A compra de quadros e esculturas é uma realidade acessível ao toque de um clique. A internet proporciona a organização de espaços virtuais de arte onde você pode pesquisar preços, cores, texturas, temáticas e dimensões.
Além disso, há a oportunidade de conhecer artistas e trabalhos que mais se identificam com seus gostos. Essa maneira de aquisição é um recurso que facilita a escolha de uma decoração memorável no ambiente.
Logo após a compra de uma arte, é fundamental conhecer os cuidados necessários com a obra, para conservar cores e texturas. Alie a singularidade do seu lar com a personalidade de belezas artísticas. Continue a leitura e descubra os melhores caminhos para aquisição e manutenção dessas obras!
A compra de quadros e esculturas é acessível?
Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti ou Portinari pendurados nas paredes do apartamento são sonhos que exigem valores financeiros altos. Mas você também pode desfrutar de decorações originais e incríveis no seu apartamento.
A compra de obras que fazem a diferença na decoração é viável, mas precisa de atenção sobre suas características materiais e particularidades do ambiente. Há diversos sites de compra on-line de arte.
De modo geral, em relação à materialidade, obras de arte são divididas em quadros e esculturas. Há casos onde as fronteiras de dimensões são misturadas, sendo possível encontrar, por exemplo, um quadro-escultura. É válido lembrar que as possibilidades são infinitas quando o assunto é arte.
Quadros
Esse é um dos formatos mais encontrados. O ponto forte do quadro é a qualidade geralmente unidimensional que pode ser aliado ao uso de molduras. Detalhes que trazem um peso ornamental ao ambiente são a espessura de uma tela e o paspatur.
No primeiro caso, telas com espessura grande destacam a característica de formato (quadrangular, ovalado, etc). A depender da iluminação, as sombras das arestas de um quadro facilitam o realce do tema pintado. Com boa espessura, um quadro monocromático branco, por exemplo, pode ganhar um destaque interessante no ambiente.
Paspatur
O paspatur é um espaço, geralmente feito com um material de maior espessura que a tela, entre a obra e a moldura. A sua função é destacar e conservar a arte. Frequentemente, ele é usado para obras impressas, como gravuras, serigrafias e fotografias.
O efeito decorativo, quando usado de modo articulado com o ambiente pode impactar profundamente o observador. Uma obra de dimensões mínimas, mas que tenha um significado muito forte, como o verso de um poema, por exemplo. Quando colocado um paspatur muito largo, quintuplicando as dimensões da tela, o espaço decorativo gerado oportuniza reflexos e luzes do ambiente.
Esculturas
O Davi e a Pietá de Michelangelo, ou O Pensador, de Auguste Rodin. Esculturas são associadas aos materiais pesados e difíceis de transportar desses grandes clássicos da arte mundial. Porém, o universo estético do formato é amplo e pode encaixar na ornamentação do seu lar.
Esculturas podem ter o mesmo peso imagético de um móvel, portanto é preciso relacionar a escolha com os possíveis locais de seu pouso no ambiente. Há também a opção de formatos em miniatura que podem servir como pontos de cor, dinamizando e complementando a esfera do local.
Arte Digital
O uso de softwares para produzir a arte é uma oportunidade de experimentar texturas e efeitos singulares. A arte digital contempla ilustrações, pixel art, pinturas, vídeos, edição de fotos. O seu uso em um ambiente está associado à proposta estética direcionada. Um toque futurista ou art pop são vertentes que funcionam bem na arte digital.
Avalie o espaço onde colocar a obra
Sem dúvidas, o local onde a obra está posicionada no ambiente é fundamental para uma ótima decoração. Elabore um pequeno questionário e responda às perguntas no momento de pesquisa.
O quadro precisa de iluminação artificial para evidenciar tons ou formas? Quero destacar qual aspecto do ambiente ao comprar o quadro? Como as cores combinam com móveis, tapetes e outros objetos do espaço? Com essas respostas, fica mais fácil personalizar o apartamento.
Observe os materiais da obra
Pinturas que utilizam tinta à óleo figuram como uma das mais duradouras. Isso é percebido na durabilidade de quadros clássicos como a Mona Lisa ou A Última Ceia, ambos de Leonardo Da Vinci.
Contudo, outros formatos também são resistentes. Todos os tipos precisam de conservação. Aquarelas em papéis de algodão de alta gramatura ou colagens envernizadas também garantem resistência.
Os materiais de uma obra podem ser visualizados no certificado de autenticidade que deve acompanhar a compra. Nele, além dos materiais, é preciso constar assinatura, dimensões, título, ano de produção. O documento garante a originalidade do produto, permitindo futuras vendas ou permutas, caso a obra já não faça sentido para você.
Cuidados necessários com a obra
Umidade e luz são causas recorrentes do desgaste de obras. Evite deixar as obras em locais muito úmidos, passíveis de mofo. Verifique com regularidade o fundo das telas, principalmente se a moldura apresentar camadas onde haja espaços de difícil acesso.
Para evitar o mofo, uma indicação é utilizar desumidificadores adquiridos no supermercado. A luz pode amarelar obras, desbotando cores. A regra é evitar o sol direto no quadro. Posicione as artes em locais seguros da incidência de fontes de luz natural direta.
É por esse motivo que muitas obras são protegidas com vidros especiais e, em museus como o Louvre, algumas não permitem o uso de fotos com flash.
Entenda as suas preferências de estilos artísticos
A compra de quadros e esculturas precisa estar adequada às suas preferências artísticas. O que você quer destacar nos ambientes? É possível dividir os ambientes por estilos, ou decorar o apartamento inteiro seguindo uma única linha.
Em qualquer das opções, a organização garante a coerência e harmonia na ornamentação. Agora você já está mais próximo de entrar na sala ou quarto, olhar para uma parede vazia e chegar a conclusão de qual é a melhor obra para o ambiente.
A compra de quadros e esculturas fica mais consciente ao conhecer o histórico dos artistas e saber da importância da umidade e da luz de um ambiente para a conservação da obra. Ainda, escolher o local para posicionar a obra no ambiente é a chave para uma boa consciência decorativa.
Gostou do artigo? Esperamos que sim! Siga nossas redes sociais e fique em dia com nossos conteúdos. Estamos no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Youtube.