7 dicas incríveis para a decoração de varanda do seu apê novo

6 minutos para ler

Decoração de varanda é uma solução para valorizar seu imóvel. Pequenas mudanças podem fazer diferença, como troca de piso, utilização de quadros para decoração, inserção de pranchas para colocar plantinhas e um bom jogo de cores. As respostas são fáceis e acessíveis quando se tem as informações precisas.

Deixe seu apartamento mais aconchegante após utilizar as dicas que selecionamos para você neste texto. Para isso, falaremos sobre como fazer um jardim vertical, montar seu cantinho de café, apostar num Urban Jungle, transformar a varanda em um espaço de descanso, caprichar numa boa iluminação, entre outros.

Continue a leitura e confira agora!

1. Faça um jardim vertical

Com poucos materiais, uma boa pesquisa e bastante disposição, você consegue dar um visual totalmente novo para a decoração de varanda ao fazer um jardim vertical. Antes de tudo, observe o modo como a luz do sol aparece no local. A posição do apartamento basicamente recebe dois tipos de incidência solar: pela manhã e à tarde.

Há algumas variações, mas o importante é saber se o sol preenche bem sua varanda. Os raios solares da manhã são os melhores, pois não são tão fortes. Durante a tarde, como você deve imaginar, a temperatura é mais forte. Se você nunca teve plantas, invista em espécies mais resistentes, que podem se adaptar aos dois cenários.

As variações de cactos e rosas do deserto são ótimas escolhas para varandas com grande incidência de sol. Agora, se o espaço não recebe muita luminosidade, isto é, se o sol não adentra diretamente o espaço, você pode apostar em alguns tipos de palmeiras, trepadeiras e até roseiras.

Para fazer um jardim vertical, compre uma estante, algumas pranchas ou uns móveis planejados. Coloque na região de uma das paredes disponíveis e escolha um material que não se estrague facilmente, ou mesmo que as marcas do tempo criem um charme. Afinal, ele ficará em contato com o sol, a água e a terra.

2. Monte um cantinho de café

Sabe aquele momento da tarde que alguma visita aparece no seu apartamento ou que você decide dar uma descansada do home office? O cantinho do café é um excelente espaço para criar na sua casa, e ao mesmo tempo ainda decorar a varanda.

Para isso, basta entender que os elementos principais são uma boa mesa e um pequeno móvel para colocar potes com biscoitos e petiscos. Além, é claro, de uma máquina de café expresso, algumas xícaras, uns talheres e uns pratinhos de sobremesa.

3. Aposte no conceito Urban Jungle

Urban Jungle pode ser considerada a variação exagerada do jardim vertical. Em outras palavras, é dar maior volume para a quantidade de plantas na decoração da sua varanda. Você pode fazer um mix com espécies de grande porte e manejar o tamanho com podas e vasos reduzidos.

Nesse sentido, uma boa aposta é a árvore do viajante, que tem um desenho de leque muito bonito, além de uma folhagem alongada. Outra opção é a palmeira vermelha, que pode chegar a grandes tamanhos e apresenta a particularidade de ter uma cor vermelha em parte de seu tronco. A variedade de folhagens, observando seus desenhos e volumes, pode criar um espaço de aconchego. Invista no conceito de selva urbana e melhore a qualidade do ar, trazendo relaxamento e estética diferenciada para seu lar.

4. Transforme a varanda em um espaço de descanso

Se você é uma pessoa que prefere o simples e imediatamente utilitário, aposte na decoração da varanda como um espaço de descanso. Quer economizar sem abrir mão da beleza e do bem-estar? Então compre alguns futons — pequenas almofadas que podem servir como módulos e preencher o piso. Em conjunto com palets, eles permitem a construção de um sofá funcional e barato.

Tapetes ou esteiras de palha também são acessíveis e proporcionam boas texturas, dando bom gosto à composição do local. E talvez o maior destaque de uma varanda que preza por descanso seja a rede. A peça, por si só, promove um impacto visual interessante.

5. Coloque móveis de madeira

Banquinhos de madeira de diferentes formatos servem tanto para sentar como para colocar jarros com plantas ou outros objetos decorativos. Eles são muito versáteis, porque podem ser usados em conjunto, criando pequenos móveis.

Além disso, a facilidade de deslocamento permite que você aproveite para fazer pequenas mudanças no local, com apenas uma pequena faxina. Investir em móveis de madeira de lei é algo para inclusive deixar de herança. Peças desse tipo são muito resistentes e só ficam mais bonitas com o passar do tempo.

6. Capriche na iluminação

Iluminação é o tipo de coisa que permite mudar completamente a sensação de aconchego de um cômodo. Por isso, a varanda como um espaço de respiro e contemplação é um dos locais principais para apostar em um bom projeto luminotécnico.

Um bom exemplo de como utilizar a iluminação ao seu favor é fazer um pequeno varal com lâmpadas de luz quente — esse tipo é mais relaxante, pois tem suavidade, permitindo o estímulo ao descanso. Além disso, coloque um pequeno abajur em um banquinho de madeira. A utilização de luminárias de chão também pode ser uma solução para conseguir decorar e fazer um bom manejo dos volumes de luz. O que você acha?

7. Crie um espaço multiuso

A última dica é entender que a decoração de varanda pode ter um pouquinho de cada uma das outras dicas que falamos, criando um espaço multiuso. Para isso, prefira peças atemporais e siga uma paleta de cores de referência. Por exemplo, se você gosta de azul-marinho, pesquise sites que façam paletas de cores on-line, insira a cor da sua preferência e observe as combinações sugeridas.

Para a decoração de varanda, busque inspirações em canais de arquitetura no YouTube e Pinterest, assim como nas experiências de amigos e familiares que já fizeram pequenas mudanças nos apartamentos. O fato é que as possibilidades são muitas, e você pode escolher entre experimentar um jardim vertical, montar um cantinho do café ou apostar na Urban Jungle, sem se esquecer também da possibilidade de transformar o local em um espaço de descanso.

Entendeu, gostou e ficou animado para iniciar a mudança depois da leitura deste texto? Mostre para seu círculo social o desejo de decorar sua varanda e compartilhe agora este conteúdo nas suas redes sociais!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário