Afinal, o que é o paisagismo para apartamento? Entenda!

Você sabe o que é e como aplicar o paisagismo para apartamento? Caso a sua resposta tenha sido negativa, não tem problema. Vamos esclarecer todas suas dúvidas neste artigo. Assim, você poderá compor lindos ambientes com muito verde no seu lar.

O paisagismo para apartamento é uma maneira de trazer um pouco da natureza para dentro do lar. Com isso, os moradores do local podem usufruir diariamente de todos os benefícios que as plantas proporcionam, como mais tranquilidade, paz mental e aconchego.

Além disso, a decoração com a natureza deixa a estética da casa especial e diferenciada, trazendo mais charme e elegância. Para saber como colocar o paisagismo para apartamento em prática, continue a leitura e confira as nossas dicas!

Como o paisagismo pode ser implementado no apartamento?

Há muitas maneiras de aplicar o paisagismo no apartamento. O ideal é que você siga a sua criatividade pautando-se sempre no bom senso em busca da harmonia visual.

Também é importante ter atenção ao escolher a espécie da planta e onde ela ficará no apartamento. Por exemplo, se não bate muito sol no seu imóvel, o ideal é que você opte por plantas que prefiram a luz solar indireta ou a sombra. Com esse cuidado, fica muito mais fácil manter o seu jardim saudável e belo.

Adicione plantas na varanda

Caso o seu apartamento tenha varanda, aproveite-a para deixar o lar mais verde. Observe se ela recebe muito ou pouco sol ao longo do ano antes de escolher as plantas que ficarão nesse local.

Se houver incidência solar, prefira plantas como a rosa-do-deserto, a árvore-da-felicidade, os cactos e as suculentas, a pata-de-elefante, entre outras. Você também pode optar por plantas frutíferas enxertadas, como jabuticaba, amora, cajá, pitanga, figo etc. Assim, mesmo com um porte pequeno a médio, elas dão frutos em certa época do ano.

Quando a varanda fica na sombra, é preciso buscar por plantas ideais para essa situação. Alguns exemplos para esse contexto são:

  • lírio-da-paz;
  • orquídea vanda;
  • antúrio;
  • violeta;
  • lavanda.

Lembre-se de que cada planta necessita de um cuidado específico em relação à quantidade de água nas regas e à recorrência de adubação. Esse zelo é fundamental para manter o seu jardim com muita saúde e beleza. Portanto, pense na necessidade de cada planta ao escolher as mais apropriadas para sua casa.

Adicione plantas perto da janela

Se o seu apartamento não conta com varanda, não se preocupe, porque ainda assim é possível criar o paisagismo no apartamento. Para isso, coloque as plantas perto da janela (ainda no ambiente, não em cima do parapeito). Opte pelas que preferem a sombra, como a begônia e a hortênsia.

Nesse contexto, prefira plantas de porte médio que fiquem em vasos ou plantas pequenas que fiquem em cima de alguma mesa próxima da luz que vem de fora. Com isso, pode-se decorar o ambiente, seja a sala de estar ou de jantar, com cores, natureza e charme. Outra dica é optar por colocar as plantas de pequeno porte na parede, criando, assim, um jardim vertical.

Use a natureza para separar os ambientes

As plantas que preferem a sombra também podem ser utilizadas para separar os ambientes da casa, como o bar da sala de jantar, a varanda da área gourmet, a cozinha da sala de estar, entre outras possibilidades. Essa integralidade funciona muito bem tanto em apartamentos com pequeno espaço como nos mais amplos.

Além disso, é interessante elaborar um sistema de iluminação artificial no caminho criado pelas plantas, para, dessa forma, criar contraste entre escuro e claro na decoração do ambiente. Esse jogo de luzes proporciona mais elegância, modernidade e sofisticação ao design de interiores.

Utilize vasos que contribuam para a estética da decoração

É essencial combinar os vasos das plantas com a decoração do ambiente. Ao fazer isso, eles ajudam a proporcionar um visual com uma composição mais integralizada e equilibrada. Com isso em mente, faça boas escolhas estéticas.

Por exemplo, no caso de uma sala de estar com decoração rústica, prefira vasos de barro ou com revestimento de sisal cru, ou bambu. Essa estética mais grosseira e em tons terrosos ajuda a complementar o ambiente como um todo, valorizando a beleza de cada item presente.

Já em uma decoração mais descontraída, seja moderna ou retrô, aposte em vasos lisos ou coloridos. A mistura de cores nos vasos ajuda a deixar o ambiente mais informal e ainda mais acolhedor sem perder sofisticação.

Decore a cozinha com funcionalidade

Para deixar a decoração da cozinha mais acolhedora, uma dica é utilizar uma prateleira ou estante com muitos vasos de plantas. Use vasos com cores intensas, como azul, vermelho, rosa e amarelo, que tragam destaque para o visual da estética do local. Além disso, opte por plantas funcionais para seu dia a dia na cozinha.

Para isso, plante ervas que você possa usar no preparo dos alimentos. Algumas dicas são:

  • manjericão;
  • hortelã;
  • tomilho;
  • sálvia;
  • alecrim;
  • coentro;
  • orégano;
  • salsa.

O resultado será uma cozinha mais bela e cheirosa. Já quanto à alimentação, sua e da sua família, você contará com ervas orgânicas e frescas prontas para o preparo de pratos deliciosos.

Por que aplicar o paisagismo para apartamento?

Já são comprovados cientificamente os benefícios que o contato com a natureza proporciona às pessoas. Ele pode, por exemplo, acalmar a mente e, consequentemente, reduzir o estresse do cotidiano corrido.

Por isso, ter plantas em casa é uma boa forma de ajudar a controlar a ansiedade, por exemplo. Além disso, a decoração da casa conta com mais elegância, sofisticação e beleza.

Vale ressaltar que, ao compor um belo paisagismo no apartamento, o seu imóvel ganha mais valor de mercado. Com isso, caso seja do seu interesse colocá-lo para locação ou venda, será possível aumentar o preço.

Com essas informações, você já sabe o que é o paisagismo para apartamento, certo? Agora, que tal colocar as nossas dicas em ação? Desse modo, o seu lar ficará ainda mais aconchegante e belo. Não deixe para depois. Comece essa transformação quanto antes!

Caso você ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente. Estamos sempre prontos para ajudar da melhor maneira possível!

Sem comentários

Cancelar