A venda de imóveis teve grandes mudanças nos últimos anos, principalmente, pela percepção dos consumidores sobre esse tipo de compra. Com o avanço da tecnologia, os compradores têm acesso cada vez mais à informação e pesquisam a fundo quais são os requisitos que um futuro imóvel precisa ter para preencher suas necessidades, assim o perfil do consumidor se transforma junto à tecnologia.
Dessa forma, a internet conta com um papel importante na decisão de compra do público. Logo, o mercado imobiliário precisou se adaptar às expectativas desses clientes, buscando novas estratégias de vendas e comunicação.
Carlos Kapudjian, o vice-presidente de vendas da Fernandez Mera Negócios Imobiliários, pontuou algumas mudanças que ocorreram e como ainda é possível ter boas oportunidades. Confira as sugestões a seguir!
Como é o novo perfil dos consumidores?
O consumidor procura por modelos de imóveis que realmente atendam as suas expectativas, considerando pontos como mobilidade urbana, localização, tamanho do espaço, entre outros.
Quanto ao tamanho, por exemplo, a tendência é a busca por locais menores e que sejam mais compactos. Ou seja, o público deseja residir em um ambiente que seja aconchegante para a família, isso, na maioria dos casos, não está mais relacionado às dimensões do imóvel.
Segundo Carlos, “as pessoas estão percebendo que precisam de menos espaço para acomodar o que usam”. Os hábitos de consumo tornaram-se mais racionais e conscientes, isto é, há uma preocupação maior em adquirir produtos que realmente sejam úteis para o dia a dia. Com isso, observamos uma redução na hora de comprar e, até mesmo, ao acumular e guardar objetos, roupas e outros itens.
Diante dessa nova realidade, é comum o investimento em imóveis menores, pois as pessoas notam que não precisam de muito espaço para acomodar aquilo que usam. Em vez de apostar em um local expansivo, os compradores buscam por opções funcionais e de qualidade.
Como mencionamos, a mobilidade é um dos pontos cruciais para aqueles que desejam comprar um imóvel. Afinal, a perda de tempo no trânsito e no percurso até os lugares que fazem parte da rotina gera estresse e menos qualidade de vida. Além disso, a facilidade de acesso a aspectos como farmácias, transporte público, padaria e supermercados também é avaliada.
Fica claro que hoje os consumidores têm uma percepção além do espaço interno do imóvel e observam não somente a estrutura do local, mas também quais serviços podem ser oferecidos e como será o estilo de vida na moradia.
Como se adaptar ao novo perfil de consumidores?
Com um cenário diferenciado, as imobiliárias e aqueles que investem em imóveis precisam entender como se adaptar às necessidades dos consumidores, que contam com um novo perfil de compra. Conhecer técnicas de negociação e saber o que desperta o interesse do público contribui para boas oportunidades de negócio. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que ajudam a identificar características desse novo perfil. Confira!
Reúna conhecimento sobre o mercado
Se você deseja ser bem-sucedido ao negociar um imóvel, é essencial ter conhecimento sobre o mercado imobiliário. Com a facilidade de acesso à informação de hoje em dia, os compradores estão exigentes, pois antes de fechar um negócio eles fazem uma pesquisa minuciosa sobre valores, financiamentos, juros, localização, entre outros aspectos.
Isso indica que para aumentar suas chances de venda, é necessário ter bons argumentos para convencer o potencial comprador. Entender sobre os pontos positivos do imóvel e saber apresentar isso de forma clara pode ser fundamental em uma negociação.
Conheça a fundo o perfil do consumidor
Saber quais são os interesses do consumidor ajuda a traçar estratégias alinhadas com o perfil dele. De nada adianta ter expertise no assunto de mercado imobiliário se você não conhece o que o público espera de um imóvel. Para Kapudjian, é necessário “saber que o imóvel que você vai entregar é realmente o que o cliente procura”.
Nesse sentido, entender o que o consumidor consome, que sites ele busca referências, hábitos e estilo de vida são pontos que merecem atenção. Com informações relevantes em mãos, você é capaz de criar ações de marketing mais atrativas e, também, ter argumentos mais convincentes na hora da proposta.
Priorize a eficiência
Uma das grandes preocupações do consumidor é a agilidade e eficiência em que os processos ocorrem. Com a demanda ágil de informações e o dia a dia cada vez mais corrido, quanto mais rápidas e simplificadas as etapas, melhor.
Além de um atendimento humanizado que leve em conta as necessidades do comprador, a rapidez em fornecer uma resposta quando necessário é fundamental para ser bem-sucedido.
Qual o papel da tecnologia na mudança de comportamento do consumidor?
A tecnologia tem grande importância na mudança de comportamento do consumidor, pois sabemos que a internet tornou-se uma fonte de informação rápida, em que os compradores consultam dados, opiniões e experiências de outros clientes para tomar a decisão correta.
O método tradicional de apostar em ações de marketing e, a partir disso, atrair os consumidores já não pode ser o único método para fechar negócio. Com recursos em massa, como televisão e jornal, as imobiliárias, por exemplo, anunciavam as opções para atingir o público.
Ações como essa funcionaram por um longo período, mas atualmente é preciso usar outras ferramentas e estratégias para convencer os consumidores. Cada vez mais informados, os potenciais clientes entendem sobre financiamento e taxas e pesquisam uma série de informações antes de conhecer a proposta de compra de um imóvel.
Surge então um perfil de consumidor mais crítico e seletivo. Dessa forma, a pessoa faz a busca em mecanismos, como o Google, e após a pesquisa procura por um imóvel que atenda as suas necessidades. Por isso, aqueles que atuam na área de mercado imobiliário precisam entender o papel da tecnologia na negociação e como usá-la a seu favor.
O perfil do consumidor passou por várias mudanças recentemente e, devido a essas transformações, é importante que isso seja considerado ao realizar a venda de um imóvel. Ter um preparo para atender as necessidades desse novo tipo de comportamento contribui para que as imobiliárias e proprietários tenham sucesso durante a negociação. Logo, o conhecimento sobre o mercado imobiliário e o potencial cliente são fatores indispensáveis para planejar ações certeiras.
Com as dicas apresentadas é possível traçar objetivos e aplicar estratégias que estejam de acordo com o comportamento do consumidor e ter melhores resultados nas vendas.
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