É possível instalar banheira em apartamento? Saiba!

4 minutos para ler

Muitas pessoas sonham em ter uma banheira em casa e, em muitos casos, é possível instalar banheira em um apartamento. Tomando os devidos cuidados, você pode realizar esse sonho. Já pensou chegar depois de um dia pesado de trabalho e poder tomar um banho relaxante na sua banheira?

Hoje trouxemos algumas informações essenciais para você saber se pode ou não instalar uma banheira no seu apartamento e tomar uma decisão consciente. Entenda agora!

Quais são as vantagens de instalar banheira no apartamento?

A principal vantagem de ter uma banheira em casa é o relaxamento que ela proporciona. O contato com a água é comprovadamente benéfico para as pessoas, porque lembra o contato com a natureza e promove bem-estar. Pense, por exemplo, em um mergulho no mar, rio ou cachoeira e como essa atividade traz a sensação de descanso. A banheira é uma forma de trazer um pouco desse efeito para o seu apartamento.

Além do relaxamento, outra vantagem dos banhos de banheira é a revitalização do corpo e da mente. Não é à toa que os spas exploram diferentes tipos de banho buscando essa qualidade. Um banho de imersão na banheira, com sais de banho, velas e música adequada pode funcionar como um dia de férias, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade.

As banheiras podem, ainda, servir como opção de lazer, como é o caso de jacuzzis e ofurôs. Eles podem ser instalados em uma varanda e abrigam de quatro a oito pessoas, sendo ideais para receber amigos e familiares e ter um momento de relaxamento em grupo.

Como saber se é possível instalar uma banheira no seu apartamento?

Uma banheira cheia de água pode pesar em torno de 300 quilos, então, é necessário saber se a estrutura do apartamento está preparada para receber essa carga extra. Por isso, é importante consultar o manual do condomínio e um especialista, como um engenheiro. Esse profissional pode analisar a estrutura existente para que você instale a sua banheira com segurança.

Além disso, as banheiras de hidromassagem também exigem uma infraestrutura elétrica e hidráulica específica. Verifique se será preciso trocar algum encanamento, ajustar a tubulação de esgoto e se a carga elétrica extra será suportada pelas fiações existentes. Pode ser necessário fazer alterações nos circuitos elétricos e disjuntores para instalar uma banheira no seu apartamento.

Como cuidar da sua banheira?

Depois de tomar os devidos cuidados, é hora de escolher o modelo da sua banheira. Existem banheiras embutidas na alvenaria, banheiras de sobrepor, com ou sem hidromassagem. Algumas banheiras são específicas para áreas externas e são fabricadas em materiais mais resistentes ao sol e outras intempéries.

As banheiras exigem cuidados para durarem por mais tempo. O primeiro cuidado é sempre com a limpeza e a higiene. É recomendável lavar as banheiras, pelo menos, uma vez na semana, utilizando produtos de limpeza neutros e não abrasivos. Verifique o manual do produto e veja se será necessária a aplicação de cera periodicamente, uma vez que esse produto pode manter a banheira com um aspecto espelhado.

Além disso, nunca ligue o motor da banheira com ela vazia. Todos os dispositivos de hidromassagem devem estar cobertos por água antes de ligá-la. Eles também não podem ser obstruídos durante o uso. Para cuidar bem da sua banheira, esteja sempre com o manual de instruções em mãos, pois cada modelo exige cuidados diferentes.

Agora que você já sabe as vantagens de instalar banheira em apartamento e os cuidados que devem ser tomados, está pronto para escolher a sua e relaxar.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com os seus amigos nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário