O jardim de inverno, conhecido também como jardim interno, está cada vez mais popular e é uma forma bem simples e prática de levar a natureza para dentro do lar. Ao montar um jardim de inverno em casa, você consegue desfrutar da presença de plantas sem ter que construir um quintal ou uma varanda, por exemplo.
Esse espaço acaba trazendo relaxamento e muita tranquilidade para os moradores. Ele exalta a beleza do paisagismo e, ao mesmo tempo, se torna um espaço aconchegante para bater um papo com os amigos, ler um bom livro ou curtir um momento livre em família.
Mas você deve estar se perguntando: como montar um jardim de inverno? Preciso inserir móveis? E quais plantas combinam com esse ambiente? Bom, pensando em ajudar, trouxemos algumas dicas infalíveis! Acompanhe e saiba mais sobre como fazer jardim de inverno e criar um ótimo espaço de lazer.
O que é um jardim de inverno e como ele funciona?
Antes de falarmos sobre como você pode montar seu jardim de inverno, vamos entender o que é e como ele funciona. Bom, antes de qualquer coisa, é importante mencionar que ele surgiu em países bastante frios, já que as temperaturas baixas acabam atrapalhando o cultivo de algumas plantas na parte externa.
Então, a solução foi levar a terra e as mudas para locais protegidos dos ventos. Dessa forma, o resultado foi a criação de um espaço anexado às casas, ficando ao lado da cozinha, sala, varanda e corredor.
Embora o jardim de inverno tenha sido construído para locais mais frios, é totalmente possível montá-lo em regiões tropicais, como aqui no Brasil. Para nós, esse tipo de jardim passou a ser uma alternativa bem popular, sobretudo para as pessoas que moram em residências menores, como os apartamentos.
Além de deixar o lar mais verde e bonito, quando você tem um jardim de inverno no Brasil, você purifica e refresca seu espaço. Então, o jardim de inverno deixa a casa mais arejada e ainda contribui com o visual do ambiente. Sem contar que ele pode ser usado para separar espaços e ter um cantinho para relaxar dentro da residência.
Como montar um pequeno jardim de inverno no apartamento?
Veja, abaixo, as melhores dicas para montar seu jardim de inverno no apartamento!
Escolha o espaço
Alguns imóveis já são planejados com um ambiente destinado ao jardim de inverno. Mas, caso o seu apartamento não tenha essa área verde interna, o primeiro passo é escolher um espaço bem iluminado e arejado para montar o seu.
Pode ser no corredor, embaixo da escada, na sacada, na sala ou até mesmo no lavabo. Esse ambiente pode ou não contar com um teto de vidro, o que ele precisa é ter uma boa iluminação natural.
Procure inspirações
Depois de escolher o espaço ideal no seu apartamento, o próximo passo é procurar por inspirações. Comece a pesquisar para analisar alguns já prontos ou até mesmo visite algumas residências.
Na sala de estar, por exemplo, é comum ter uma parede de vidro, para que seja possível ver o jardim de dentro da sala. Ele acaba sendo parte da decoração do local. Já no corredor, muitas vezes, as pessoas fazem a decoração com plantas baixas, pois assim não atrapalha a circulação do ambiente. Você vai encontrar ótimas ideias para poder montar um jardim de inverno bem lindo e criativo.
Selecione as plantas adequadas
A dica aqui é escolher as plantas que se adaptem bem ao interior da sua casa. Podemos citar alguns exemplos interessantes:
- samambaias;
- lírios da paz,
- lança de São Jorge;
- comigo-ninguém-pode,
- palmeiras e
- bromélias.
Uma ideia legal também é cultivar uma horta pequena de temperos, como cebolinha, salsinha e chás, como melissa, hortelã e boldo.
É importante lembrar que as plantas no jardim de inverno vão precisar de certos cuidados, como podas, regas, controle de pragas e adubação. É preciso saber como cuidar de cada planta. Assim, você vai ter um jardim lindo e saudável por um longo tempo.
Caso você não tenha tempo para esse cuidado, o mais indicado é escolher as espécies que são mais resistentes e fáceis de cuidar, como os cactos e as suculentas.
Escolha os móveis
Você pode inserir alguns móveis no seu jardim de inverno para que ele fique mais aconchegante. Alguns exemplos interessantes são as poltronas, mesas com cadeiras, bancos e a namoradeira. Porém, lembre-se de que o ambiente é pequeno, logo, não se pode exagerar na quantidade de móveis.
Pense na decoração
Se você tiver alguns cuidados com a decoração, você consegue deixar seu jardim ainda mais lindo. Por exemplo, instalar um deck de madeira no chão ou então investir em uma parece mais rústica. A decoração do seu jardim de inverno pequeno no apartamento também pode ter vasos, lareira ecológica e fontes de pedra. Vai ficar incrível.
Por que ter um jardim de inverno?
São muitas as vantagens de ter um jardim de inverno em casa. Trouxemos algumas delas a seguir. Confira!
Mais iluminação para a casa
Geralmente, esses jardins são todos certados por vidros, tendo uma grande abertura. Isso, sem dúvidas, traz a iluminação de fora para dentro da residência. Além de ter um lar mais iluminado, você também ganha uma maior circulação de vento.
Mais verde
Montar um jardim de inverno é uma ótima forma de trazer a natureza para mais perto de você, com isso, você deixa sua casa ainda mais agradável. O jardim vai proporcionar uma beleza incrível e dar aquele clima natural para a sua moradia.
Área destinada para descanso
Se você gosta de ter um canto mais natural para descansar ou ler um livro, saiba que o jardim de inverno é a escolha certa. Você consegue deixar o local ainda mais aconchegando ao inserir mesinhas, banquinhos ou até uma rede, dependendo do tamanho do seu jardim de inverno.
Aumento de qualidade de vida
Um lar bem ventilado e iluminado acaba contribuindo para a sensação de alegria e de bem-estar dos moradores. Além de garantir boa iluminação, ventilação e beleza ao ambiente, o jardim de inverno também transmite as propriedades terapêuticas das plantas, quando você opta por tê-la no espaço. Escolha as plantas certas e se surpreenda com o resultado!
Enfim, esse é um jardim que está em alta e que vai permanecer assim por um longo período. Então, vale muito a pena pensar em um projeto que inclua esse espaço ou investir em um imóvel que já tenha esse ambiente tão agradável.
Bom, aqui você pôde conferir dicas relevantes para montar um jardim de inverno na sua casa. De forma resumida, isso vai envolver a escolha do espaço ideal, a composição com os móveis, a seleção das plantas considerando as características do ambiente, o uso do revestimento adequado e demais elementos de decoração que você achar importantes.
E aí, gostou das dicas para montar seu jardim de inverno? Aproveite para cadastrar seu e-mail em nossa newsletter, pois assim você continua por dentro das novidades e dicas!