Conheça os principais tipos de madeira para móveis!

4 minutos para ler

Você sabe quais são os principais tipos de madeira para móveis? Esse é um material muito presente nas casas brasileiras, em lugares como telhados, forros, pisos, janelas, portas e, claro, nos móveis. Quando se fala de escolher o material ideal para fabricar um móvel, quase sempre a madeira é a primeira opção.

Além de transmitir sofisticação, qualidade e beleza no ambiente da casa, a cor da madeira dos móveis causa grande influência no estilo de uma decoração. Por esse motivo, é fundamental conhecer as principais características desse material antes de começar um projeto.

Neste post, você vai aprender quais são os principais tipos de madeira para móveis e como escolher o ideal para a sua casa. Continue com a gente e boa leitura!

Quais são os principais tipos de madeira para móveis?

Antes de escolher os tipos de madeira para móveis da sua casa, é necessário conhecer as principais opções para saber qual a variedade de coloração e resistência da madeira. Confira!

Compensado sarrafeado

Primeiramente, é importante destacar que o sarrafo é um pedaço de madeira. Dessa forma, o compensado sarrafado é composto por vários sarrafos um do lado os outros, resultando em um material bem resistente, que muito dificilmente empena.

MDF

Em comparação com os outros tipos de madeira para móveis, o MDF é um dos mais versáteis. Ele admite praticamente todo tipo de acabamento, como laqueação, fórmica, pintura, entre outros.

A madeira MDF é feita de partículas prensadas, oferecendo mais resistência para móveis, não deixando que eles esfarelem rapidamente.

Compensado laminado

Esse é um tipo de madeira composto pela colagem de várias lâminas de mesma espessura até que se forme uma chapa mais grossa. Além de móveis, o compensado laminado é ótimo para prateleiras e semelhantes.

Madeira maciça

A madeira maciça é caracterizada pelo corte direto do tronco da árvore. Assim, entre as diversas opções, podemos citar a peroba, cerejeira, carvalho, cumaru, madeira demolição, pinus, mogno, entre outras.

Embora existam árvores de reflorestamento, a madeira maciça não é uma alternativa sustentável para quem busca diminuir os impactos no meio ambiente. 

MDP

Muito parecido com a madeira maciça, o MDP é usado para produção de móveis em superfícies planas e linhas retas, que serão revestidos ou pintados. É uma madeira recomendável para a produção de armários, cadeiras, mesas, prateleiras, painéis decorativos.

Como escolher o tipo de madeira ideal?

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de madeira para móveis, é importante saber como escolher a ideal no seu caso. A seguir, separamos algumas dicas. Acompanhe:

Verifique a certificação da madeira

Antes de comprar, verifique se a madeira tem a certificação DOF, emitido pelo Ibama. O Documento de Origem Florestal atesta que a madeira é legalizada e que todo o procedimento de extração segue as exigências internacionais de bom manejo florestal.

Avalie o acabamento

Analise se as peças estão com rachaduras ou empenadas. Além disso, é fundamental verificar o acabamento de cada tipo de madeira. Assim, você poderá saber qual modelo garantirá o efeito visual que você almeja no seu projeto.

Tenha atenção aos cuidados e manutenções

Madeiras maciças necessitam de cuidados diferentes de madeiras MDP e MDF, por exemplo. A manutenção também pode variar conforme as madeiras. Uma ótima opção é utilizar verniz para proteger os móveis.

Por fim, você pode aprender neste texto quais são os principais tipos de madeira para móveis, além de conhecer algumas dicas como escolher a peça ideal. Agora você está muito mais preparado no planejamento e construção do projeto para o seu lar.

O que achou desse conteúdo? Gostou? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que seus amigos também possam ficar por dentro do assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário