Uma das grandes dúvidas no momento da decoração é saber quais são os tipos de tinta mais adequados para cada ambiente. Escolher uma boa tinta é fundamental, pois ela influencia diretamente na qualidade, durabilidade e, principalmente, beleza da casa.
É a composição dela que determina o tipo de superfície ideal para utilizá-la. Algumas tintas são indicadas para locais mais úmidos, outras para paredes internas, e ainda existem tintas até para superfícies de madeira e azulejos para banheiro.
Neste post, selecionamos 5 principais tipos de tinta para você escolher na sua decoração. Continue conosco e boa leitura!
Quais são os principais tipos de tinta?
Veja, a seguir, os tipos de tinta mais aplicados no mercado e suas principais características.
1. Látex PVA
Este é um tipo de tinta mais usado em ambientes internos. O látex PVA tem uma base solúvel em água, cuja secagem é bem rápida, o que facilita bastante na hora de pintar. A aplicação deve ser feita apenas em tetos e paredes de ambientes internos.
O ideal é que não seja aplicado em áreas molhadas. No caso de limpar as paredes com tinta látex, basta um pano úmido, mas se lembre de não esfregar.
2. Tinta acrílica
A tinta acrílica é semelhante ao látex PVA. A diferença está na sua composição, que contém resinas acrílicas, tornando-a mais resistente e permitindo seu uso em áreas externas e molhadas, como lavanderia, banheiro e cozinha.
O acabamento pode ser acetinado ou fosco. Em relação ao custo, ela é mais onerosa que a tinta látex PVA.
3. Tinta esmalte
A tinta esmalte é a mais adequada para superfícies como alumínio galvanizado, metal e madeira. Entre os esmaltes, existem dois tipos: o solvente e o solúvel em água. Ela deve ser utilizada com pincel ou rolo de espuma.
Seu acabamento varia entre brilhante, acetinado e fosco. É importante destacar que a tinta esmalte é bem resistente e tem a possibilidade de ser usada na área interna e externa do imóvel.
4. Tinta epóxi
A tinta epóxi é sintética e não solúvel em água. Ela é utilizada em locais que precisam de alta durabilidade e resistência à água, umidade, abrasão, substância química. É o caso de hospitais, cozinhas e banheiros.
É necessário que elas sejam aplicadas por mão de obra qualificada, devido à superfície e pelo fato de o preparo do material ser mais específico.
5. Tinta verniz
Este tipo de tinta é mais utilizado para proteger superfícies como pedra mineira, tijolo à vista, ardósia, concreto e, especialmente, madeiras em ambientes externos e internos. Além disso, ela tem variedades de acabamentos e cores. Ou seja, além de proteger a superfície, a tinta verniz pode ser usada para decorar.
Como escolher a tinta ideal?
Para evitar desperdício de dinheiro e tempo, além de maiores arrependimentos, é fundamental saber como escolher a melhor tinta.
No momento de decidir, você deve entender para qual ambiente ela será utilizada. Tintas fáceis de limpar, inodoras, com secagem rápida e pouca resistência à umidade são ótimas para aplicar em corredores, salas e quartos.
Já no caso de cozinha, banheiro e áreas externas, o ideal é utilizar tintas que tenham alta resistência à umidade,
Portanto, você pôde aprender neste breve texto os principais tipos de tinta e como escolher o ideal para o seu imóvel. É importante destacar que, para um bom acabamento da pintura, além da tinta ideal e com boa qualidade, é fundamental executar o serviço com uma mão de obra qualificada.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para receber as nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada!