Sabe aquele momento em que o chuveiro resolve queimar, o parafuso da cama fica a ponto de sair ou aquela torneira que começa a vazar? Você já teve que usar uma faca para apertar um parafuso ou recorrer aos familiares e vizinhos para pedir ferramentas? Para evitar esse tipo de desconforto e preocupação, é indicado um kit de ferramentas para ter em casa.
A ausência dessas ferramentas para esse tipo de trabalho manual pode acabar estragando objetos ou demandando um esforço muito maior para resolver o problema. Então, tenha os utensílios adequados sempre à mão, para se prevenir de possíveis surpresas desagradáveis.
Não se preocupe se você não sabe quais são essas ferramentas essenciais para o seu kit, pois preparamos este texto justamente para falarmos sobre elas. Continue acompanhando o texto e esteja preparado para solucionar qualquer problema na sua casa!
1. Chaves
As chaves são ferramentas imprescindíveis e que jamais podem faltar no seu kit. Há vários modelos de chaves, e cada um tem uma função diferente, útil para funcionalidades específicas. Veja as principais a seguir!
1.1. Chave de fenda
Essa é uma chave bastante utilizada para afrouxar ou apertar parafusos. Por isso, ela passa a ser muito útil na hora de montar e desmontar móveis. Estamos falando aqui de uma ferramenta extremamente versátil e que pode ser usada em várias situações. É por essa razão que o mais recomendado é que você invista no jogo completo, com formatos e tamanhos diferentes para conseguir usar o item de forma bem ampla.
1.2. Chave de teste
Essa chave tem uma aparência bem próxima da chave de fenda, mas elas têm funções diferentes. A chave de teste é útil para verificar se existe corrente elétrica passando pelas tomadas e pelos fios da casa. Então, se a corrente estiver ativa, a chave de teste vai acender uma luz no interior do cabo, avisando que não há segurança para mexer naquele ambiente.
1.3. Chave inglesa
Essa chave também é conhecida como chave ajustável, pois é possível ajustá-la para vários tamanhos. Como é uma ferramenta bastante versátil, é muito indicada para aplicar torque, girando porcas e parafusos. Ela pode ser usada em diversos serviços de casa e para fazer reparos em encanamentos e peças de automóveis.
1.4. Chave combinada
Por fim, outra chave muito importante é a combinada. Ela tem duas extremidades distintas: uma é em forma de U aberta e a outra é um círculo fechado. Na extremidade do círculo, o parafuso se encaixa para segurar algo apertado. Já a extremidade que fica aberta desliza sobre ele para soltá-lo ou apertá-lo.
Trata-se de uma ferramenta muito necessária para solucionar problemas ou realizar instalações automotivas e hidráulicas. Por isso, é importante sempre levá-la no porta-malas do veículo.
2. Martelo
O martelo não pode faltar no kit de ferramentas para ter em casa, de forma alguma. Ele vai muito além de um item que se utiliza para colocar pregos nas paredes. O martelo também é muito benéfico para remover pinos e demais peças que não são possíveis de serem retiradas à mão livre. Além do mais, é uma ferramenta que serve muito bem para reparar móveis soltos.
Você pode usar o martelo para pendurar quadros, montar móveis, enfim, para vários usos domésticos. Eles têm dois modelos que são mais conhecidos: os de bola e os de unha. O primeiro tipo é mais recomendado para aplicar materiais metálicos e rebites, enquanto o segundo é bastante útil para retirar pregos.
3. Alicate
O alicate, assim como o martelo, também é fundamental para o seu kit de ferramentas. Ele é um item extremamente multifuncional que pode ser usado em várias tarefas, por exemplo, para puxar, apertar, cortar, dobrar, torcer, desencapar fios e muito mais. Vale destacar que há alguns tipos de alicates específicos para determinadas atividades e existe o modelo universal, é feito para cumprir todas as funções.
4. Estilete
Os estiletes podem ser utilizados para cortar praticamente tudo. Alguns exemplos de cortes: garrafas de cola, papel, tecidos, plásticos, caixas ou marcar vidro no local onde você deseja quebrá-lo. Lembrando que as lâminas dessa ferramenta são afiadas e, por isso, exigem cuidado para evitar acidentes. O ideal é que o estilete seja guardado com a lâmina sempre fechada.
5. Furadeira e parafusadeira
Essas ferramentas são muito necessárias para instalar móveis, estantes e demais itens da casa. Hoje em dia, elas já podem ser adquiridas em um mesmo produto. Além disso, há a opção que funciona ligada à tomada e a que funciona a bateria, podendo ser levada para o trabalho ou para qualquer lugar.
É importante destacar também que essas ferramentas também variam de calibre de acordo com o que você vai executar. Devido a isso, é importante avaliar com atenção na hora da compra.
6. Trena
A trena é um item muito fundamental. Antes de comprar um móvel novo para casa ou de planejar alguma reforma, é preciso ter em mente quais são as dimensões dos cômodos. Para isso, é indispensável ter uma trena em casa.
Se o seu objetivo é ter projetos mais complexos, por exemplo, vale a pena comprar uma trena a laser. Isso porque estamos falando de uma versão excelente para quem deseja ter mais agilidade e economia de tempo na construção. Ela é muito fácil de usar e realiza algumas funções de forma automática, como soma e medição.
7. Veda rosca e fita isolante
Caso você não tenha essas duas fitas essenciais para manutenção, a tarefa de instalar um chuveiro, por exemplo, pode tornar-se impossível. A veda rosca é necessária para evitar pequenos vazamentos. Já a fita isolante é usada para proteger circuitos elétricos, evitando, assim, acidentes em casa.
Como você pôde ver, essas ferramentas para ter em casa são indispensáveis, pois você conseguirá realizar pequenos reparos na sua residência e, obviamente, economizar com certos consertos.
Tenha certeza de que, ao adquirir esse kit de ferramentas, você estará preparado para os possíveis imprevistos que possam ocorrer no dia a dia e para realizar as pequenas manutenções sozinho. Mas se lembre de que, antes de mexer em itens hidráulicos ou redes elétricas, o recomendado é procurar um profissional para ter segurança.
E aí, gostou de saber mais sobre as ferramentas para ter em casa? Se ficou com alguma dúvida ou gostaria de acrescentar informações, é só deixar o seu comentário aqui e compartilhar conosco!