Está querendo alugar uma casa ou apartamento? Então é preciso ir preparando os documentos para alugar imóvel, antes mesmo de escolhê-lo! Isso porque esse é um processo que envolve uma certa burocracia e, por isso, é importante providenciar a papelada o quanto antes para que não haja atraso na entrega ou, até mesmo, faça você perder o local escolhido.
Para lhe ajudar, a seguir, disponibilizamos um checklist de toda a documentação necessária nesse processo, inclusive das outras partes envolvidas, como o vendedor e fiador. Continue a leitura para conferir!
Documentação do locatário
Para começar, vamos listar os documentos que devem ser apresentados pelo locatário, ou seja, aquele que pretende alugar o imóvel:
Pessoa física
-
Carteira de identidade (RG);
-
Cadastro de pessoas física (CPF);
-
comprovante de rendimento (holerite, carteira de trabalho, contracheque ou imposto de renda, sendo obrigatório que a renda seja igual ou superior a três vezes o valor do aluguel.
Vale ressaltar que o comprovante de renda varia de acordo com a situação empregatícia do locatário. Veja:
-
autônomos ou profissionais liberais: apresentar a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) assinada pelo contador com o número do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e os contratos de prestação de serviços vigentes;
-
aposentados ou pensionistas: apresentar comprovante de recebimentos dos benefícios;
-
comerciantes ou industriais: apresentar o cartão do CNPJ, contrato social da empresa e a Decore (assinada pelo contador com o CRC);
-
trabalhador informal: apresentar declaração que comprove vínculo com o sindicato de classe.
Pessoa Jurídica
Se o locatário for pessoa jurídica, os documentos para alugar imóvel exigidos são:
-
Carteira de identidade (RG) de todos os representantes da empresa;
-
Cadastro de pessoas físicas (CPF) de todos os representantes da empresa;
-
Cartão do CNPJ;
-
Inscrição municipal (para quem vende produtos) ou estadual (para quem comercializa produtos);
-
Contrato social atualizado, contendo todas as alterações, se tiver;
-
Balanço patrimonial (os dois últimos), assinada pelo contador com o CRC;
-
último balancete, assinado pelo contador com o CRC;
-
última declaração de imposto de renda da empresa;
-
comprovante de endereço da empresa;
-
estado civil de todos os representantes da empresa;
-
comprovante de residência de todos os representantes.
É fundamental que o contrato da empresa tenha uma cláusula cedendo direitos aos seus representantes legais, caso contrário, é preciso que os proprietários do negócio providenciem uma procuração concedendo direitos a um ou mais sócios para resolver problemas que podem ocorrer durante a locação do imóvel.
Documentação do locador
Para o locador, isto é, o proprietário do imóvel, a documentação exigida é mais simples:
-
Carteira de identidade (RG);
-
Cadastro de pessoas física (CPF);
-
comprovante de propriedade do imóvel;
-
CGC, contrato social e designação de poderes aos representantes legais (se o locador for pessoa jurídica).
Documentação do fiador
O fiador é ainda a principal garantia utilizada por quem deseja alugar um imóvel. Aliás, as chaves só são entregues após o contrato ser devidamente assinado pelo inquilino e fiador, com firmas reconhecidas em cartório.
Portanto, é importante também deixar a documentação do fiador preparada, caso seja essa a sua opção de garantia. Confira a lista dos documentos para alugar imóvel para o fiador pessoa física:
-
Carteira de identidade (RG);
-
Cadastro de pessoas física (CPF);
-
comprovante de residência;
-
comprovantes de rendimento (carteira de trabalho, contracheque, holerite ou imposto de renda). É obrigatório que a renda seja igual ou superior a três vezes o valor do aluguel;
-
Certidão de ônus Reais (emitido pelo registro de imóveis);
-
cópia do último IPTU do imóvel.
Se o fiador for pessoa jurídica, a documentação é a mesma exigida para locatários empresariais, contudo, é necessário que o contrato social da empresa tenha uma permissão explícita, concedendo a fiança para terceiros.
Caso você não tenha um fiador, há outras opções disponíveis de garantia para alugar um imóvel. Veja como você deve proceder em relação à documentação de acordo com cada modalidade.
Seguro Fiança
Uma das opções mais utilizadas para quem não tem fiador é o seguro-fiança. Para isso, é preciso procurar uma instituição financeira que ofereça o serviço. Geralmente, o valor desse tipo de seguro é equivalente a dois aluguéis por ano.
Após a contratação, é necessário apresentar ao locador os documentos referentes ao seguro-fiança, disponibilizados pelo banco.
Caução
Outro tipo de garantia de locação é a caução, que deve ser depositado em uma conta poupança em nome do locador ou do locatário, cujo valor deve ser equivalente a três aluguéis.
Ou pode ser utilizado também a opção de caução de bens móveis ou imóveis ou em títulos e ações. Em relação à documentação, o primeiro deve ser registrado em Cartório de Títulos e Documentos, e a segunda opção averbada à margem da matrícula, no Registro de Imóveis.
Informações no contrato de locação
Além de toda a documentação exigida por parte do locador, locatário e fiador, é preciso também fazer um contrato de locação detalhado com todas as informações das partes envolvidas, e que preveja situações de adversidade, estipulando medidas, datas, valores e condições de reajustes e taxas a serem pagas. Observe o que precisa constar no documento obrigatoriamente:
-
valor do aluguel e o índice e data de reajuste;
-
garantia de locação. Se não for por fiador, é preciso que a opção escolhida seja expressa (seguro-fiança ou depósito caução);
-
descrição das despesas que ficarão sob responsabilidade do locatário, conforme acordado, como o IPTU, condomínio, entre outras taxas;
-
destino do uso do imóvel, ou seja, se ele será utilizado para fins comerciais ou residencial;
-
vigência do contrato (não podem ter duração inferior a 30 meses);
-
termo de vistoria com todos os detalhes e condições do imóvel (pintura, parede, piso, janelas etc);
-
multa rescisória, caso o locatário deixe o imóvel antes do período acordado no contrato (no geral, o valor da multa é equivalente a três meses do aluguel);
-
assinatura do contrato de todos os envolvidos.
Conforme visto, há uma série de documentos para alugar imóvel. Por isso, é muito importante ficar atento ao que você deve apresentar, além da papelada das outras partes envolvidas. Nesse momento, o ideal é contar com uma imobiliária de confiança, que dispõe de profissionais especializados no assunto, tornando o processo muito mais fácil e seguro.
Está com problemas nos documentos para alugar imóvel? Nós podemos ajudar! Entre em contato conosco agora mesmo.