Hora de escolher os móveis para o jardim? Confira essas dicas!

6 minutos para ler

Um jardim bonito e bem cuidado traz muita beleza e aconchego para a casa. Por causa da tranquilidade desse ambiente, acaba sendo um espaço ideal para descansar e relaxar depois de um dia corrido. Também se deve ter em mente que um jardim belo valoriza muito a área externa de uma casa.

Além da grama, plantas altas, flores e outros tipos de verde, a decoração do jardim também pode conter móveis. Para isso, deve-se dar atenção especial na hora da escolha do mobiliário para que se componha o ambiente de forma relaxante e descontraída.

Para se informar mais sobre este assunto, acompanhe a leitura e saiba tudo sobre móveis para o jardim! Preparamos dicas incríveis para você!

Materiais

É sempre importante ter atenção na hora de escolher quais serão os materiais dos móveis da área externa. Trata-se de um ambiente em que haverá muita incidência do sol, e que também sofrerá outras ações climáticas, como as chuvas, os ventos e, eventualmente, granizo.

Dessa forma, preze por materiais de qualidade para evitar a deterioração rápida dos móveis. O plástico, o alumínio, a pedra, a fibra e a madeira são mais duráveis. Portanto, tente usá-los em sua decoração. Além de apresentarem um tempo de vida maior, eles visualmente eles proporcionam uma bela composição à área externa.

Tendências

Algumas tendências fazem a diferença na hora de criar o ambiente externo da casa. Assim, o espaço fica em dia com o que está se usando no momento e a área do jardim fica ainda mais bela! Conheça algumas delas:

Pedra

As pedras ficam muito elegantes no topo de mesas e também como piso. Elas são muito resistentes e podem durar uma vida toda com os cuidados certos. Além disso, é fácil criar uma decoração envolvendo as tonalidades presentes nela. Por isso, cada vez mais elas são usadas.

Fibra

Atualmente, usam-se muito materiais em fibra, pois são duráveis, práticos e muito bonitos. A fibra pode ter diversas cores, como tons de madeira escura e clara, e ainda pode ser pintada de outra cor que seja a opção do cliente. Elas podem tomar formato de palha e trazer para o ambiente uma informalidade muito charmosa. Dessa forma, a área fica aconchegante e descontraída ao mesmo tempo.

Plantas aéreas

As orquídeas vandas são perfeitas para quem busca beleza natural, mas tem pouco espaço. Elas não necessitam de terra, pois suas raízes ficam para fora. Logo, são práticas e fáceis de cuidar. Pode-se colocá-las pregadas no teto dentro de um caixote de palha ou madeira. Assim, além de trazer o verde para o ambiente, ainda pode-se compô-la com os tons da decoração do mobiliário que está em uso.

Tecidos

Uma boa dica é a escolha de tecidos impermeáveis para as cadeiras, as espreguiçadeiras e as almofadas. Além dos móveis ficarem protegidos contra o contato da água, ainda é possível trazer muita estampa e cores vibrantes para o ambiente.

Esse tipo de tecido também ajuda muito na hora da limpeza e é muito resistente. Com certeza, os impermeáveis são ideais para o uso na área externa!

Madeira

Os móveis para o jardim feitos de madeira sempre serão peças chave em qualquer decoração, uma vez que combinam com tudo, acrescentam aconchego e trazem muita personalidade ao ambiente. Além disso, eles podem ser feitos sob encomenda, respeitando o tamanho exato para atender à sua demanda. Desse modo, aposte em mesas, bancos, poltronas ou sofás de madeira.

Outro fator muito positivo para o uso da madeira é em relação às suas várias opções de tonalidades. Podem-se utilizar madeiras escuras, claras, em tons terrosos etc. Ou seja, são muitas as alternativas na hora de compor o ambiente com o uso da madeira.

Para tomar a melhor decisão, basta saber o que a disposição do ambiente exige. Assim, respeite a funcionalidade da área para saber o tamanho adequado do móvel, e aproveite as diferentes tonalidades da madeira para criar um jardim belo e exclusivo nas combinações.

Cores

Aposte em muitas cores, pois elas trazem vida para a decoração! Busque combiná-las entre si pelos sofás e as espreguiçadeiras. Cores neutras com detalhes em cores intensas podem ser uma boa pedida. Por exemplo, um sofá branco com almofadas rosa, ou com estampas com muitas cores.

Lembre-se de que é importante criar harmonia na composição das cores, caso contrário o ambiente pode ficar caótico, em vez de ser um lugar onde se encontra paz e tranquilidade. Desse modo, use as cores com cuidado, mas sem ter medo de cometer erros.

Elementos decorativos

Junte a praticidade e a decoração para utilizar móveis que tenham dupla função, como os bancos-baú. Além de serem muito charmosos, eles servem tanto para decorar quanto para ajudar no armazenamento dos objetos da casa.

Os bancos-baú, por exemplo, são perfeitos para compor o ambiente como para guardar as ferramentas para manter os cuidados do jardim. Outros móveis que podem ser usados com essa função são as mesas de centro e as espreguiçadeiras.

Há muitos outros recursos de decoração, como as almofadas, os cestos de lixo em fibra de palha, as mesas pequenas com topo de vidro, entre outros.

Paredes

Use as paredes para trazer ainda mais aconchego. Uma opção é transformá-las em um jardim vertical com revestimento de madeira ou de fibra. Esse material ainda pode seguir as cores da decoração, sendo coloridos ou em tons naturais. A decisão é sua!

Além de ser tendência no momento, o jardim vertical é muito bonito, preenche a parede perfeitamente e pode ser o cantinho ideal para fazer uma horta para a casa.

Viu como é possível criar um jardim perfeito com as escolhas certas de mobiliário? Use a criatividade e conte com a ajuda de um profissional do ramo para auxiliá-lo a fazer as melhores escolhas. Dessa forma, além do processo de criação do ambiente ser mais eficaz, com certeza, o resultado será maravilhoso!

Gostou das dicas que preparamos para você sobre móveis para o jardim? Então, que tal saber mais também sobre como escolher os melhores móveis para a varanda? Assim, a sua varanda fica ainda mais bonita e confortável!

Posts relacionados

Deixe um comentário