O que é Solarium e quais são seus benefícios? Confira!

6 minutos para ler

O espaço do prédio pensado para receber os melhores raios solares, gerando bons momentos de bem-estar. Essa é a resposta para o que é Solarium. Pensando nisso, este conteúdo mostra os benefícios que o lugar pode trazer. A qualidade de vida gerada pelo contato com a natureza e a circulação de ar são encontrados nesse ambiente de lazer.

Na área externa ou mesmo no apartamento, o Solarium aumenta a sensação de bem-estar. Ao tomar o banho de sol, a vitamina D é ativada, melhorando a saúde óssea e o sistema imunológico. O espaço pode ser um respiro importante no cotidiano agitado da metrópole. Adiante, entenda como utilizar o Solarium e para quem ele é indicado.

O que é Solarium?

O nome em Latim significa algo ligado ao sol. Para o universo da arquitetura, Solarium é a parte do prédio ou apartamento pensada para receber a luz do sol. Dessa maneira, os raios que invadem pela manhã, menos agressivos e mais saudáveis, são os melhores. Contudo, com a ajuda de plantas e materiais adequados, é possível aproveitar o sol em qualquer horário nesse espaço.

Se o local estiver posicionado a leste, o sol que entra pela manhã poderá se espalhar mais confortavelmente em um ambiente aberto. Dessa maneira, com um jardim de folhagens menos fechadas. Porém, caso esteja posicionado a oeste, os raios aparecem no período vespertino, solicitando maior cobertura e filtração.

Qual a função?

A função do Solarium é trazer lazer e bem-estar. Você pode aproveitar banho de sol, boas leituras, meditação ou exercícios físicos por lá. O ambiente mostra uma oportunidade para adicionar calmaria a vida desafiadora da metrópole. Ele pode ser o seu lugar de higiene mental. O desejo de permanecer em casa.

Sabe aquele momento após uma reunião que demandou muita energia? O Solarium é o canto onde a sua mente pode se transportar, com a promessa de que em breve, no final de semana, por exemplo, você desfrutará do espaço. São espaços que podem ficar próximos às piscinas do condomínio, ou até integrá-las em sua área.

Quais características?

O Solarium pode ser uma área externa comum oferecida pela estrutura de lazer do prédio. Adicionalmente, também é pensado como espaço interno do projeto do apartamento. Dentre as suas características, se destacam a existência de jardins, com folhagens variadas, com uso de pergolados.

Ainda, a inserção de móveis como bancos, cadeiras, espreguiçadeiras. A área fica geralmente localizada para uma vista que favoreça o clima de relaxamento. No caso de Solarium privativo, o projeto é pensado para otimizar a luz não só no ambiente reservado, mas também no apartamento todo.

Nesse sentido, paredes transparentes ou vazadas, que favoreçam a entrada da iluminação natura aparecem na proposta. De modo geral, o direcionamento para a construção de um Solarium é trazer atributos que gerem conforto para um ambiente com muito verde.

Para quem é indicado?

Indicado para todas as pessoas que desejam quebrar a rotina de poluição, engarrafamento, horários urgentes e concreto. O espaço é feito para lembrar que há tempo para as delicadezas do sol.

Talvez resida aí a conexão para o que é Solarium. A família toda pode aproveitar o espaço que é um incentivo para colecionar bons momentos na memória.

Quais os benefícios?

Como comentamos acima, os benefícios de adquirir um imóvel com Solarium são aqueles que facilitam o contato com a natureza. Dessa maneira, selecionamos algumas das vantagens para o corpo e mente ao inserir na rotina a permanência nesse espaço de sol.

Reposição de energias

Reservar mais de um local para repor as energias é uma maneira de estar mais ativo nos afazeres diários. Sabe-se da importância de manter ao menos um espaço específico para a limpeza da mental.

Contudo, o Solarium é oportuno para multiplicar as possibilidades de focar em si. É nele onde bons raios de sol são absorvidos pela pele, o que ativa a vitamina D. O resultado é o fortalecimento dos ossos e das defesas do corpo.

Espaços de encontros afetuosos

Chamar os amigos para boas conversas no final de semana é uma ótima ideia de uso para o Solarium. Com o frescor do jardim e a vitalidade do sol, a atividade é um modo singular e marcante de fortalecer afetos.

Além disso, o espaço garante uma iluminação diferenciada do ambiente, fazendo com que seja mais receptivo e caloroso.

Pequena floresta solar

Plantas proporcionam a ideia de espaço dinâmico e convidativo para o descanso. O uso de vegetações que apresentem grandes volumes verdes, com folhagens espaçosas pode ser aliado a outras mais discretas.

Cactos e rosas do deserto que amam o sol, ao lado pequenas árvores como cerejeiras e romãs. Isso pode ser aliado a plantas de sombra, organizadas em pequenas áreas cobertas do Solarium.

Iluminação natural

A iluminação natural pode ser intensificada pelo filtro do verde das plantas. O resultado é uma harmonia de temperaturas e exposição sutil da entrada da luz solar. O Solarium é o ambiente perfeito para aproveitar o máximo dos raios solares.

Como utilizar o Solarium?

Apesar de preferencialmente ser utilizado durante os melhores horários de sol, o Solarium é um espaço versátil. Ele pode ser utilizado durante a noite para aproveitar o frescor do oxigênio liberado pelo jardim. Uma boa dica é levar uma jarra com água saborizada (fatias de limão-siciliano, pepino, tomilho e hortelã). Assim, você garante hidratação e aproveita os raios solares.

Aproveite dos benefícios de um Solarium com o Solaz Vila Mariana. A oportunidade de moradia está localizada no bairro que é sinônimo de tradições e bem-estar, com infraestrutura ampla e variadas opções de lazer, cultura e entretenimento. O lançamento imobiliário conta com opções de apartamentos de 19 a 148 m².

Hoje você aprendeu o que é Solarium e os seus benefícios no aumento da qualidade de vida. Esse espaço, que pode ser interno ou externo ao apartamento, é pensado para aliar bons banhos de sol a momentos de lazer, como leituras, encontros que geram afetos, meditação e exercícios físicos.

Gostou de conhecer mais sobre esse assunto que é o sonho de aquisição de quem preza por harmonia, conforto e qualidade de vida? Então aproveite e deixe seu comentário sobre os pontos que mais se identificou.

Posts relacionados

Deixe um comentário