Qual é a diferença entre móveis modulados e planejados?

6 minutos para ler

Quando chega o momento de comprar móveis, sempre surgem várias dúvidas de como fazer e escolher da maneira adequada com as necessidades.

Há diversas opções que exigem a compra de móveis novos, como precisar alocar os pertences em um só local para otimizar o espaço, deixar o ambiente mais bonito. Ou mesmo remanejar determinados cômodos da casa, como a organização de closet, do quarto, ou sala. Trocar móveis que já estão antigos ou danificados também é uma situação ainda mais urgente.

Entre essas diversas opções que justificam a demanda, é preciso buscar os tipos de móveis ideais que possam atender às expectativas. Independentemente se o motivo é organização, troca, reposição, ou qualquer outro, existe a necessidade de conhecimento antes da tomada de decisão.

Até porque, a ideia é que esses móveis durem muito, e que otimizem ao máximo o espaço disponível, deixando- mais mais bonito e o organizado.

Mas, para fazer a escolha certa, é importante saber os tipos disponíveis, correto? Existem móveis planejados e modulados. Complicou ainda mais?

Fique tranquilo e acompanhe o artigo, que falaremos mais sobre cada um deles. Isso ajudará você a escolher qual atenderá melhor suas demandas, pois saberá as vantagens e desvantagens de cada um, bem como as características específicas. Confira!

Quais os tipos de móveis disponíveis?

Os tipos de móveis disponíveis no mercado para aquisição são os planejados e modulados no espaço, considerando todas as características da estrutura para que ele caiba no local proposto.

Já os modulados, são pré-fabricados, isso significa que já estão prontos no momento da compra, e estão disponíveis em uma padrão de tamanho, cor e material de fábrica. Também existe a possibilidade de mandar fazer os móveis modulados e escolher os detalhes específicos necessários.

Quais os benefícios de cada um?

Os benefícios dos móveis modulados são diversos. Como já possuem tamanho padrão e já estão prontos, é muito mais fácil de comprar e colocá-los no apartamento.

Isso porque não tem a necessidade de desenvolver o produto a partir da medida de determinado local, para depois aplicar (processa que leva bastante tempo). E mesmo quando mandamos fazer, é mais rápido e econômico.

Por exemplo, para a organização de closet, só é preciso medir o local e depois procurar os móveis modulados que mais se adequem ao objetivo, que é organizar as peças dentro do ambiente.

Existem no mercado diferentes tipos de materiais e cores para os móveis modulados. Depois de medir a área onde será feita a organização de closet, você pode ir até a loja e decidir por móveis que tenham a configuração que procura. Desde a disposição das gavetas, dobradiças, puxadores e todos os acessórios e comprá-los de imediato.

Qual é mais barato?

Com certeza os móveis modulados são mais econômicos do que os planejados. Isso porque já estão prontos em estoque para compra, não necessitando de escolha de materiais, planejamento detalhado e medições minuciosas para a compra, por esse motivo, torna o processo inteiro mais barato.

Quando são feitos por encomenda, também são mais baratos, pela ausência de necessidade de embuti-los em um local específico.

Se for fazer a organização do closet com os móveis modulados, meça o espaço disponível, veja de quantos compartimentos precisa no móvel, dividido em gaveteiros, sapateiros, araras, entre outros, junte essas informações e procure o que mais te atende! Com certeza encontrará um perfeito. 

Qual é o mais rápido de ficar pronto?

Com certeza, em termos de praticidade, os móveis modulados ganham. Por todos os motivos descritos acima.

Pensando ainda na organização de closet, se houvesse a necessidade de realizar um móvel planejado para isso, seria preciso separar diversos dias, entre análise do técnico, escolha dos materiais e cores, desenvolvimento e aplicação, podendo levar meses.

Já o móvel modulado, assim que encontrar o que precisa, pode comprar e já receber o produto. Se preocupando por mais tempo somente com o planejamento de qual comprar e como montar os encaixes.

Qual escolher se moro em um local alugado?

Se você mora em um apartamento ou casa alugado, com certeza deve optar pelos móveis modulados, pois é mais barato e prático.

E você não deseja passar pelo problema de comprar um móvel planejado e depois ter o contrato de aluguel rescindido, por qualquer eventualidade, correto? Então, se esse é o seu caso, considere bastante optar por esse tipo de móvel.

Em quais locais posso colocar?

Você pode colocar os móveis modulados em qualquer ambiente da casa. Só é necessário observar o que precisa, fazer as medições da forma correta, e decidir pelo melhor material.

Por exemplo, para móveis no banheiro, é preciso considerar fatores como a umidade do local. Na cozinha, é importante saber com quais substâncias e temperaturas o móvel entrará em contato. Para organização de closet, quartos e sala, é preciso fazer uma prévia análise do que há de objetos, para otimizar cada vez mais o espaço.

Além disso, também é importante analisar como ficará a circulação depois de colocar os móveis. Outro benefício desse tipo de móvel, é que pode ser comprado mais de um e encaixado no outro, por isso, é imprescindível verificar as medidas do local e do produto, para não atrapalhar a passagem, e para não haver diferença de tamanho ou cor na hora da compra.

Também é preciso prestar atenção no posicionamento das tomadas da casa, para que os móveis não atrapalhem o acesso às vezes. Se for na cozinha, considere objetos como torneiras, fogão, e todos os objetos que estão previamente dispostos.

Sabendo de tudo isso, a escolha pelo móvel já pode ser feita com maior exatidão. Os móveis modulados são uma opção moderna, prática e econômica de organização de closets, cozinhas, salas e todos os cômodos que necessitam de otimização de espaço.

É uma solução rentável tanto para apartamentos alugados quanto próprios. São versáteis, facilmente encaixáveis, e tem uma ampla disponibilidade de cores e materiais. Por conseguinte, temos certeza de que você conseguirá achar um que mais atende às suas expectativas!

Gostou da matéria? Para mais matérias como essa, assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário