Por que esse é o momento para investir em imóveis? Entenda!

Por que esse é o momento para investir em imóveis? Entenda!

A crise mundial decorrente da pandemia do coronavírus fez com que esse se tornasse o momento para investir em imóveis. Isso acontece ao considerar a elevada queda dos juros nos países, inclusive no Brasil, como uma estratégia para incentivar a economia. Funcionando, desse modo, como uma maneira de contornar os impactos da crise econômica global.

Com o novo corte realizado pelo COPOM (Comitê de Política Monetária), que reduziu a Selic de 3,75% para 3%, o que atinge a maior baixa histórica, cria-se um cenário extremamente otimista para os investimentos no mercado imobiliário. Pode-se observar isso tendo em vista diversos fatores, como as altas oscilações no mercado da bolsa de valores, que oferece grandes riscos, e o pouco retorno financeiro ao investir na renda fixa.

Para saber mais sobre o investimento em imóveis nesse momento, continue a leitura deste texto, produzido com base em uma entrevista realizada com Carlos Kapudjian, Vice-Presidente de Vendas da Fernandez Mera.

Entenda por que agora é o momento para investir em imóveis

Com o mundo em crise por causa do coronavírus, os países foram obrigados a reduzir os juros. Desse modo, no Brasil ocorreu uma queda histórica da Selic, de 3,75% para 3%, com altas chances de cair ainda mais até o fim do ano, atingindo, talvez, a margem de 2%.

Essa redução aconteceu tendo em vista os impactos da pandemia, como o encolhimento do PIB em 1,5% – deixando o país à beira de uma recessão –, o aumento da taxa de desemprego, o rombo dos cofres públicos, a disparada do dólar etc. Logo, esse é um momento bastante delicado, mas muito vantajoso para quem souber aproveitar para investir nas melhores modalidades dentro desse cenário caótico.

Modalidades de investimentos

Todos esses acontecimentos trazem consequências positivas e negativas para diversas modalidades de investimentos, tanto em renda fixa como em renda variável. É preciso ter em mente que a redução dos juros demonstra uma menor rentabilidade na renda fixa, uma vez que, na maior parte das vezes, esses investimentos acompanham a Selic. Assim, com a sua redução, esse tipo de modalidade fica menos atrativa.

Já a renda variável continua interessante no que tange à oportunidade de retorno financeiro. Porém, é preciso ter atenção e frieza ao investir, visto que essa modalidade apresenta um altíssimo risco para o patrimônio, principalmente com as diversas oscilações enfrentadas por causa da crise no mundo.

Vale ressaltar que não é aconselhado ter todo o seu patrimônio direcionado em um só investimento, ainda mais quando toda a sua carteira estiver aplicada em renda variável. O ideal é diversificar, como ter 30% do seu patrimônio em renda variável e o restante em outras modalidades que indicam um risco menor. No contexto atual, uma das melhores opções para investir com excelente rentabilidade e com segurança é no mercado imobiliário.

Conheça 3 pontos que precisam ser avaliados ao investir no mercado imobiliário

Ao investir no mercado imobiliário, é necessário analisar alguns pontos cruciais para que você fique totalmente satisfeito com o investimento feito e tenha muito sucesso em suas escolhas.

O seu perfil de investidor

Levar em consideração o seu perfil como investidor é importante para saber o quanto você tem aversão ao risco. Um perfil conservador tende a investir em renda fixa, como Tesouro Direto, CDBs, LCI e LCA, por causa da segurança de saber o quanto se ganha sem que haja perdas, ainda mais quando se pode contar com o FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Já um perfil de moderado a arrojado está disposto a cometer altíssimos riscos em face da possibilidade de ter um alto retorno de capital. Nesse contexto, há investimentos como mercado de ações, fundos imobiliários, câmbio de moeda, derivativos, entre outros.

Os objetivos com o investimento

Atualmente, o mercado imobiliário apresenta o melhor retorno financeiro com o menor risco para o patrimônio. Assim, trata-se de um investimento para quem busca alta rentabilidade com poucos riscos de perda.

Ao investir em imóveis, é preciso considerar se você tem o intuito de vender o empreendimento ou se pretende colocar para alugar, rendendo mensalmente uma quantia fixa, o que proporciona segurança e tranquilidade em seu planejamento financeiro familiar. Portanto, lida-se com um investimento bastante atraente e rentável.

Com o cenário de locação atual, consegue-se facilmente uma rentabilidade de 6% ao ano, o que é mais que o dobro da Selic. Então, sem contar a valorização do imóvel, apenas alugando você faz um investimento que será acima de 200% do CDI. Vale ressaltar que as projeções futuras indicam que até janeiro de 2021 essa estimativa chegue de 250 a 300% do CDI.

A leitura de regiões

Na hora de adquirir um imóvel, é fundamental fazer uma leitura correta da região em que se encontra. Dessa maneira, você foca em garantir que o seu imóvel valorize ao longo dos anos, sendo mais fácil vender futuramente ou alugar em qualquer momento de sua preferência.

Para isso deve-se observar não apenas se a localização é uma área que tende a crescer como também se permite acesso às principais vias da cidade, conta com grandes centros comerciais ao redor, entre outras funcionalidades que tornam muito mais prática a vida do morador do empreendimento.

Confira a importância de uma consultoria

Saiba que é fundamental contar com uma consultoria para investir de forma efetiva e certeira no mercado imobiliário. Desse jeito, é possível garantir a sua satisfação com as aquisições realizadas, porque atenderão suas expectativas.

Se for de seu interesse criar um portfólio de ativos, a Fernandez Mera está pronta a ajudar sugerindo diversas possibilidades de empreendimentos de variadas incorporadoras. Além disso, você terá auxílio de um vasto time de profissionais especializados no ramo, atuando de forma personalizada para atender seu perfil de investidor e seus objetivos. Desse jeito, você investe com a tranquilidade de ter o melhor retorno financeiro com o menor risco de perda.

Com essas informações fica nítido por que agora é o momento para investir em imóveis. Lembre-se de analisar com cautela as suas opções de ativos ao escolher essa modalidade de investimento, considerando sempre o que se busca alcançar com a rentabilidade. Afinal, ter um objetivo sólido é essencial para nortear as suas ações. Por isso, faça um planejamento consciente e aproveite essa oportunidade de mercado para alavancar o seu patrimônio.

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a ajudar da melhor maneira possível.

Sem comentários

Cancelar