Veja 7 dicas infalíveis sobre como decorar um jardim

Veja 7 dicas infalíveis sobre como decorar um jardim

Saber como decorar um jardim é excelente para criar harmonia entre a natureza e a decoração do seu apartamento. Ter plantas em casa ajuda a relaxar, pois elas têm o poder de diminuir as doses de adrenalina no corpo. Também são consideradas ótimos umidificadores naturais, além de filtrarem o ar de maneira eficiente.

Montar seu jardim externo ou interno intensifica a vitalidade dos moradores. Sem falar que tirar um tempinho do dia para fazer uma boa manutenção — ou simplesmente apreciar por uns instantes — é essencial para estimular a concentração. São muitos benefícios, não é mesmo?

Então, veja as 7 dicas que separamos para você e inspire-se para decorar o seu jardim!

1. Não tenha medo de ocupar as paredes

Pouco espaço em casa não é motivo para não montar um jardim. Sempre há uma solução e, nesse caso, o jeito é criar um jardim vertical, uma ótima alternativa para paredes próximas às janelas ou varandas de apartamento. Mas, claro, se você tem um quintal espaçoso e decidir aplicar essa ideia, também terá um ótimo resultado.

Existem várias espécies de plantas que conferem um efeito sensacional quando plantadas verticalmente. Procure as que melhor se adaptam ao clima da sua casa. Uma dica interessante é optar por diferentes tipos e proporcionar um visual mais criativo ao ambiente.

2. Crie passeios para circulação no jardim

Normalmente, seixos e pedras são usados para criar belas bordas, o que não impede que você utilize essa técnica para elaborar uma passarela entre plantas e flores. Cascalhos também conferem uma atmosfera rústica na decoração no jardim.

Outra indicação é a instalação de decks. Essa montagem leva a um visual elegante e, ao mesmo tempo, bem integrado com o ambiente. Criar meios de circulação no jardim possibilita a disposição de mobiliários para compor o paisagismo, além das plantas.

3. Invista em um mobiliário bonito

Não há nada mais relaxante do que descansar em uma cadeira aconchegante no meio do jardim. Levando em consideração que as plantas eliminam o estresse do dia a dia, por que não se integrar a elas por meio de um mobiliário confortável e bonito?

As opções mais comuns são mesas, cadeiras, namoradeiras, puffs, bancos e poltronas. No caso dos jardins externos, é sempre bom contemplar móveis resistentes às intempéries, como aqueles feitos com alumínio, pedra, fibra sintética, madeira e tecidos impermeáveis.

Para elaborar um clima sofisticado, investir em tons vibrantes é a melhor pedida para acrescentar na decoração desse espaço. Apostar em cores, como pink, laranja, azul-turquesa, vermelho e amarelo levam mais vida ao jardim.

4. Faça uma iluminação moderna

Uma iluminação moderna pode valorizar as plantas e proporcionar um local agradável para o descanso. Atualmente, existem diversos tipos de luminárias que produzem os mais variados efeitos e podem ser adquiridas por valores razoáveis. Veja:

Postes

Os postes são um clássico quando o assunto é iluminação de jardins. Conferem um toque charmoso ao lugar. Os mais altos criam a sensação de praça e são ótimos para espaços amplos. Já os menores funcionam muito bem para iluminar caminhos e bordas.

Luminárias de piso

Esse estilo de iluminação cria uma atmosfera elegante, principalmente quando sua instalação é realizada sob pedras brancas. Sua aplicação oferece conforto visual, valorizando jardins verticais e destacando árvores ou arbustos específicos.

Para aliar segurança e beleza, utilize pequenos spots para demarcar passarelas ou bordas do jardim. Esse recurso ilumina de forma eficiente o espaço durante a noite e cria um efeito muito sofisticado e aconchegante, ótimo para receber os amigos.

Fitas de LED

Uma forma muito moderna de iluminar os caminhos entre os jardins ou dar mais destaque aos jardins de inverno é utilizando fitas de LED. As opções com luzes brancas são ideais para lugares fechados, já as amarelas deixam o clima bem convidativo do lado externo da casa.

Arandelas

Esses elementos não são uma novidade. Apostar nesse estilo de iluminação ressalta a beleza do jardim, principalmente nos ambientes naturais desenvolvidos na parte da frente da casa com plantas de folhagens largas e altura média.

Cordões de luz

Quer uma proposta romântica e muito criativa? E, ainda melhor, que não precisa de instalações elétricas subterrâneas e possibilita a colocação mesmo depois do projeto de paisagismo pronto? A solução pode estar nos cordões de luz.

Apesar de algumas pessoas acreditarem que essa forma de iluminação gaste mais energia por conta no número de lâmpadas, a economia é garantida pelo uso do LED.

5. Compre vasos vistosos

Em espaços pequenos ou jardins internos, o uso de vasos é quase indispensável. Usufrua dos inúmeros tipos de cores, texturas e formatos para destacar o ambiente. Inclusive, a mistura de modelos diferentes, mas de forma harmônica, estabelece mais movimento.

Os vasos grandes fabricados em pedra, barro ou concreto estão em alta na decoração dos jardins externos. Para os mais modernos, utilizar padrões com design vintage e divertido deixa as plantas ainda mais destacadas nas varandas gourmet ou jardins verticais.

6. Decore com artigos criativos

Os jardins nos dão a sensação de liberdade. Desse modo, pensar em maneiras criativas para a decoração se torna uma tarefa mais simples. Que tal dar novas funções aos objetos?

Utilize vasos como luminárias, aproveite gaiolas antigas com adereços em cristais na decoração ou use um bule antigo como vaso para pequenas flores. Outra ideia sensacional é reutilizar potes de vidro, aplicando velas em seu interior para criar um caminho ou borda romântica no jardim.

7. Escolha bem as espécies de plantas e flores

Dado que o tipo de plantio, rega e época de floração varia entre uma espécie e outra, é essencial que a escolha das plantas para o seu jardim seja proporcional ao tempo que você será capaz de se dedicar à jardinagem.

Caso a sua rotina não permita cuidados diários, é indicado que as espécies sejam adquiridas em mudas ou já floridas e que disponham de fácil manutenção, como algumas variedades de palmeiras, clúsia, iúca, fícus, espada-de-são-jorge, agave, entre outras.

Para certificar de que fez uma excelente escolha, cheque sempre as informações, pesquise sobre a planta e consulte especialistas em paisagismo. Afinal, estabelecer um jardim agradável é investir na qualidade de vida de toda a família.

Você curtiu essas dicas sobre como decorar um jardim? Com tudo o que apresentamos aqui, não será difícil criar um espaço acolhedor e convidativo, seja para aproveitar momentos relaxando em silêncio ou um bom bate-papo com os amigos.

Este post foi útil para você? Então continue com a visita em nosso blog e descubra como escolher os móveis para o jardim!

Sem comentários

Cancelar