Quem nunca se deparou com a seguinte situação: está em casa, vai iniciar a cozinhar e percebe que esqueceu de comprar algum ingrediente? Ou até mesmo bateu aquela vontade inesperada de comer um docinho e não tem nada em casa? Pois é, é algo comum de acontecer, não é mesmo?
Mas já surgiram com a solução para isso também. E devemos agradecer às startups, que pensam em todos os detalhes para otimizar o dia a dia.
A nova tendência é ter dentro dos condomínios mercadinhos onde você pode adquirir produtos. A ideia foi desenvolvida e aplicada durante o isolamento gerado pela pandemia do coronavírus e segue sendo top trend nos prédios residenciais e comerciais.
E não estamos reclamando, porque realmente ajuda ter essa facilidade disponível, não é mesmo? Para entender melhor como aconteceu o boom dessa nova tendência, acompanhe o artigo a seguir!
O que é o mercadinho em condomínio?
O queridinho do momento, mercadinho em condomínio, é uma tendência muito vista dentro de prédios comerciais e residenciais.
Consiste em alocar um mini mercado dentro da área comum dos prédios, deixando os produtos disponíveis para que os moradores possam somente descer de seus apartamentos e comprá-los. Tudo de forma automatizada, sem a necessidade de um suporte humano de funcionários.
Por que o mercadinho em condomínio surgiu?
O mercadinho em condomínio surgiu durante a pandemia de coronavírus, mas veio para ficar. A ideia era trazer mais autonomia para o consumidor e melhorar a sua experiência de compra.
Durante o período de isolamento, startups surgiram com essa ideia para facilitar a compra de produtos, sem a necessidade de sair do prédio somente para ir ao mercado. Então, disponibilizaram dentro dos prédios uma área com diversos produtos para compra.
Como funciona o mercadinho?
Esse tipo de mercado funciona 24h, pois não há a necessidade de um funcionário humano trabalhando. O “honest tech market”, que é outro termo utilizado para esse tipo de funcionamento, consiste em pegar o que necessita e realizar o pagamento nas máquinas disponíveis.
Os produtos ficam dispostos, as bebidas alcoólicas com o devido controle, para menores de idade não terem acesso. Então, é simples: o cliente chega, pega o que deseja e paga. As empresas que trabalham no ramo costumam destinar uma média de 5% para o caso de furtos, porém, é um inconveniente que vem diminuindo com o tempo.
Por que o mercadinho em condomínio veio para ficar?
Essa tendência, pelo o que tudo indica, não é igual as outras, que são efêmeras. O mercadinho em condomínio veio para ficar. Antes era só possível ver esse tipo de serviço oferecido dentro de prédios de luxo. Hoje em dia é mais acessível, é possível encontrar em diversos condomínios.
Isso é justificado pelo fato de que o mercadinho em condomínio traz diversos benefícios, como:
- Segurança: é bem mais seguro, pois você não precisa se deslocar para fora do seu prédio para fazer uma compra pequena, emergencial, principalmente à noite;
- Praticidade: é extremamente prático, pois só é necessário descer, comprar, pagar e voltar para o conforto do seu lar com tudo o que precisa;
- Conforto: não há dúvidas de que é uma possibilidade que gera bem estar para os moradores, devido a todos os benefícios anteriores;
- Confiabilidade: essa prática exercita a confiabilidade, ou seja, o ato de confiar na honestidade do outro, que é uma atitude que possibilita o desenvolvimento de diversos outros tipos de negócios seguindo a mesma linha.
- Horário de funcionamento: como não necessita de funcionários, pode funcionar 24h, isso é extremamente benéfico, pois é uma solução para faltas de produtos só verificadas na madrugada, por exemplo. Momento em que nem os famosos apps de entrega de alimentos e produtos por aplicativos tem muitas opções disponíveis.
Como é a parte interna do mercadinho?
Cada empresa investiu em um tipo de estrutura. Umas fazem o mercadinho aproveitando a própria área do prédio. Outros fazem dentro de um container (que também é tendência, convenhamos). Qualquer uma das duas formas são benéficas para o que o mercadinho em condomínio propõe.
O mix de produto é feito cuidadosamente. Oferecendo principalmente alimentos e produtos não perecíveis. Porém, também é possível encontrar alguns tipos de frutas e verduras, já dispostas em embalagens e devidamente pesados. O que também já faz parte da praticidade.
É muito diferente do mercado comum?
A diferença do mercadinho em condomínio para o mercado comum são algumas. A primeira é a forma de pagamento, conhecida como self checkout, onde o próprio comprador realiza todo o processo de finalização da compra e auto cobrança.
A outra diferença é a quantidade de produtos. Como a área disponível é menor do que a de um mercado comum, não é possível colocar uma grande quantidade de produtos. Porém, é possível encontrar os essenciais e mais necessários em momentos de imprevistos.
Como é feito o abastecimento?
Cada empresa lida com o abastecimento de uma maneira, porém, é comum os fornecedores já contarem com essa necessidade no período da proposta de inserir o mercado dentro do condomínio, analisando as rotas necessárias e facilidade de acesso ao prédio antes de instalar o mercadinho de condomínio, com o fim de oferecer o melhor serviço e mix de produtos.
Por conseguinte, agora que já sabe de todos os detalhes sobre essa nova tendência, temos a dizer que ela surgiu na pandemia, mas que veio para ficar. É cada vez mais fácil encontrar esse tipo de serviço dentro dos prédios. É uma característica que moderniza o condomínio, mostra que ele acompanha o movimento do mercado global e as atualidades. Em tempos de imediatismo, todos queremos a maior facilidade possível no nosso dia a dia.
Assim como o home office, que foi descoberto na pandemia do coronavírus e se tornou realidade para grande parte das empresas, o mercadinho em condomínio tem o mesmo destino.
Apresenta tantos benefícios para o consumidor, que daqui pra frente só tende a crescer e se desenvolver cada vez mais. Sabendo disso, quando for procurar um imóvel, veja se tem esse benefício interno.
A Fernandez Mera conta com empreendimentos que facilitam muito a vida das pessoas no dia a dia, que possuem mercados no térreo e faz parte da área comum do empreendimento! Por exemplo o Ar Planalto!
Gostou do artigo? Agora que sabe todos os detalhes sobre o mercadinho em condomínio, entre em contato conosco para que possamos indicar alguns condomínios que oferecem esse serviço!