O que é aluguel de temporada e como usar isso? Confira

4 minutos para ler

Aluguel de temporada pode ser um hábito futuro para quem deseja mudar de ares no fim do ano. Afinal, o método traz muitas vantagens a quem deseja aproveitar o tempo livre experimentando novos contextos. Logo, ponderar sobre os benefícios dessa modalidade de aluguel pode ser um caminho interessante para quem quer usufruir de um novo imóvel, ou quer diversificar os usos do seu próprio patrimônio.

Passar uns bons dias em uma vizinhança diferente e singular pode ser o toque necessário para a abertura de novas perspectivas e outros planos de vida. Dessa forma, após a leitura deste artigo, você entenderá o que é aluguel de temporada e quais os cuidados e as vantagens ao alugar. Confira agora!

O que é aluguel de temporada?

Aluguel de temporada é um tipo de locação estipulado em até 90 dias. A lei 8.245/1991, no artigo 48, estabelece que a ocorrência para essa modalidade tem como objetivo lazer, matrícula em cursos, tratamento de saúde ou obras residenciais. Essa forma de negociação pode ser realizada por pessoa física ou jurídica patrimonial.

Quais os cuidados ao alugar?

Imagine a seguinte situação: você alugou por dois meses uma casa incrível por um ótimo preço. Porém, na hora de fazer o check-out, foi cobrado um valor bem acima do previamente combinado. Taxas (de manutenção, finais de semana e feriados) foram a justificativa dada. Apesar do valor não constar inicialmente, ele estava previsto no contrato. Por isso, é fundamental ter alguns cuidados ao alugar.

Caso você coloque o seu apartamento para aluguel de temporada, também é importante estipular no contrato, com nitidez, todas as condições de pagamento, garantias e vistorias. Confira mais a seguir!

Combinar o pagamento

Certifique-se de que o valor final está descrito ao fechar o contrato. Para isso, combine o pagamento. Faça perguntas sobre possíveis problemas, imprevistos e situações diversas que possam acontecer e gerem um débito. Vale solicitar descontos a partir das formas de pagamento e quantidade de dias de locação.

Conhecer as garantias

Os direitos e deveres do inquilino devem constar no contrato de locação. Igualmente, o locador tem obrigações. Por isso, reserve um tempo para a leitura do documento. Nele, estão estipuladas as opções de garantias, que podem ser seguro-fiança, caução, fiador ou mesmo um título de capitalização.

Fazer uma vistoria

O momento da vistoria do imóvel é importante para assegurar que nada está danificado. A facilidade de filmar e fotografar com o celular é oportuna na hora de conferir se torneiras, chuveiros, descargas e luzes estão em pleno funcionamento. Por isso, esteja atento no momento de fazer a vistoria do imóvel.

Quais as vantagens?

Alugar um novo ambiente por 1, 2 ou 3 meses é uma boa alternativa para economizar na estadia ao planejar suas férias. Renunciar a alguns benefícios de hotéis pode ser uma oportunidade de investir em passeios, prolongar o tempo de viagem e conhecer mais profundamente a cultura gastronômica local.

Os dias livres de final de ano também podem ser uma ótima chance para aproveitar um aluguel de temporada. Ainda mais se você nunca experimentou essa forma de conhecer novos lugares. Porém, é preciso ficar atento e tirar um tempo para vistoria e análise do contrato, dos valores e das formas de pagamento.

Depois da leitura deste conteúdo, você acha que está mais preparado para tomar as melhores decisões na hora de alugar um imóvel por temporada? Então, para continuar bem informado, é simples: siga agora nossas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e Twitter).

Posts relacionados

Deixe um comentário