Veja agora 7 cuidados necessários para comprar o primeiro imóvel

Veja agora 7 cuidados necessários para comprar o primeiro imóvel

A compra do primeiro imóvel é, sem dúvidas, um momento de muita realização. A libertação do aluguel, as expectativas para o novo lar, o aumento do patrimônio da família, são alguns dos benefícios que essa aquisição proporciona. 

Mas para garantir que toda essa felicidade se concretize, é preciso ter alguns cuidados antes de pegar as chaves. Afinal, comprar um imóvel envolve muito investimento financeiro, além do lado emocional. Não é preciso ter medo, basta tomar algumas medidas para prevenir dor de cabeça no futuro.

Mas que cuidados são esses? Nós separamos 7 pontos que merecem a atenção de quem vai comprar o primeiro imóvel. Confira!

1. Faça a simulação do financiamento

A aquisição de um imóvel exige uma grande quantia de dinheiro. Pagar o valor à vista pode garantir um preço melhor, mas essa não é uma possibilidade para a grande maioria das pessoas. Quem não tem o valor para pagar a casa ou apartamento à vista, pode optar por realizar um financiamento imobiliário.

Nesse caso é fundamental procurar uma imobiliária ou instituição financeira para realizar uma simulação do financiamento. 

Assim será possível verificar, além do valor da entrada, o valor das parcelas e ter certeza de que as prestações não vão prejudicar o orçamento. Outra vantagem da simulação é poder analisar quais são as taxas de juros oferecidas por cada banco e garantir a melhor escolha. 

2. Analise todos os documentos

A compra de um imóvel envolve algumas burocracias e a maioria delas está relacionada a documentos. Por isso, é válido pesquisar com antecedência quais documentos vão ser necessários para cada etapa do processo para evitar surpresas e atrasos. 

Além dos documentos pessoais e de comprovação de renda do comprador, é importante analisar com atenção os documentos do imóvel e da pessoa que está vendendo a propriedade. Da mesma forma, solicitar documentos como a certidão negativa de IPTU e a matrícula atualizada do imóvel pode evitar problemas no futuro.

E, é claro, antes de assinar qualquer contrato é preciso ler o documento com muita atenção. E, se necessário, procurar a ajuda de um profissional para esclarecer as dúvidas. 

3. Realize uma vistoria completa no imóvel

Mesmo que seja possível ver fotos e vídeos do imóvel não dispense a visita presencial. A vistoria no imóvel é um passo fundamental para ter certeza de que ele atende as suas necessidades e identificar possíveis problemas antes da compra.

A vistoria pode diagnosticar defeitos que foram omitidos pelo vendedor e que podem ser decisivos no momento da compra. 

É necessário verificar o funcionamento da parte elétrica e hidráulica da propriedade, a pintura, observar a infraestrutura ao redor do imóvel, entre outros pontos. O ideal é que a vistoria seja realizada junto com um profissional da área. 

Nem sempre perceber que se precisará realizar reparos fará com que o comprador desista da compra, mas é válido identificar esses problemas para solicitar descontos no valor total do imóvel. 

4. Escolha uma empresa competente 

Escolher uma empresa com boa reputação no mercado é indispensável para não correr riscos de cair em golpes e fraudes. A internet é uma grande aliada para descobrir mais informações sobre pessoas jurídicas. É necessário desconfiar de ofertas com valores irreais ou com informações incompletas. 

Imóveis na mesma região, com características parecidas, tendem a ter uma média de preço igual. Um preço baixo demais pode significar golpe ou que existe algo de errado com o imóvel. Vale a pena aprofundar a pesquisa e checar as informações. 

Também é interessante entrar em contato com antigos clientes da empresa e perguntar a opinião deles. O auxílio de uma imobiliária séria e competente é fundamental para que o processo de compra corra com naturalidade, principalmente se tratando da primeira aquisição. 

5. Defina qual tipo de imóvel você quer 

A internet ampliou o número de opções de quem quer comprar um imóvel. Basta uma pesquisa rápida para encontrar milhares de opções. Obviamente, é fisicamente impossível verificar todas as repostas. Por isso, é importante definir o tipo de imóvel que se está procurando para refinar a busca e ganhar tempo. 

Saber, por exemplo, se quer comprar um imóvel novo, usado ou na planta, qual é a localização que mais agrada os moradores, entre outros pontos, pode facilitar muito a procura. 

6. Pesquise com calma 

É normal ficar ansioso para encontrar o imóvel ideal, são muitas expectativas. Mas é preciso ter muita cautela. A emoção precisa ficar um pouco de lado para que o comprador consiga analisar todos os pontos e não pegar a primeira opção por comodidade. Existem várias boas oportunidades no mercado e para encontrá-las é preciso pesquisar com atenção. 

A ajuda de um profissional qualificado também é essencial para encontrar um negócio que atenda as suas necessidades e se encaixe no seu perfil financeiro.

7. Programa-se para compra do primeiro imóvel

Comprar um imóvel com segurança exige planejamento. Afinal, essa decisão não pode ser tomada por impulso e é necessário ter uma quantia de dinheiro reservada. Quanto mais dinheiro o comprador tiver para dar na entrada menor será o valor financiado e, consequentemente, diminuirá o valor do endividamento final. 

Ter uma boa quantia de dinheiro pode favorecer a barganha no momento de negociar valores. Também é importante destacar que os custos com a compra de um imóvel não se limitam ao financiamento imobiliário. Existem várias taxas de transferência e gastos com documentações que serão necessários para concluir a compra legalmente. 

É preciso analisar e colocar no planejamento os gastos com a mudança, a decoração do novo apartamento, a compra de outros móveis, entre outras questões que comprometem o orçamento familiar durante o processo. Por isso, para evitar dor de cabeça, é importante ter uma reserva financeira.

A compra do primeiro imóvel é uma grande conquista, mas também exige alguns cuidados para garantir que tudo aconteça com tranquilidade. O apartamento deve ser um local que melhore a qualidade de vida da família e o seu patrimônio. 

Ler sobre o mercado imobiliário é essencial para conseguir fechar bons negócios e aproveitar oportunidades. Você já pensou em investir o seu dinheiro em imóveis? Aproveite para entender como funcionar e quais são as vantagens desse tipo de investimento.

Sem comentários

Cancelar