Como montar uma adega em apartamento? Confira!

6 minutos para ler

Para os amantes de vinho, ter uma adega em apartamento é um sonho. Isso porque é uma estratégia que torna possível deixar os vinhos no estado ideal para o consumo. Assim, montar uma pode ser simples, se for bem feita. Ela consegue deixar o lar mais confortável e aconchegante, além de completo, seguindo o lifestyle dos moradores.

Afinal, todos que gostam de vinho querem tê-lo à disposição, para tomar com os familiares e com as pessoas queridas. Montar com carinho e cuidado é essencial, pois requer atenção com o local onde é colocado, a atmosfera para conservação dos vinhos. Para saber todos os detalhes de como montar uma adega em apartamento, prossiga com a leitura!

O que é uma adega?

Uma adega é um local destinado a guardar vinhos de forma adequada. Pode ser climatizada ou não. Para montar uma, deve-se prestar atenção ao passo a passo, pois cada milímetro faz diferença se o seu apartamento é pequeno. Para que o armazenamento seja feito da forma adequada, tudo deve ser considerado.

Quais são os tipos de adega em apartamento?

Para quem tem o desejo de colocar a adega em apartamento, deve conhecer os tipos possíveis. Entre eles estão: adega climatizada e adega comum. Veja os detalhes de cada uma delas!

Adega climatizada

A adega climatizada é excelente para quem procura maior agilidade de praticidade no dia a dia e no armazenamento. Para quem prefere um vinho um pouco mais fresco no momento de beber, é a melhor opção, pois o ambiente climatizado deixa a temperatura mais baixa. A estrutura deve ser especializada. A refrigeração é feita com um compressor ou frigobar destinados para isso.

Adega comum

Uma adega comum é um móvel destinado para a conservação dos vinhos da melhor forma, geralmente feito com nichos. O mais importante é manter os vinhos deitados.

As duas opções são possíveis na decoração com adega em apartamento. Pode-se, inclusive, ter as duas opções, para ter vinhos mais frescos e outros em temperatura ambiente. Assim, é possível ter opções para diferentes gostos, além de um local estiloso.

Outro benefício dessa adega é que pode ser feita em diferentes tamanhos, com móveis feitos sob medida. Isso dá uma maior possibilidade de adaptação a locais pequenos e otimização dos espaços, como cantos e corredores.

Como colocar adega em apartamento?

Para montar um apartamento com adega, a primeira escolha a se fazer é o tamanho. As pequenas são adequadas para ambientes menores, como apartamentos pequenos e locais de transição, como corredores. Outro ponto para se considerar no momento da escolha do tamanho é a quantidade de consumo.

Caso seja maior, mesmo em um apartamento pequeno, é possível destinar um ambiente um pouco maior. Em ambientes maiores, é possível também verificar a preferência; caso o consumo seja baixo, uma opção menor também é bem-vinda na decoração.

O equilíbrio entre os tamanhos é essencial. Não se pode deixar o local sobrecarregado, pois o aconchego é fundamental no canto de relaxamento. Assim, crie uma harmonia positiva no ambiente, estudando bem o tamanho da adega em relação ao espaço e ao restante da decoração.

Onde colocá-la no apartamento?

Algumas coisas devem ser consideradas ao selecionar o cômodo ideal para colocar a adega. Veja!

Cômodos mais comuns

O cômodo que será colocado dependerá muito das preferências pessoais. Os locais mais comuns de se encontrar são cozinha e sala de jantar, mas, isso depende de onde você se sentir confortável no momento de tomar o vinho.

Para decidir isso com maior exatidão, veja em qual espaço da casa você bebeu seu vinho de forma confortável nos últimos dias. Caso já tenha pensado em um cômodo específico, já tem a resposta!

Tamanho do apartamento e cômodos

Conforme falado, o tamanho faz toda a diferença, pois a adega deve adequar-se de forma harmoniosa ao ambiente.

Temperatura do local

Fatores como a temperatura do local e a umidade fazem a diferença. Deve ser um local onde não bata sol para não prejudicar a qualidade do vinho e do armazenamento.

Mesmo se a adega for climatizada, a incidência de calor muito intenso aumentará o custo da energia elétrica para manter a temperatura baixa. Logo, é uma característica que deve ser considerada.

Uma coisa é certa: as adegas deixam o apartamento bonito e charmoso. Considere todos esses detalhes para tomar a decisão, assim, pense com cuidado para ter a melhor opção para o local disponível.

Quais são os melhores modelos?

Existem diferentes modelos. Para um local amplo, é possível fazer uma parede inteira com vinhos armazenados. Em ambientes pequenos, os cantinhos podem ser aproveitados de maneira elegante. Móveis feitos sob medida para esse intuito também são excelentes opções para aproveitar melhor os espaços. Móveis compactos com taças à mostra também são interessantes.

Uma boa alternativa é colocá-los junto de outras bebidas, para uma decoração mais versátil. Investir na iluminação adequada do local também é uma excelente opção para dar um destaque especial à adega e otimizar ainda mais a decoração. Isso pode ser feito por meio de luzes de led e iluminação direta com lâmpadas, lembrando que as lâmpadas não podem ser quentes, para não aumentar a temperatura dos vinhos.

Desse modo, é possível criar um ambiente aconchegante e bonito com a colocação de adega em apartamento. É uma opção incrível para quem gosta de manter o seu estilo de vida da melhor forma. As opções possíveis são em ambiente climatizado, com adega preparada com frigobar, que já deixa o vinho na temperatura mais fresca, pronto para ser consumido. Opções sem climatização também são positivas, não necessitam de gasto de energia. 

Para decidir o que é melhor para você, veja todas as opções e o espaço disponível. Existem diversos modelos no mercado e opções para todos os gostos. Escolha de acordo com o espaço do seu apartamento e o gosto pessoal. Assim, você terá um local bonito, estiloso e aconchegante para aproveitar o momento com os seus familiares e amigos da melhor forma, bebendo um bom vinho!

Gostou do post? Deixe o seu comentário, compartilhando sua experiência com armazenamento de vinhos!

Posts relacionados

Deixe um comentário