivos
Produtos abrasivos causam ainda mais manchas no vidro, logo, fuja deles! Eles são geralmente indicados para limpeza de azulejos, rejuntes, inox e cerâmica. Ou seja, deixe de lado produtos com alvejante, cloro, saponáceo e água sanitária, além de esponjas e panos ásperos. Tudo isso reage muito mal quando em contato com o vidro.
Utilize limpadores caseiros
Caso você não tenha produtos específicos para limpeza em casa, algumas soluções caseiras são eficientes, como água com álcool e vinagre branco. Passe essa solução após terminar todo o processo inicial de higienização, que o resultado também será satisfatório.
Como manter os vidros limpos por mais tempo?
Para manter os vidros limpos por mais tempo, é necessária uma higienização mais constante. Não precisa fazer todo o processo toda vez que for limpar. Durante a semana, crie o hábito de passar um pano seco de algodão para tirar a sujeira. Assim, quando você for limpar, ele já estará mais livre de poeira, facilitando todo o processo. Isso também ajuda a manter a aparência de limpeza do local com constância.
Por conseguinte, o processo de limpeza de vidro é uma preocupação de muitos donos de casa. É comum ouvir relatos de pessoas que tentaram limpar, sem deixá-los com manchas. Parece ser um processo trabalhoso demais, porém não é. Deu para notar que, utilizando os produtos adequados, se torna uma tarefa simples.
Para isso, siga o passo a passo, primeiro, limpando o local, começando pelos arredores como janela e parede, depois, tirando toda a poeira e sujidade do vidro, seguindo com um pano de algodão, sem fiapos, com algumas gotinhas de detergente neutro. Pode contar com a ajuda de uma esponja para esse processo e para o enxágue, usando o lado macio.
Então, é só secar bem com o papel toalha e finalizar com o produto específico para vidros. Para evitar que o seu vidro fique muito sujo, procure criar o hábito de passar um pano seco de algodão uma vez por semana, pois assim é possível já começar a eliminar o pó e facilitar no momento de realizar o processo de limpeza completo.
Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter para receber mais dicas sobre imóveis em geral!