É bem provável que você já tenha visto a parece de cimento queimado em alguma foto de rede social, na casa de amigos ou mesmo na sua própria moradia. Essa tendência segue muito forte devido à sua versatilidade, sofisticação, custo-benefício e estética.
Quando bem utilizada, ela tem o potencial de valorizar o imóvel, gerando confiabilidade e aconchego. A parede de cimento queimado também é acessível financeiramente e, devido à alta procura, o mercado criou várias opções.
Após a leitura deste post, você entenderá melhor o que é cimento queimado, como ele é feito e os vários motivos do seu sucesso como tendência na decoração. Ao final, separamos algumas das melhores maneiras de uso.
E aí, ficou com curiosidade? Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Afinal, o que é cimento queimado?
Cimento queimado é uma prática antiga de feitura de pisos que tem se popularizado nos últimos anos devido à sua estética rústica e, ao mesmo tempo, sofisticada.
O cimento queimado é rústico por conta da sua aparência industrial, com ranhuras e multiplicidade de tons de cinza. Há também a beleza da homogeneidade do piso e de um efeito de mármore, como se a superfície derivasse de pedras nobres.
Como é feito?
Esqueça a ideia de fogo que pode ser associada ao nome cimento queimado. O material, na verdade, é uma argamassa resultado da mistura de água, areia e cimento. Apesar de essa ser a origem, atualmente, por conta da tecnologia, há muitas outras possibilidades para a elaboração do cimento queimado.
Dentre elas, a variedade de massas prontas que, inclusive, podem ter cores diferentes do clássico cinza. O modo tradicional de preparo também conta com o uso de uma desempenadeira após a aplicação aliado à adição de sílica ativa como maneira de evitar o surgimento de rachaduras.
Além disso, para responder à curiosidade do que seria o ato de queima do cimento, podemos dizer que é a ação de alisamento do pó de cimento sobre a argamassa úmida.
Também é importante lembrar que a partir da estética “marmorizada” e uniforme da superfície, que a técnica possibilita, a indústria criou muitos materiais semelhantes, apesar de o processo ser outro. Isso vai desde revestimentos estampados às massas já pré-prontas, que simplificam e facilitam a durabilidade e beleza.
Há opções que não trazem os vincos e mudanças de tons de cinza característicos. Para esses tipos, o destaque é a estética homogênea do cinza. Por outro lado, também há produtos que destacam o aspecto descontínuo e mais rústico do cimento queimado.
Por que o cimento queimado é uma tendência na decoração?
Afinal, por que a parece de cimento queimado faz tanto sucesso na decoração? Bom, a facilidade de aplicação e a sua base neutra permitem que o cimento queimado seja uma ótima opção para compor projetos arquitetônicos.
Isso pode ser visualizado em diversos tipos de imóveis, como lojas, hotéis, casas de aluguel por temporada, entre outros. A tendência se mantém para os próximos anos e promete integrar novos usos de camadas, aplicações e cores.
Quais são os benefícios de utilizar dessa estética?
A versatilidade do cimento queimado se deve às suas características de tom neutro, aliado às texturas que podem ser de maior intensidade ou mais homogêneas. Dessa maneira, a parede de cimento queimado funciona como uma base que facilita o destaque e harmonização de objetos de cores intensas.
Por outro lado, há também a possibilidade de evidenciar o cinza, apostando no tom monocromático. Para aliar as duas formas de expressão, você pode utilizar prateleiras cinzas e colocar objetos com cores chamativas, como amarelo, azul, vermelho e verde.
A principal dica para a parede de cimento queimado na decoração é que ela tem a capacidade de destacar objetos e dar harmonia para o ambiente. Caso escolha utilizar apenas uma parede com esse material, fique atento para manter a harmonia de cor e textura com as outras paredes.
Isso significa que é importante ter atenção ao uso de cores fortes ao lado da parede de cimento queimado, pois isso pode provocar um contraste muito forte no visual. Isso acontece porque é mais difícil combinar texturas aplicadas em tamanhos próximos.
É preciso haver uma diferença de tamanhos para que seja harmônico. Opte pelo seguinte raciocínio: quanto mais a textura ou cor for chamativa, menor deverá ser a sua área e maior deverá ser a área neutra.
Como usar o cimento queimado?
A utilização do cimento queimado pode ser colocada de muitas formas. Qualquer ambiente pode receber esse tratamento. Porém, é preciso ter atenção a alguns cuidados importantes. Confira abaixo algumas dicas.
Saiba em qual ambiente usar a parede de cimento queimado
Como falamos anteriormente, a parede de cimento queimado pode ser colocada em banheiros, salas, cozinhas, varandas e qualquer outro ambiente do imóvel. A questão é a maneira de colocar.
Em alguns locais, é mais sugestivo que todas as paredes fiquem nessa estética, como na sala-de-estar. Já em outros, o charme acontece apenas no destaque de uma parede, como é o caso de lavabos, cozinhas e quartos.
Saiba o que é preciso para fazer uma parede de cimento queimado
Para a opção de comprar massas pré-prontas, basta seguir as instruções de aplicação que são bem simples. Caso você opte pelo método mais clássico, o ideal é contratar um profissional que seja especializado em cimento queimado para que, dessa forma, seja evitado o surgimento de rachaduras. Além disso, com a ajuda de uma pessoa capacitada, a estética marmorizada ficará mais harmônica, destacando o impacto visual.
Tome os devidos cuidados
Agora que você já tem muitas informações sobre essa forma de decoração, que pode ser expressa em uma bela parede de cimento queimado, lembre-se de pesquisar as melhores possibilidades. Afinal, essa tendência na decoração pode estar alinhada com os contextos e possibilidades dentro do seu apartamento. O fato é que a sensação de calma, harmonia e sofisticação são pontos que adicionam valorização de seu imóvel.
Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha gostado das dicas sobre a parede de cimento queimado. Como qualquer tendência de decoração, o uso dessa estética requer alguns cuidados para que tudo saia como o planejado.
É ótimo quando conseguimos ampliar nossos conhecimentos e aplicá-los na prática, concorda? Então, para continuar aprendendo, siga agora nossas redes sociais para se manter bem atualizado. Estamos no Instagram, Twitter, YouTube e Facebook.