Como combinar a bancada de madeira na cozinha com o piso

4 minutos para ler

A cozinha é sempre um cômodo da casa que traz união familiar e bons momentos com as pessoas queridas. Mas nem sempre é fácil combinar a bancada de madeira na cozinha com os demais elementos do ambiente.

Afinal, para que a decoração traga harmonia e equilíbrio, deixando o ambiente mais agradável, é importante fazer uma boa combinação dos móveis da cozinha com o piso.

E para que isso aconteça, é preciso seguir algumas dicas, pois, dessa forma, é possível criar um cômodo aconchegante, elegante e com uma decoração que agradará a todos!

Ficou interessado pelo assunto? Então, acompanhe a leitura e saiba mais sobre como fazer a combinação dos elementos da sua cozinha corretamente!

Contraste

Aposte no contraste! Ter um elemento marcante no ambiente é muito bom para trazer personalidade à decoração. Além disso, deixa ela mais bela e ajuda a definir melhor o tipo de estilo de design que a cozinha segue.

Por exemplo, uma cozinha rústica fica linda com um piso de cimento queimado, bancada de madeira, seja em tom claro ou escuro, e com a parede da pia com placas de tijolinhos. Dessa forma, há muito contraste entre os tons dos elementos, e todos eles juntos ajudam a compor o ambiente como um tudo.

A composição final deve ser harmônica e equilibrada, havendo o respeito entre os elementos decorativos e as suas cores. Por isso, cuidado para não extravasar nas cores do contraste e criar um ambiente sem harmonia e desequilibrado.

Cores neutras

Se ficou com dúvidas de como criar o contraste corretamente, dê preferência às cores neutras. O neutro sempre é um clássico, ou seja, uma decoração atemporal e que agrada a muitos.

Por isso, se a bancada da cozinha é clara, aposte em pisos claros também, ou que não ultrapassem dois tons da cor da bancada.

Além disso, tons neutros, como o branco, o bege, tons terrosos, cinzas etc., são fáceis de combinar e não criam ambientes sem graça. Pelo contrário, há muita personalidade e aconchego no ambiente neutro.

Detalhes

Opte por móveis com menos detalhes se o piso tiver muita informação. No caso de pisos muito coloridos ou com muitas formas e desenhos, prefira móveis simples, neutros e que não atribuam mais informações ao ambiente.

Ao criar um local com muitos detalhes, há uma briga e confusão de informações diferentes. Desse modo, cria-se um lugar poluído e com caos, o que não passa a ideia de tranquilidade.

Como o objetivo é uma cozinha aconchegante, opte por apenas um elemento com mais detalhes e os demais mais neutros. Assim, a decoração permanecerá equilibrada.

Tamanho

No caso de cozinhas pequenas, opte por um piso claro, pois ele dá a sensação de um espaço maior. Não tem problema se a bancada for em um tom mais escuro, mas lembre-se de que tons claros ampliam os ambientes.

Portanto, evite pisos escuros em ambientes pequenos. Caso a cozinha seja grande, não há problemas em apostar em um piso escuro.

Material

O piso de azulejo e a bancada de madeira combinam perfeitamente. Aliás, a madeira é um material muito versátil. Ou seja, ela combina com todos os outros materiais.

Dessa forma, pode-se brincar na hora de criar a composição do ambiente. O piso pode ser de outros materiais, como cimento queimado, mármore, granito, entre outros.

Viu como é possível combinar tudo e deixar o ambiente ainda mais estiloso e belo? Com essas dicas, a decoração da sua cozinha ficará linda e o resultado só trará satisfação. Por isso, não deixe para depois, comece a colocar as ideias em prática agora mesmo!

Gostou de saber mais sobre formas de combinar a bancada de madeira na cozinha com o material do piso? Então, que tal assinar a nossa newsletter e ficar sempre por dentro de todas as nossas novidades? Não fique de fora dessa!

Posts relacionados

Deixe um comentário