O hall de entrada de qualquer ambiente, seja residencial ou comercial, ajuda a criar a primeira impressão sobre o local. Por isso, deve ser muito bem projetado para transmitir estilo, organização e aconchego. Também é importante elaborar esse espaço com cuidado para que ele seja prático durante a correria do dia a dia, oferecendo bastante funcionalidade.
Para isso, deve-se analisar quais são os itens de decoração e as mobílias mais adequadas que se encaixam perfeitamente na rotina e personalidade dos moradores. Assim, une-se beleza com utilidade, deixando a casa mais especial e com tudo em seu devido lugar.
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre como compor um hall de entrada bonito e que cause uma ótima primeira impressão!
1. Utilize as cores ideais para o ambiente
Não tenha medo de utilizar cores vibrantes, mas tenha cautela ao definir a paleta de cores que será implementada no ambiente. Deve-se, antes de mais nada, determinar qual é o estilo da decoração que se quer criar, como um hall clássico, cool, rústico, moderno etc. Em seguida, fica mais fácil encontrar as cores ideais para prosseguir com o projeto.
Ao escolher cores vivas, use outros recursos para trazer suavidade para o ambiente. Para deixar o visual mais leve, escolha artigos de decoração e móveis em cores neutras, como tons pastéis e claros. No caso de paredes neutras, enfeite o espaço com cores nos elementos decorativos, como molduras, quadros coloridos, tapetes bordados, entre outros.
O contraste entre as cores também pode ser obtido ao se destacar apenas uma parede em cor vibrante e as demais em cor neutra. Diante de tantas possibilidades, a escolha mais acertada dependerá do estilo da decoração e do seu gosto.
2. Escolha os móveis corretos
A escolha da mobília ideal para essa área da casa também é fundamental para deixar a decoração bela e com muita praticidade. Saiba que quanto mais aplicabilidade o móvel tiver para os moradores da casa, mais necessária é a sua aquisição. Algumas opções de móveis para o hall de entrada são:
-
aparador;
-
armário balcão;
-
baú de madeira;
-
poltronas, bancos ou puffs;
-
carrinho bar.
Investir em móveis que proporcionam dupla função, como os baús e bancos que abrem, é uma ótima dica para quem tem pouco espaço em casa. Essa mobília ajuda a armazenar os objetos pessoais para que tudo fique organizado. Eles também trazem elegância para o ambiente e ainda podem ser utilizados para sentar.
Para facilitar na decoração, opte por um mobiliário versátil. Uma ótima opção são os móveis de madeira, que ajudam a compor ambientes de vários estilos, do clássico ao moderno, do rústico ao cool. Além disso, a madeira possui diversos tons terrosos, podendo ser encontrados tons mais escuros e mais claros. Ou seja, há muitas opções de produtos disponíveis no mercado.
Outro ponto vantajoso desse material é que ele é extremamente duradouro e resistente e não necessita de uma manutenção rigorosa. Se preferir, o móvel de madeira pode ser laqueado na cor branca, permitindo que a combinação de cores seja ainda mais simples.
3. Invista em objetos de decoração
Os itens de decoração são essenciais para trazer vida ao ambiente e enfeitar cada cantinho. Mas procure por itens que tragam utilidade para o dia a dia. O cabideiro, por exemplo, é um artigo que decora com muito charme e traz funcionalidade para a rotina. Nele, as pessoas podem pendurar casaco, guarda-chuva, bolsa etc.
Pregar um painel porta-chaves na parede ou atrás da porta de entrada da casa também é interessante. Desse modo, fica difícil algum morador perder as chaves dentro de casa! Além disso, facilita na hora de sair com pressa, pois não é preciso caçar o chaveiro e correr contra o tempo.
Para ambientes pequenos, uma ideia muito contemporânea é utilizar uma parede de espelho no hall de entrada para ampliar o espaço. O espelho causa a sensação de continuidade, sendo, assim, um recurso perfeito para quem quer maximizar as dimensões da entrada da casa. Outra vantagem do espelho é que é possível conferir o look antes de sair de casa de uma forma bastante rápida.
4. Aposte no bom uso de tapetes
Os tapetes são excelentes artigos de decoração que ajudam a deixar o ambiente bastante aconchegante e elegante. Por isso, aposte neles, mas saiba escolher o modelo mais adequado para a sua situação e estilo de design.
Eles podem ser coloridos, bordados, lisos, estampados, com texturas, felpudos, em tecido grosso, entre outros modelos. Além disso, deve-se ter atenção também ao tamanho dele, para que não se destaque demais e fique desproporcional.
A ideia é utilizá-lo para integralizar a decoração como um todo. Trazendo, assim, equilíbrio visual para a composição do ambiente.
5. Decore com plantas
Trazer a natureza para dentro de casa é uma forma de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar diário. Com base nisso, uma forma de deixar o hall da casa ainda mais especial é decorando com as plantas! O melhor é optar por aquelas que não necessitam de muitos cuidados com água e iluminação.
Algumas opções são a orquídea, a árvore da felicidade e a azaleia. O vaso para cada tipo de planta pode ser escolhido de acordo com a decoração do ambiente. Em uma decoração rústica, por exemplo, um vaso de resina imitando barro ou de madeira ficaria perfeito. Já em uma decoração moderna, pode-se apostar no vaso de vidro.
Dependendo do tamanho da planta, ela pode ser colocada em cima do aparador junto de outros elementos decorativos, como porta-retratos, candelabro, abajur, entre outros. Caso seja uma planta maior, ela pode ficar no chão.
Com essas dicas, fica bem mais fácil elaborar o melhor projeto para o hall de entrada, não é mesmo? Lembre-se de buscar o equilíbrio entre todos os componentes de decoração do ambiente para que, assim, haja harmonia visual. Não deixe para depois, comece agora mesmo a transformar esse ambiente da casa!
Viu como é importante compor um hall de entrada bonito e elegante? Se tiver gostado deste texto, confira também como decorar o quarto com apenas 5 dicas especiais!