Para quem quer alugar ou comprar um imóvel, várias questões são analisadas: a melhor região para morar, os locais próximos, a chance de valorizar, a possibilidade de locomoção no local, face para o qual está voltado e opções disponíveis na área de lazer. Entre elas, e bem importante, está o andar no qual o imóvel está localizado.
Isso depende muito da preferência de quem está buscando, pois existem vantagens e desvantagens em ambas opções. Os andares altos têm um acesso mais difícil, porém oferecem uma vista melhor, enquanto nos andares baixos podem ter maior barulho, mas facilitam a locomoção, principalmente de idosos, além de terem um aspecto mais próximo de uma casa.
Para saber todos os detalhes de cada opção e decidir se é melhor andar alto ou baixo, confira o post. Boa leitura!
Qual é a diferença entre andar alto ou baixo?
Esta é uma dúvida comum entre quem está procurando um imóvel para comprar, morar ou investir: é melhor andar alto ou baixo? É importante saber que, para ambos os casos, existem características positivas e negativas. O andar alto fica mais distante da rua, enquanto o andar baixo, entre o 1 e o 5 andar, mais próximo.
Entre essas opções, há as vantagens de morar em andar alto ou baixo. Veja os detalhes de cada uma das opções daqui em diante.
Quais são as vantagens de morar em andar alto?
As vantagens de morar em andar alto englobam fatores como os que seguem.
Melhor vista
Uma coisa é certa: quanto mais alto o andar, melhor será a vista, pois dá acesso a uma observação panorâmica. Isso oferece ao morador uma visualização privilegiada da cidade em relação aos andares baixos, e quanto mais alto melhor.
Privacidade e silêncio
A privacidade e o silêncio nos andares altos são bem maiores do que em andares baixos. Isso porque fica mais distante da rua, reduzindo a chance de incômodos com barulhos como: buzina, pedestres, andar de moradores pelo prédio, barulho das crianças na área de lazer ou playground, entre outros possíveis inconvenientes.
Além disso, é possível deixar as janelas abertas por mais tempo, sem se preocupar muito em ser visto por outras pessoas, que poderiam enxergar com maior facilidade o interior da casa em andares mais baixos.
Luz natural e ventilação
Em andares altos, a ventilação e luz natural tendem a ser maiores, por estar mais alto e sem muita interferência de prédios e árvores que podem atrapalhar a iluminação do local e a circulação de ar. Para quem valoriza esses dois aspectos, considere os andares mais altos; se for optar pelo mais baixo, visite pessoalmente o local para conferir essas características.
Maior valorização
Por conta da vista privilegiada e dos benefícios apresentados, andares mais altos são mais valorizados, podendo aumentar o preço, se o desejo for a posterior venda ou locação do imóvel.
Quais são as vantagens de morar em andar baixo?
Entre as vantagens de morar em andar baixo estão as que seguem.
Preço menor
O preço dos andares mais baixos em relação aos mais altos é bem menor. Geralmente, é até 30% mais barato. Isso pode facilitar também a venda ou o aluguel futuro, se essa for a intenção.
Maior acessibilidade
A acessibilidade ao imóvel é muito mais otimizada do que os andares altos. Isso significa que não será tão necessário utilizar elevadores, como acontece para o acesso às moradias em andares mais altos.
Em casos de falta de energia e manutenção dos elevadores, pode-se facilmente utilizar a escada. Facilita para quem possui animais de estimação, pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção, assim como para carregar para cima compras e cargas pesadas, como móveis grandes ou que não cabem no elevador.
Pets
Para quem tem pets, talvez seja ideal morar em andares mais baixos para ficar mais perto das áreas de lazer para os animais, ter menos contato com outras pessoas no elevador e facilitar os passeios diários.
Aspecto de casa
O local dá um maior aspecto de casa, pois fica mais próximo do andar térreo, que geralmente tem árvores e pessoas. Isso pode ser um ponto positivo para quem está mais acostumado com ambientes caseiros.
Existem vantagens e desvantagens de morar em andar alto ou baixo. Para saber qual é a melhor opção, deve ser analisado o que é melhor para você, de acordo com seu estilo de vida e suas preferências pessoais. Isso faz toda a diferença na escolha.
Os andares altos têm a vista mais privilegiada, maior ventilação e iluminação, além de privacidade e silêncio. Os andares mais baixos têm mais facilidade de acesso, excelente para quem tem animais e para pessoas idosas, além de valor acessível.. Considere todas as opções quando for escolher e avalie cada uma das características na visita ao imóvel.
Gostou do post? Para ter acesso a conteúdos semelhantes, siga a gente nas nossas redes sociais!
. . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .