O que é renda passiva e por que ela é tão importante?

3 minutos para ler

Se você pretende aumentar seus ganhos nos próximos anos, a renda passiva pode ser a solução para que alcance seus objetivos. O processo pode oferecer retornos recorrentes, sem necessidade de trabalho.

Um exemplo é a renda proveniente do aluguel de um apartamento ou casa. Trata-se de uma maneira estratégica de “fazer o dinheiro trabalhar por você” e pode ser o caminho para a independência financeira. Inclusive, é uma oportunidade para escolher trabalhar com aquilo que gosta, com segurança na gestão das contas mensais. Continue a leitura para entender melhor o assunto.

Ganhos ativos para gerar ganhos passivos

Basicamente, a vida financeira de uma pessoa funciona a partir de duas bases. A renda ativa, em que o ganho de dinheiro gerado por um esforço e trabalho depende da continuidade. E a renda passiva, como mencionado anteriormente, é a obtenção de verba permanente ou com uma alta longevidade, na qual o trabalho mensal/diário/semanal é dispensado.

Para gerar renda passiva é necessário a produção de ganhos ativos. Ou seja, ao pensar a longo prazo, existe um momento no qual a rotina de trabalho precisa ser aumentada para que haja a possibilidade de acumular dinheiro e aplicá-lo em alguma renda passiva.

Investimento em imóveis para aumento da renda passiva

O conceito de renda passiva é interessante para quem quer investir no mercado imobiliário. Para isso, é preciso estar ciente sobre os riscos de vacância (tempo que o imóvel não é alugado) e liquidez (dificuldade de venda do imóvel).

Planejar a compra de uma propriedade necessita de ampla pesquisa sobre elementos que valorizem a aquisição a longo prazo (bairro, posição solar, quantidade de quartos, estrutura de lazer etc).

Tranquilidade obtida com a independência financeira

Viver apenas de renda passiva é o objetivo de longo prazo que possibilita independência financeira com relação ao mercado de trabalho. Por isso, muitas pessoas ponderam sobre o que fazer com o aumento de salário resultado de um novo emprego.

Estabelecer uma reserva para investir na compra de rendas passivas é uma atitude de segurança que rende liberdade e tranquilidade, gerando qualidade de vida. E aqui não está em jogo apenas a garantia de uma aposentadoria, mas também a possibilidade de exercer atividades e hobbies sempre almejados, mas até então dificultados pela lógica de integrar-se ao mercado de trabalho.

Principais meios de renda passiva

Além da compra de imóveis, há outros meios de adquirir a renda passiva. Destacamos o mercado de ações e Tesouro IPCA. A compra de uma ação na bolsa de valores de uma empresa financeiramente saudável pode gerar bons dividendos.

Ou ainda, com rendimentos sempre acima da inflação, o Tesouro IPCA é uma alternativa proveitosa, pois basicamente é como se você emprestasse dinheiro para o Governo Federal. Esta última aplicação é um dos investimentos mais seguros.

Hoje você aprendeu os benefícios de uma renda passiva como maneira de obter maior liberdade e tranquilidade financeira. Investir em imóveis pode ser uma excelente forma de começar a carteira de aplicações e, gradualmente, fazer a passagem de ganhos ativos para ganhos passivos.

O momento de iniciar sua renda passiva pode ser facilitado com as melhores informações sobre qual lançamento imobiliário investir. Entre em contato com a Fernandez Mera para ficar por dentro das excelentes oportunidades.

Posts relacionados

Deixe um comentário