Nada melhor do que chegar ao fim do dia e tomar aquele banho tão aguardado. Contudo, é necessário ter atenção na hora de escolher o melhor aparelho, tendo em vista os principais tipos de chuveiros disponíveis no mercado.
Apesar de muitas pessoas pensarem que chuveiro é tudo a mesma coisa, a realidade não é bem assim. Existem modelos variados e com múltiplas funções, que, dependendo das suas necessidades e da rotina de casa, podem ser mais ou menos interessantes.
Neste post, separamos os 4 principais tipos de chuveiro, além de dar dicas de como escolher o ideal para o seu lar. Boa leitura!
Por que é importante escolher um bom chuveiro?
Já se passou a época em que o banheiro era visto apenas como uma área da residência “sem tanta importância”. Atualmente, esse cômodo tem se destacado bastante nos projetos decorativos e arquitetônicos, principalmente por oferecer bem-estar e conforto aos nossos dias.
Portanto, para evitar problemas, como falta de pressão da água, gasto excessivo com energia elétrica e desconforto durante o banho, é importante optar por um modelo de chuveiro correto para o seu imóvel.
Quais são os principais tipos de chuveiro?
Hoje em dia, existem diversos tipos de chuveiro disponíveis, que podem variar na forma de uso, no formato, na fonte energética e no consumo de energia elétrica. A seguir, selecionamos os mais comuns no mercado. Acompanhe!
1. Chuveiro elétrico
Os chuveiros elétricos são os mais populares do mercado. São bem eficientes e fáceis de instalar, pois o controle de temperatura é feito conforme a abertura da torneira. A sua principal função é a rotulagem multitemperatura. Geralmente, é possível optar por três opções: quente, morno e frio.
2. Chuveiro a gás
Neste caso, o chuveiro funciona por meio do uso de um aquecedor a gás. Para o seu funcionamento, é necessário um sistema hidráulico com uma tubulação adequada.
As principais vantagens de se utilizar esse aparelho é a maior vazão de água, economia, melhor controle de temperatura, segurança, além da possibilidade de alcançar altas temperaturas no inverno.
Já em relação às desvantagens, estão o custo da instalação, a necessidade de manutenção constante e o consumo elevado de água.
3. Ducha
Embora muitas pessoas confundam, chuveiro e ducha não são a mesma coisa. Na ducha, a pressão de água é maior, com a água caindo de forma mais intensa e inclinada.
Normalmente, a ducha é mais utilizada nas áreas externas. Contudo, também pode ser instalada na parte interna da casa, desde que seja feito um projeto adequado. Ou seja, é necessário que a ducha esteja a uma distância adequada da caixa de água.
4. Chuveiro híbrido
O principal benefício oferecido por esse tipo de chuveiro é a economia de energia e água. Ao ligá-lo, a água será aquecida por sua resistência elétrica, assim como um chuveiro convencional. Desse modo, quando a água alcançar a temperatura correta, a resistência é desligada, com o aquecimento podendo ser solar ou a gás.
Como escolher o melhor chuveiro?
Agora que você já conhece alguns modelos de chuveiros, é necessário saber o que avaliar antes de comprar para a sua casa. Entre os principais fatores, podemos citar:
- tensão elétrica – verifique se a potência e a voltagem do chuveiro escolhido correspondem com o disjuntor e o sistema elétrico da sua casa;
- potência do chuveiro – saiba que, quanto mais potente for chuveiro, maior é o consumo de energia elétrica;
- jatos de água – existem os jatos lineares, efeitos cascata, massageadores, entre outros;
- durabilidade do chuveiro – o material mais recomendado nesse caso é o aço inoxidável, pois ele é resistente à corrosão e às temperaturas mais quentes, além de ser bastante higiênico.
Aqui, você pôde aprender quais são os principais tipos de chuveiro, além de ter uma noção melhor de como escolher o ideal para o seu lar. Com certeza, agora você está muito mais preparado para fazer a melhor escolha possível.
O que você achou deste texto? Que tal aproveitar para assinar a nossa newsletter e passar a receber mais conteúdos com ótimas dicas diretamente na sua caixa de entrada?