As luminárias na decoração são uma ótima forma de mudar seu lar de modo mais prático e acessível. Elas ajudam a compor um ambiente a partir de várias possibilidades. Além disso, a oferta com diferentes formatos e tipos de cores no mercado amplia as escolhas.
Escolher um bom conjunto de luzes pode realmente mudar a decoração do seu imóvel. Sabendo disso, separamos uma seleção de dicas de projetos luminotécnicos. Assim, após a leitura deste artigo, você saberá como utilizar as luminárias na decoração e terá alguns exemplos para colocar em prática nossas dicas. Saiba mais agora!
Como utilizar as luminárias na decoração?
A principal questão é saber quais os usos e estilo que você quer destacar em cada ambiente. Além disso, faça um mix de luzes para dar dinamicidade e construir diferentes “atmosferas” em um mesmo local. Confira abaixo alguns usos que podem ajudar você nessa tarefa.
Sala de estar e jantar
Dessa forma, luzes amareladas dão a sensação de aconchego, enquanto as frias dão a sensação de maior visibilidade. Você pode fazer uso dessas duas luzes na sala de estar e sala de jantar.
Quartos
Lembre-se que formato e a cor da estrutura da peça é um importante elemento decorativo. Dessa forma, para dar personalidade ao quarto, além da própria tonalidade das luzes, entre quente e fria, aposte em cores que dialoguem com outros elementos do quarto, como cor das paredes e móveis.
Cozinha
A cozinha é um local onde é necessário boa iluminação para os alimentos. Por isso, o uso de luz direta na forma de pendentes pode ser uma escolha oportuna. Cores e formatos também são bem-vindos nesse caso.
Quais são os melhores exemplos?
Separamos uma seleção de luminárias que podem ser encontradas com opções em muitas lojas, inclusive virtuais. O formato e a cor da estrutura das luminárias são elementos importantes para analisar, além da luz, no momento da compra. Por isso, essa peça se torna um importante recursos decorativo.
Lustres
Lustres tem um efeito de iluminação muito visual e são peças de destaque no ambiente. Geralmente, essa peça fica localizada na sala de jantar ou no living room. Há uma variedade de estilo que vai do clássico ao moderno. Portanto, se você quiser tornar a luz a protagonista do seu lar, o investimento em um lustre é uma escolha acertada.
Plafons
Já os plafons são fixados diretamente no teto, embutido ou sobreposto, e funcionam como luz difusa e uma peça discreta e, ao mesmo tempo, elegante. Eles podem complementar a iluminação do lustre e dos pendentes. Geralmente são aplicados em corredores e cozinhas e locais em que há necessidade de iluminação média.
Pendentes
Com um porte menor em relação ao lustre, geralmente os pendentes utilizam de cabos, fios ou correntes para sustentação. Dessa forma, essa parte pode ser um importante destaque para o projeto arquitetônico. Logo, escolher a textura desse cabo, assim como o formato da peça pode ser uma oportunidade para combinar cores de móveis e paredes. Eles são ótimos para iluminação direta.
Fitas de LED
Acessíveis e práticas, as fitas de LED tem se tornado uma tendência de iluminação indireta ou difusa. São versáteis e podem ser aplicadas, facilmente, em qualquer parte seca do imóvel. Assim, nichos, a região da televisão, e rodapés são ótimos locais para ter essas fitas.
Jogar luz no ambiente pode favorecer o design dos móveis, “pintar” paredes de modo passageiro e evidenciar objetos de arte. Dessa forma, como foi destacado neste texto, as luminárias decoração são verdadeiras peças coringa para fazer mudanças de modo prático, simples e até acessível.
Gostou das dicas? Deixe um comentário logo abaixo e nos conte quais são as escolhas de iluminação que você mais gostou.