[dez/21] Saiba como realizar decoração de varanda da casa nova!

6 minutos para ler

Parede de cimento queimado pode ser um ótimo começo para decorar a varanda da casa nova. O fato é que esse espaço tem grande importância na decisão de compra e na própria experiência de moradia. Por isso, há uma forte tendência para valorizar o local por meio de uma organização que preze por conforto, adaptação e estética.

Após a leitura deste artigo, você entenderá qual é, realmente, a importância da decoração de varanda para uma casa. Logo, saberá como fazer a ornamentação do espaço e quais são os melhores caminhos para realizar esse processo, levando em conta a utilização de texturas, a importância da versatilidade e da relação conforto e beleza. Vamos lá?

Qual é a importância da decoração de varanda para a casa?

Cada cômodo de uma casa guarda uma função principal que se relaciona com o ambiente por completo. A varanda é um local de descompressão, relaxamento, meditação, festas e lazer. Em determinados momentos, ela é uma extensão da sala de estar ou, até mesmo, pode ser um local para tirar um cochilo. Além disso, em muitos projetos, a varanda da casa integra a decoração da fachada.

Dessa maneira, pensar na estética desse espaço é um ato de valorização do imóvel e da qualidade de vida dos moradores. Afinal, estar em um ambiente aconchegante adiciona a sensação de segurança e acolhimento até para aqueles que visitam o local pela primeira vez.

Como fazer a ornamentação desse espaço?

Ao pensar no modo de organizar cores, texturas, bancos e objetos na varanda, você precisa levar em conta dois fatores principais: o clima e o tamanho desse espaço. Se o local recebe muita ventania, não é indicado manter plantas com arbustos nem objetos leves que sejam impactados pela força do vento.

Além disso, um local com muita incidência de sol durante a tarde, que é um período de radiação mais intensa, deve ter revestimentos capazes de suportar o desgaste. É preciso entender que as ideias de decoração são a soma de estética + contexto do local. Muitas dicas de decoração que parecem ficar incríveis podem resultar em algo bem diferente quando colocadas em prática.

Por isso, também é válido destacar as práticas de utilização da varanda. Observe se há um fluxo grande de pessoas, se são realizados exercícios físicos, se há pets, por exemplo. Isso influencia a escolha do piso, dos móveis e da forma de organização do espaço.

Uma forte tendência é a valorização estética de todos os espaços da casa. A tecnologia e a disseminação de informações facilitaram o entendimento da moradia como um pequeno ecossistema, onde os ambientes complementam, de modos diversos, a experiência do lar.

Quais são os melhores caminhos práticos para realizar a decoração?

É interessante seguir alguns direcionamentos para acertar na hora de realizar a decoração da varanda. Logo, ter em mente o raciocínio da harmonização é uma importante ferramenta. Mas como isso funciona? Cada elemento de um ambiente “conversa” com o outro de modo a anular, adicionar ou contrastar.

Por exemplo, uma parede de cimento queimado, que tem o cinza como característica discreta e sofisticada, sugere elementos que adicionem mais neutralidade ou contraste. Então, um pequeno sofá acinzentado com almofadas de cores fortes como azul, vermelho e amarelo está de acordo com os princípios de harmonia. Veja abaixo outras dicas fundamentais.

Utilize texturas

Texturas dão profundidade e movimento ao ambiente. Elas podem ser encontradas em revestimentos, tapetes e quadros. Além disso, são ótimas para destacar ambientes monocromáticos de uma maneira sofisticada e múltipla. Uma ótima dica é apostar em elementos de texturas pontuais, como peças verticais de macramê ou esculturas em miniatura afixadas na parede.

Saiba a importância da adaptação

Pense em peças que possam se adaptar ao espaço. Desse modo, você pode aumentar o leque de possibilidades decorativas. Bancos de tamanhos, alturas, texturas e acabamentos variados, jarros com plantas e almofadas são excelentes formas de aumentar o dinamismo da ornamentação.

Apostar em objetos atemporais também é uma atitude inteligente. Afinal, por mais que se tenha o desejo de redecorar um ambiente ao longo do tempo, aproveitar a permanência de certas cores, desenhos e texturas do espaço é uma forma de conferir identidade ao local e, com isso, aumentar a sensação de lar.

Pense na relação conforto e beleza

Em alguns momentos, apostar na beleza isolada de uma peça, como uma luminária grande e cheia de texturas, pode ser ótimo para dar impacto estético ao local. Mas, a longo prazo, isso pode não ser a melhor resposta para garantir o bem-estar ao frequentar o ambiente da varanda. Assim, opte por investimentos que dialoguem com o conforto e a beleza.

Ficou em dúvida? Prefira utilizar materiais resistentes em peças que não se desvalorizem com o tempo. Desse modo, você garante um bom investimento, como a colocação de revestimentos resistentes e sofisticados ou a compra de bancos, ou estantes, de madeira de lei. Então, mesclar com peças mais chamativas, porém menos dispendiosas, pode ser uma fórmula interessante para essa decoração.

Priorize a simplicidade

Simplicidade não significa desleixo, mas, sim, saber fazer as escolhas certas, gerando sofisticação e beleza com poucos e sábios recursos. Desse modo, ao priorizar a simplicidade, você pode adquirir o hábito de entender como a escolha de um simples tapete verde pode fazer total diferença na presença de bancos brancos, por exemplo. Comece pelo simples como forma de chegar a resultados incríveis.

Como você entendeu ao longo da leitura deste post, estar consciente da importância da decoração de varanda da casa nova é um diferencial que adiciona bem-estar à experiência do lar. Uma parede de cimento queimado, por exemplo, combinada com móveis de uso versátil, que possam ser facilmente transportados, é uma ótima escolha.

Conversar com amigos e conhecidos sobre dicas de decoração pode ser uma ótima forma de começar a planejar a mudança. Faça isso de modo simples e fácil. Sabe como? Basta compartilhar este post agora nas redes sociais e perguntar quem já decorou a varanda.

Posts relacionados

Deixe um comentário