Como comprar imóvel com segurança? Saiba aqui!

4 minutos para ler

A compra de um imóvel, seja uma casa, seja um apartamento, é uma tarefa que exige uma série de precauções. Ou seja, se você quer comprar imóvel com segurança e evitar surpresas desagradáveis, é preciso prestar atenção às diferentes etapas desse processo. Afinal, é uma operação que envolve muito dinheiro, pessoas que conhecemos há pouco tempo e empresas que, muitas vezes, não sabemos se são confiáveis.

Para ajudar nessa tarefa, vamos passar três dicas importantes sobre os cuidados que deve tomar. Os temas abordados serão o planejamento detalhado, a avaliação das suas necessidades e a verificação da documentação do imóvel e do proprietário. Confira a seguir!

Procure sempre um profissional especializado

Iniciamos nossas dicas com o principal item da lista. Consultar um profissional especializado é sempre a melhor opção para evitar problemas futuros. Ele vai te ajudar tanto na hora da escolha do imóvel quanto no levantamento checagem de dos documentos, trâmites com a financeira e outros percalços que aparecerem no caminho até que você se mude para o novo imóvel. Portanto, vale a pena procurar por imobiliárias de boa reputação e conversar com pessoas que já tenham utilizado seus serviços. 

O planejamento detalhado

Nesta etapa da compra, nossa atenção deve estar voltada para a localização do imóvel e o orçamento disponível para a compra. Como a localização é um dos fatores de maior destaque na valorização do imóvel, é preciso levá-la em consideração a curto e longo prazos. Fatores como transporte público, serviços, comércio e segurança afetam diretamente a qualidade de vida e não podem ser descartados na hora de tomar a decisão de compra.

Não se esqueça de respeitar o seu perfil e o da sua família. Se vocês têm um perfil mais urbano e agitado, provavelmente não se sentirão bem numa casa mais afastada da cidade. Isso também vale para perfis mais tranquilos. Um imóvel no centro da cidade, provavelmente, não atenderá às suas expectativas.

A avaliação das minhas necessidades

Nesta parte do processo de compra, você deve considerar suas demandas e expectativas. Por exemplo, se você quer ter filhos, um imóvel com mais quartos talvez seja uma opção mais acertada. Por outro lado, se você tem pets, uma casa pode ser melhor que um apartamento.

As questões de ordem financeira, como as expectativas de permanência no emprego e o impacto que os gastos com o imóvel vão gerar na sua vida e na da sua família, também não podem ser colocadas de lado.

Os documentos do imóvel e do proprietário 

Antes de fechar a compra, é preciso estar atento à documentação do imóvel e do proprietário. Um dos documentos do imóvel para ficar atento é a matrícula. Nela estão informações sobre a regularização do bem perante a lei e o nome do proprietário. Por meio da matrícula também é possível consultar se a casa ou o apartamento estão alienados, quem foram seus proprietários, se há débitos, a localização e descrição da construção.

Ainda sobre o imóvel, não se esqueça de pedir as certidões negativas do condomínio, do IPTU e de débitos fiscais. Caso não faça essa consulta e existam pendências, as dívidas passam para você.

Na documentação do proprietário, por sua vez, deve-se conferir se os documentos como CPF e certidão de nascimento ou casamento contêm as mesmas informações que o vendedor passou. Sobre as certidões negativas, fique atento ao débito fiscal do Banco Nacional de Débitos Trabalhistas (BNDT) e da Justiça em esferas nacional, estadual e trabalhistas. Nessas certidões, pode-se ficar sabendo se o imóvel está alienado para pagamento de dívida. Se esse for o caso, a venda fica impedida.

Agora que você leu nossas dicas, está preparado para comprar imóvel com segurança. Recapitulando, não deixe de planejar em detalhes todos os pontos para a compra do imóvel, avaliar se ele corresponde às suas reais necessidades e conferir toda a documentação do bem e do proprietário. Com essas informações em mãos, seu processo de compra será muito mais tranquilo.

Para garantir que tudo correrá bem durante seu processo de compra do imóvel, converse com um especialista da Fernandez Mera!

Posts relacionados

Deixe um comentário