Quais as vantagens do bicicletário em condomínio? Confira

4 minutos para ler

O uso de bicicletas no Brasil cresceu com o passar do tempo. Assim, os prédios devem adaptar-se a essa nova realidade. Uma delas é ter um bicicletário em condomínio, o que possibilita guardar as bikes de maneira correta e segura. 

Um bicicletário no condomínio é obrigatório desde 2013. Segundo o Decreto 53942, os prédios residenciais antigos devem adequar-se por meio de reforma, enquanto os novos já devem seguir a legislação desde o princípio.

Logo, esse espaço deve ter 2 metros de altura, no caso de ambiente fechado, e distância de, no mínimo, 75 cm entre os suportes. Essas medidas são essenciais para guardar as bikes da forma ideal, sem transtornos entre os moradores. Além de informações como essa, veja as diferentes vantagens de se ter bicicleta em condomínio. Confira o texto na íntegra!

O que é um bicicletário?

Um bicicletário é um local reservado dentro do prédio para guardar as bikes com segurança e eficiência. Os prédios novos já têm um ambiente para esse fim, porém os mais antigos devem providenciar um espaço para atender à lei. Essa ação deve ser combinada em assembleia com os moradores do prédio, para, posteriormente, escolher o tipo, como:

  • com ganchos na parede – positivo para espaços pequenos;
  • de chão – fácil de resolver e mais acessível;
  • depósito com proteção com uma porta ou senha para liberação das bikes.

O bicicletário em condomínio deve seguir as regras definidas em reunião. Assim, o condomínio não é obrigado a assumir a responsabilidade sobre roubos, danos e furtos aos equipamentos. No caso de bikes profissionais e caras, é recomendável que essas sejam guardadas em casa.

Quais são as vantagens de um bicicletário em condomínio?

Existem diversas vantagens em ter um bicicletário em condomínio. Veja quais são elas, a seguir.

Economiza espaço no apartamento

O ideal é que o local fique na garagem, conforme a legislação. Desse modo, o espaço no apartamento não precisa ser utilizado para essa finalidade. Isso facilita a mobilidade com a bike e a organização da casa.

Promove atividade física e saúde

Ter esse local para colocar a bike de forma confortável no prédio é uma excelente forma de incentivar a prática de exercício físico, facilitando o dia a dia de quem quer adotá-la como um hobby. Além do aspecto da saúde, pois pedalar promove uma maior queima de gordura, contribuindo para a aceleração do metabolismo, ainda gera bem-estar. Portanto, trata-se de um hábito muito saudável para adotar.

Agiliza a guarda da bike

O processo de pegar e guardar a bicicleta fica mais seguro e ágil quando existe um bicicletário em condomínio. Um bom exemplo é o empreendimento ARA FARIA LIMA, que já possui esse espaço incluso na infraestrutura.

Melhora a saúde mental

Pedalar também é primordial para a saúde mental, pois é um hábito saudável, que faz com que a pessoa tenha um contato maior com a natureza e com outras pessoas.

Por meio deste breve texto, foi possível ver que existem diversos benefícios em ter um bicicletário em condomínio, a exemplo de: estimular a prática de exercício físico, melhorar a saúde mental, agilizar o processo de pegar e guardar a bike e otimizar o espaço do apartamento. Além disso, já é regra em SP ter um bicicletário no estacionamento do prédio. Nada melhor para quem não larga sua bike no dia a dia!

Gostou do post? Siga a gente nas redes sociais para receber conteúdos semelhantes! Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn

Posts relacionados

Deixe um comentário