Ter um home office eficiente e produtivo é o desejo de uma parcela considerável de trabalhadores que mudaram a rotina em função da pandemia, causada pelo Covid-19.
A popularização deste formato de trabalho trouxe diversos benefícios, como o tempo economizado com trânsito, a flexibilidade e a possibilidade de desfrutar do conforto do lar. Com a autonomia de definir os próprios horários, há também novos desafios.
Encarar a sua casa como um espaço de trabalho e estudo é uma tarefa que requer organização. Achar o melhor formato para home office exige atenção, disciplina e paciência com as tentativas de melhoria, especialmente por que esta modalidade aproximou as atividades domésticas das demandas de trabalho.
Continue a leitura para aprender a como se organizar melhor no home office!
1.Tenha paciência e estabeleça objetivos
A pandemia de Covid-19 estabeleceu a cultura do home office. O efeito disso parece integrar a prática como mais uma modalidade de contratação. Muitas pessoas não imaginavam a permanência de exercer a profissão no lar.
O crescimento dessa forma de trabalho também gerou frustração para aqueles que gostariam de voltar para os escritórios. O fato é que a atividade contínua de home office não tem fórmula definitiva, mas é um processo rotineiro. O novo hábito demanda paciência, pois erros são naturais de acontecer para que acertos apareçam.
2.Adquira novos hábitos
Hábitos adquiridos durante anos de trabalho presencial não desaparecem com facilidade. Eles são um aviso para ponderar algumas continuidades. Ainda que a mobilidade seja um aspecto fundamental para a escolha da moradia, essa questão também passa a integrar sua rotina em home office.
Outro exemplo dessa situação é o uso de roupas de trabalho. A permissão para utilizar pijama ou trajes menos alinhados com o ambiente empresarial é um perigo na percepção cerebral de que você está trabalhando.
A nossa memória associa uma camisa de botão e até o desconforto no uso de calçados por tempo prolongado com a manutenção de atenção no trabalho. Seja mais cuidadoso e gradual nessa passagem de hábitos. Separe roupas específicas para usar enquanto trabalha.
3.Cuide da sua saúde e não abra mão de uma estrutura adequada
Problemas nas articulações e na coluna são fatores que podem ocorrer com maior facilidade no home office. Muitas pessoas apenas adaptaram os recursos que já tinham em casa para iniciar o trabalho. O uso, a longo prazo, de cadeiras não ergonômicas podem resultar em escoliose, hérnia de disco, corcundez e lesão por esforço repetitivo.
Além dessas complicações, a permanência prolongada em uma cadeira facilita o aparecimento de problemas circulatórios, como varizes e pode levar ao encurtamento muscular. Ainda, há o perigo de cisto pilonidal, doença inflamatória gerada pelo encravamento de pelos na região do cóccix. Um dos fatores de aparecimento é justamente a produção de suor nessa região aliado ao abafado das condições.
Opte por cadeiras ergonômicas teladas para evitar o calor. A altura do computador deve acompanhar a linha dos olhos. Utilize suportes para aumentar a elevação da tela. O mesmo acontece com a da cadeira, que deve formar um ângulo de 90 graus no joelho.
4.Beba água e garanta o alongamento do corpo
Hidratação é fundamental para evitar pedras nos rins, mas também é um lembrete para alongar o corpo. Beber água em pequenas quantidades ao longo do dia de trabalho gera a necessidade de ir ao banheiro com alguma frequência, o que é uma oportunidade para alongar as pernas.
Apenas o percurso de se levantar da cadeira, ir ao banheiro e voltar para a estação de trabalho ajuda a melhora da circulação sanguínea.Os momentos de estresse podem ser minimizados se você estiver bem hidratado.
Células hidratadas absorvem melhor os nutrientes e o oxigênio. A simples ação faz a diferença no cotidiano do corpo e da mente. Reserve uma garrafa de água de no mínimo 1,5 litros. Dessa maneira, você diminui a necessidade de repor muitas vezes a água e concentra o tempo de trabalho.
5.Escolha um ambiente calmo, iluminado e ventilado
Uma das dicas para home office que talvez seja mais complicada de seguir é essa. Ela diz respeito diretamente a arquitetura do lar. Nem sempre é possível um ambiente que agregue silêncio, iluminação natural e temperatura agradável. Mas há possibilidades de adaptação.
Existem diversos abafadores de ruídos (uma espécie de headphone) disponíveis no mercado. Eles são eficientes no aumento da concentração. Fones que contenham isolamento acústico também são uma opção para quem prefere música enquanto trabalha.
Ar condicionado ou ventilador resolve a questão da temperatura, porém requerem gasto de energia elevado em função das horas de trabalho. Roupas leves, banhos de água fria e a própria hidratação que falamos no tópico anterior contribuem para lidar melhor com a situação.
6.Antecipe medidas para lidar com problemas inesperados
A internet pode cair, a energia pode acabar. O home office é passível de desafios inesperados. Muitos fatores podem afetar a produtividade. Evitar que isso aconteça é uma forma de manter o bem-estar e não acumular trabalho.
Por isso, conserve a bateria sempre carregada do notebook e celular. Pense estratégias de como continuar produzindo caso a internet acabe.
7.Não se esqueça dos momentos de ócio
É certa a necessidade de tirar alguns momentos de ócio para conseguir manter a produtividade. Mas para cada pessoa essa equação funciona de modo distinto. Algumas lidam bem com o método Pomodoro, por exemplo. Ele atua na divisão do trabalho em períodos com intervalos de descanso. Intervalos de 10 ou 15 minutos a cada 30 minutos de produção.
Até uma ida a um supermercado ou resolução de pendências externas são oportunidades para se desligar momentaneamente do trabalho. Um dos fatores que cansam o home office é a sobrecarga dos músculos do olho responsáveis por focalizar pequenas distâncias.
Por isso, é necessário pausas para exercitar a visão para grandes distâncias. Nesse caso, é válido olhar a paisagem da janela por alguns minutos, isso atenua o excesso de força dos músculos da retina.
Todas as dicas para home office que você aprendeu demandam organização. Beber água, escolher boas cadeiras, mesas e apoios que não exijam da coluna são pontos que ajudam a autonomia nessa nova modalidade. Dessa forma é possível ter uma semana confortável, produtiva e motivada.
Achou este conteúdo relevante para a melhoria da sua rotina? Compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude seus colegas a evitar problemas no home office!