Vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um imóvel

Vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um imóvel

Embora o mercado imobiliário ofereça diversas opções, nem sempre é fácil decidir entre comprar ou alugar um imóvel. Por um lado, ter a casa própria significa realizar um sonho, morar em um lugar para chamar de seu e construir um patrimônio para a família. Por outro, com o aluguel é mais fácil se desfazer do contrato se quiser mudar de cidade ou até mesmo do país.

A decisão entre comprar ou alugar envolve diversas questões, tanto financeiras quanto pessoais e afetivas. Muitas vezes, é preciso colocar na balança o que vai proporcionar mais qualidade de vida, conforto e segurança para a família. Em outras situações, os preços, o tipo, o tamanho do imóvel e as formas de pagamento podem ser obstáculos na hora da decisão. No entanto, tenha calma.

Neste post nós apresentaremos as vantagens e as desvantagens em comprar ou alugar e o que você deve levar em consideração para fazer a melhor escolha. Fique com a gente e boa leitura!

Vantagens de comprar um imóvel

Se você está em dúvida entre comprar ou alugar um imóvel, saiba que a primeira opção oferece uma série de vantagens. Independentemente de ele ser novo ou usado, ao fazer a compra é possível investir no próprio patrimônio e ter a certeza de que você deixará um legado para os filhos.

Com ele, você sempre terá um lugar para morar e poderá alugá-lo se quiser ter uma renda extra. Confira abaixo alguns outros benefícios:

Personalização do espaço

No imóvel próprio você é dono de todo o espaço e pode fazer diversas mudanças. Pintura, reformas, decoração e design específico são algumas das alterações possíveis. Se a sua família está planejando ter mais um filho, por exemplo, com a casa própria será viável modificar a estrutura e construir mais um quarto ou outras áreas específicas  como o closet, viabilizando uma maior organização.

Morando de aluguel, qualquer alteração dependerá da autorização do proprietário. Além disso, não é vantajoso para o locatário gastar dinheiro com reformas ou melhorias, já que os benefícios ficarão no imóvel que não é dele.

Estabilidade para a família

Outro benefício do imóvel próprio é a estabilidade e a segurança que ele proporciona para a família. Seus filhos crescerão e farão amigos no mesmo lugar, construindo uma relação de pertencimento.

Ali eles também terão a segurança de viver em um local que é deles, sem depender da duração de contratos de aluguel. Em algumas cláusulas, o proprietário pode solicitar o imóvel ou até mesmo vendê-lo a qualquer momento. Assim, quem aluga fica dependendo das decisões do dono. 

Por outro lado, existem algumas desvantagens em comprar a casa própria.

Desvantagens de comprar um imóvel

Compromisso de longo prazo

Diferentemente do que ocorre com o aluguel, que é estabelecido por meio de contrato de curta duração, comprar um imóvel é um compromisso de longo prazo. Se for feito um financiamento, isso pode durar anos ou décadas. Para evitar riscos e dor de cabeça no futuro, é preciso se planejar muito bem antes de comprometer o orçamento da família.

Pouca mobilidade

Com um imóvel próprio será mais difícil se mudar. Caso você ou seu marido receba uma proposta de trabalho fora do país, por exemplo, vocês precisarão vender a casa ou o apartamento  processo que pode demorar bastante graças a fatores relacionados ao mercado imobiliário.

Vantagens de alugar um imóvel

Alugar um imóvel também tem vantagens que devem ser levadas em consideração. Nessa opção, o processo normalmente é mais rápido e exige um investimento mais baixo em relação à compra. Abaixo, listamos alguns dos benefícios:

Custo inicial baixo

O custo inicial com o aluguel é mais baixo do que com a compra de um imóvel, já que não será necessário pagar entrada e arcar com documentação e outras despesas extras. Além disso, o contrato permite a presença de um fiador — evitando, assim, gastos com seguro-fiança, por exemplo.

Dessa forma, é mais fácil encontrar uma casa ou um apartamento para alugar  inclusive nos melhores bairros para morar.

Mais liberdade

Liberdade é outra vantagem que o aluguel proporciona. Como o contrato é mais curto, fica mais fácil mudar-se em caso de necessidade ou escolha pessoal. Além disso, é possível rescindir o acordo  algo muito difícil no caso da compra de um imóvel.

Porém, existem desvantagens em optar pelo aluguel, como você verá no próximo tópico.

Desvantagens de viver de aluguel

Gasto em algo que não é seu

O dinheiro gasto para o pagamento do aluguel será destinado apenas ao proprietário do local: o dinheiro pago não gerará nenhum retorno para quem está alugando. Outro fator importante é que o valor mensal pode sofrer reajustes e, assim, aumentar os gastos.

Dependência do proprietário

Fazer reformas e deixar o imóvel do jeito que você sonhou? Bem, talvez isso não será possível, já que para fazer qualquer mudança é preciso da autorização do proprietário. Além disso, caso ele precise do local, você será obrigada a procurar um novo lugar para você e sua família morar.

Comprar x alugar: saiba como decidir

Por fim, como decidir entre comprar ou alugar um imóvel? A primeira dica é identificar quais são os objetivos e os planos da família. Para determinar isso, pergunte-se o que vocês desejam conquistar nos próximos anos. A ideia é ter mais estabilidade, segurança e qualidade de vida? Ter mais espaço e deixar a sua casa bem arrumada ou ter mais um filho e aumentar a família?

Depois de determinar e traçar as metas, avalie qual é o plano para alcançá-las. Assim, verifique a renda total, as perspectivas de trabalho futuras, os imprevistos e os gastos que podem surgir. Outra boa recomendação é calcular a taxa de aluguel: divida o valor do aluguel pelo preço do imóvel e multiplique por 100.

A porcentagem obtida será a taxa de aluguel. Se ela for maior que o rendimento de investimentos conservadores, como a poupança, é melhor comprar um imóvel. Se o índice for menor, alugar e investir o dinheiro pode ser mais vantajoso.

Gostou de conhecer os pontos positivos e negativos com relação à decisão de comprar ou alugar um imóvel? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e espalhe essas informações para os seus amigos também! Até mais!

Sem comentários

Cancelar