Se você pensa em adquirir um imóvel, já deve ter pensado em algumas possibilidades como o financiamento e os consórcios. Entretanto, podem acontecer algumas dúvidas que precisam ser resolvidas antes de tomar uma decisão.
O consórcio contemplado de imóvel é uma opção bastante tentadora, mas que envolve alguns perigos. Por isso, nesse texto vamos explicar o que é esse tipo de compra e quais os cuidados necessários antes de aceitar uma proposta como essa. Leia o texto para aprender tudo sobre esse assunto!
O que é um consórcio contemplado de imóvel?
Para entender, é preciso começar pelos consórcios. Eles são uma forma de investimento em um imóvel, em que um grupo de pessoas paga parcelas para formar uma poupança conjunta e adquirir um bem.
Por exemplo, se um conjunto de 24 pessoas se une num consórcio, elas têm um acordo de fazer um pagamento mensal e, ao final de cada mês, um participante é sorteado com o imóvel. Dessa maneira, ao fim de 2 anos (24 meses), todos os participantes serão contemplados. Porém, mesmo depois de sorteado, é preciso continuar pagando as parcelas.
O consórcio contemplado acontece quando um integrante é sorteado, mas não deseja continuar no grupo do consórcio. Então, ele decide vender a sua carta de crédito, para que outra pessoa receba o imóvel e continue realizando o pagamento das parcelas.
A grande vantagem é que, na maioria das vezes, o comprador da carta de crédito consegue um desconto sobre as parcelas que já foram pagas. Além disso, ele já entra no consórcio com o imóvel garantido, de maneira praticamente imediata.
Quais os cuidados necessários?
Se você leu até aqui, já viu que é uma proposta muito tentadora, uma vez que você estará adquirindo o imóvel por um preço inferior ao que o restante do grupo está pagando.
Porém, é preciso ter muito cuidado para não se envolver em um acordo complicado, que possa gerar problemas. Confira a seguir as principais preocupações que você precisa ter antes de aceitar essas condições.
Confirme que a carta de crédito é existente
Todas as cartas de crédito precisam estar filiadas ao Banco Central, bem como a empresa que administra o consórcio. Logo, a primeira coisa a se fazer é verificar se a empresa é credenciada.
Opte por uma instituição reconhecida no mercado, procure por indicações e faça uma pesquisa antes de assumir a responsabilidade desse compromisso. É preciso certificar-se que o crédito realmente existe e que a contemplação aconteceu.
Dessa forma você evita fraudes e golpes, e terá certeza de que seu sonho será realizado sem se envolver em problemas.
Entenda todas as regras do consórcio contemplado
Cada empresa administradora tem suas regras e, antes de entrar num consórcio contemplado, você precisa conhecê-las. Veja quais são as condições de pagamento, o valor das parcelas e o prazo pelo qual estará vinculado ao grupo.
Fora isso, as instituições cobram uma taxa de administração que pode variar bastante. Então, é necessário confirmar qual será essa taxa, além de se informar sobre uma possível incidência de juros. Todas essas informações devem ser buscadas diretamente com a empresa.
Leia o contrato com atenção
Todo consórcio tem um contrato de adesão. Você, ao adquirir a carta de crédito, se tornará um participante. Portanto, será responsável por cumprir os deveres listados no contrato e poderá exigir, também, os seus direitos.
Então, leia o documento com atenção, observando todas as cláusulas e condições. Analise questões sobre as taxas de administração, possíveis reajustes, multas por inadimplência e datas de assembleias ordinárias. Também podem ser convocadas assembleias extraordinárias, de acordo com condições especificadas no contrato.
Antes de assinar e entrar na transação, procure se informar com a empresa caso tenha alguma dúvida quanto ao contrato.
Veja se existe uma taxa de transferência da carta
Ao repassar o contrato para uma pessoa, a empresa terá alguns custos burocráticos. Essa taxa, logicamente, é passada para o consumidor. Então, informe-se sobre o valor dessa taxa e como ela deverá ser paga. Assim você evita surpresas antes de assinar o contrato.
Verifique o seu orçamento para arcar com as parcelas
Parece óbvio, mas muitas pessoas se esquecem de verificar o seu orçamento antes de entrar no consórcio. A oportunidade parece ser muito boa, já que vai receber a carta de crédito imediatamente e, possivelmente, um desconto nas parcelas que foram pagas.
Contudo, verifique que você terá condições de arcar com as próximas parcelas, até o final da transação, para evitar multas e problemas com a empresa. Veja se as parcelas sofrerão ajustes ou juros e faça suas contas antes de se responsabilizar.
Uma dica interessante é não comprometer mais de 30% da sua renda com as parcelas. Essa regra normalmente é exigida pelos bancos e instituições de financiamento de imóveis, mas também vale nesse caso. É uma maneira de se prevenir e tomar uma atitude consciente que não vai causar dívidas.
Conheça as regras de uso da carta
Existem consórcios para compra de imóveis, veículos e até viagens. Fora isso, alguns consórcios de empreendimentos imobiliários permitem a compra de um bem comercial, residencial ou mesmo créditos para reformas e construções. Por isso, é essencial que você entenda quais são as regras de uso da sua carta, garantindo que está dentro do seu interesse.
Fique atento se houver vantagens exageradas
Desconfie de vantagens muito fora do esperado. Se a pessoa que tiver vendendo a carta oferecer a você um valor muito inferior ao que ela pagou, provavelmente há algum problema com o consórcio. Pode ser alguma confusão no grupo ou problemas com a empresa.
Outras vantagens que podem causar desconfiança é se não houver nenhuma taxa de ajuste, juros, administração ou transferência da carta. Cuidado, pois pode ser um golpe. Afinal de contas, a empresa também precisa lucrar com o serviço prestado.
Como é feita a compra de uma carta de crédito contemplada?
Além de tudo isso, para entender como comprar a carta de crédito, você precisa se atentar a todas as documentações que a administradora vai apresentar. Verifique se há um documento confirmando a transferência e a responsabilidade da empresa em manter o consórcio até o final do prazo.
Por fim, quando se trata de consórcio contemplado de imóvel, já falamos que algumas vezes o vendedor da carta de crédito oferece descontos. Porém também é comum que ele tente vendê-la a um preço mais alto do que pagou, devido ao imediatismo ou impulsividade do comprador. Então, tenha certeza de que a compra será vantajosa.
Lendo esse texto você já está preparado e entendendo todas as circunstâncias do consórcio contemplado de imóvel. Conheça um pouco mais sobre os consórcios nesse texto e continue aprendendo sobre o mercado imobiliário!