Esclareça as suas dúvidas sobre investimento a longo prazo

Esclareça as suas dúvidas sobre investimento a longo prazo

O investimento a longo prazo é aquele em que a aplicação só é resgatada após um longo período, como cinco anos para cima. Ele é uma ótima alternativa para quem quer proteger o dinheiro das oscilações do mercado financeiro, principalmente quando o investidor tem aversão aos investimentos de alto risco, como mercado de opções, fundos alavancados, criptomoedas, entre outros.

Vale ressaltar que o investimento a longo prazo diminui o risco da perda do patrimônio, porém, isso não significa que a rentabilidade seja baixa. Pelo contrário, é possível garantir um ganho elevado. Para isso, é preciso ter alguns cuidados e entender melhor sobre o assunto.

Então, continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o investimento a longo prazo.

Qual é o perfil do investidor nesse cenário?

O perfil do investidor que visa o investimento a longo prazo pode ser conservador ou moderado. Assim, ele prefere se basear na segurança e, consequentemente, evitar o risco. Nesse caso, a pessoa não está preocupada com as oscilações diárias do mercado financeiro, porque o seu interesse está na rentabilidade no decorrer de muitos anos.

Desse modo, é importante ter em mente que o capital a ser investido nessa situação não pode ser um dinheiro de que você necessite em um futuro próximo. Afinal, esse valor só será resgatado, com a rentabilidade, posteriormente.

Confira a seguir alguns exemplos de investimentos a longo prazo:

  • comprar um terreno ou imóvel;
  • construir um imóvel;
  • Fundos de Investimentos Imobiliários;
  • Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA.

Quais são as vantagens do investimento a longo prazo?

Ao investir a longo prazo, o investidor conta com mais tranquilidade, uma vez que não há estresse diário decorrente do mercado variável. Com isso, pode-se evitar o investimento em aplicações de rendimentos ruins de curto prazo que resultem em grandes perdas. Assim, uma vantagem de investir por um período maior é justamente o resultado positivo ao longo do tempo com elevado retorno de lucro.

É essencial ter em mente que o tempo funciona como um aliado. Isso acontece por causa da atuação dos juros compostos no seu patrimônio nas aplicações de Tesouro Direto, Fundos de Investimentos, CDBs etc. Ou seja, quanto mais tempo o dinheiro ficar na aplicação, maior será o rendimento.

Por que o mercado imobiliário é uma ótima opção?

O tempo também ajuda a valorizar uma região e, como consequência, a aumentar a procura por casas ou apartamentos. Desse modo, ele auxilia na valorização dos imóveis. Portanto, caso seja do seu interesse vender um imóvel, será mais fácil fazer isso com um lucro considerável.

Vale ressaltar que o mercado imobiliário oferece segurança diante das instabilidades que o mercado sofre. Por exemplo, durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, a taxa Selic chegou a 2,75% ao ano e a inflação estava a mais de 4%. Esse cenário impactou diretamente os investimentos em renda fixa (baixa rentabilidade) e variável (aversão ao risco).

Entretanto, quem investiu no mercado imobiliário fez um excelente negócio, tendo em vista que os imóveis não perdem valor com o tempo, muito pelo contrário. Logo, esse é um excelente investimento a longo prazo e conta com algumas características importantes, como:

  • alto crescimento;
  • retorno financeiro significativo;
  • risco baixo;
  • renda extra, no caso de locação;
  • valorização com o tempo, ideal para vender com lucro elevado.

Agora, você já sabe mais sobre o investimento a longo prazo, não é? Uma excelente maneira de evitar riscos ao investir no mercado imobiliário é contar com uma equipe especializada no assunto, como a Fernandez Mera, para ajudar nas suas escolhas. Dessa maneira, é possível investir com consciência, segurança, planejamento e estratégia.

Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato com a gente. A nossa equipe está pronta para auxiliar na melhor tomada de decisão de acordo com a sua situação financeira.

Sem comentários

Cancelar