Como fazer uma ótima decoração com LED? Confira!

6 minutos para ler

Decoração com LED é uma ótima forma de melhorar o ambiente, de modo simples e acessível. A luz tem uma capacidade surpreendente de mudar a estética de um local. Além disso, a versatilidade de usos, aliada à possibilidade de mudanças de cor, torna a escolha perfeita para quem sabe a importância de valorizar um ambiente.

Dessa forma, as fitas de LED são opções de luzes ótimas para a composição de espaços agradáveis e criativos. Assim, após a leitura deste texto, você saberá o que é esse material, para que serve e como funciona. Além disso, entenderá os principais motivos para utilizá-lo na decoração e como planejar um ótimo projeto de iluminação. Vamos lá?

O que são fitas de LED?

A sigla LED significa diodo emissor de luz (em inglês, Light Emitting Diode). Ela é uma tecnologia que pode ser encontrada na forma de fitas, que basicamente são sequências de luzes agrupadas, que podem ser separadas em quantas partes e quantos tamanhos forem necessários. É literalmente uma espécie de corda, que você pode cortar e aplicar em qualquer local que desejar.

Em um primeiro momento, pode parecer um material muito bruto ou que necessita de uma técnica e supervisão. Porém, ele é simples, versátil e prático. Basta ler as instruções e ficar atento à organização das tomadas, para que não sobrecarregue uma única fonte.

Para que serve?

O melhor das fitas de LED é o efeito de luz linear, contínua e indireta. Isso significa que o ambiente, ao ser decorado com esse material, apresentará uma iluminação suave, dando a ideia de integralidade dos espaços. É como se o projeto tivesse, naturalmente, aquela luz.

Basta lembrar-se da aplicação de gesso no teto e de uma iluminação na qual você não consegue ver de onde sai a fonte. Nesses casos, fitas de LED podem ser usadas mesclando cores e tipos de luz (quente ou fria). Devido a isso, essas luzes têm se tornado uma tendência que se atualiza conforme o surgimento de novas formas de aplicação.

Como funciona?

Geralmente, a decoração com LED é bem prática. As fitas são adesivas e funcionam como um adereço que destaca a arquitetura do ambiente, evidenciando objetos e formatos por conta da iluminação difusa. O efeito é de uma aura.

Isso pode dar todo um charme para o formato circular de um espelho para banheiro ou lavabo, ou evidenciar os objetos organizados nos módulos da cozinha. Ainda, para uma estante de livros, a iluminação com LED pode deixar o local com status de peça decorativa.

Por que usar fitas de LED na decoração?

Como você já deve suspeitar, a decoração com LED é uma maneira de tornar mais sutil a visualização do ambiente. Ela também funciona como uma base para coexistir com outras formas de iluminação – uma luminária de luz direta adicionada a tipos ecléticos de abajur, por exemplo. A seguir, separamos alguns outros motivos para investir nessa iluminação charmosa.

Personalização

Colunas, pontos, quadrados, triângulos: as possibilidades para a personalização com as fitas de LED são muitas. Como falamos anteriormente, a possibilidade de separar a quantidade de luzes na sequência em que se deseja é uma das grandes vantagens de utilizar o material. Por isso, a criatividade é livre para pensar em formas de iluminação.

Baixo custo

Há muitas opções de tamanhos, luzes e cores. No geral, o custo energético e do próprio rolo de fita é honesto e acessível. Quando comparado às luminárias de chão ou de teto, o valor pago no investimento da fita de LED é bem inferior. E, quando bem pensado no projeto arquitetônico, a decoração com esse tipo de luz pode ficar bem mais coerente do que a compra de uma peça com valor cinco ou seis vezes maior.

Alta durabilidade

Outra informação importante é que a fita de LED pode durar entre 50 e 100 mil horas. O fator de durabilidade também é estendido às alterações climáticas. Logo, a aplicação em locais que são quentes durante o dia e mais frios durante a noite não é um impeditivo.

Como planejar a iluminação e decoração com fitas de LED?

Agora que você já sabe como funciona, de modo geral, a decoração com LED, é hora de entender as suas necessidades. Primeiro, pegue uma prancheta com papel e lápis e anote os locais que você deseja iluminar e os principais motivos. Elencar prioridades é fundamental para chegar a uma iluminação incrível.

Destaque de objetos

Uma dica importante é entender que o LED destaca objetos, como quadros, jarros e tudo aquilo que tiver formato e textura interessantes. O fato de a luz ser mais difusa pode resultar no destaque para o volume dos objetos, com belas e suaves nuances.

Adicione outras fontes de luz e texturas

Além disso, você pode utilizar várias fontes de luz para personalizar ainda mais o seu projeto. Adicione cores ao LED e escolha materiais texturizados. Por exemplo, a utilização de um simples papel laminado um pouco amassado pode tornar-se um verdadeiro objeto de decoração quando associado à luz do LED.

Deixe a cozinha, a varanda ou o quarto aconchegantes

Uma das principais características do LED é tornar um local mais acolhedor. Por isso, aposte em projetos de iluminação com esse tipo de luz. Para a cozinha, é uma ótima escolha, caso você seja daquelas pessoas que assaltam a geladeira durante a noite, pois, com a luz do LED nos nichos e móveis projetados, não é preciso ligar uma luz mais forte, acordando outras pessoas.

Agora, se você ama uma varanda calma ou um quarto bem aconchegante, a diversidade de tons amarelados pode ser uma ótima escolha no projeto com LED. Afinal, a casa é um elemento importante para a estabilização da nossa mente e o aumento de bem-estar.

Como você percebeu, a decoração com LED pode, realmente, dar outra cara e outro clima ao ambiente. O material, versátil e simples de aplicar, tem muitas cores. Além disso, o baixo custo aliado à sua alta durabilidade são combinações que garantem a boa escolha.

Então, este conteúdo realmente foi interessante para você e esclareceu as suas dúvidas? Aproveite, caso queira, e deixe agora um comentário sobre como gostaria de utilizar as fitas de LED, por exemplo.

Posts relacionados

Deixe um comentário