Quais são os impactos da tecnologia e inovação em apartamentos de São Paulo?

Quais são os impactos da tecnologia e inovação em apartamentos de São Paulo?

São Paulo é a cidade mais populosa do país, e quem vive na capital costuma ter uma rotina agitada, entre emprego, trânsito, lazer e diversos outros aspectos que marcam presença no dia a dia dos moradores. No entanto, a busca pelo conforto dentro do lar é cada vez maior. Ainda que os paulistas passem grande parte do tempo fora de suas residências, manter momentos com a família ou os amigos em casa continua sendo prioridade.

A tecnologia e inovação em apartamentos de São Paulo têm sido pontos relevantes na escolha de imóveis para moradia, ou seja, recursos tecnológicos e otimização do espaço já são diferenciais que atraem o público, pois fornecem mais conforto para casa.

Pensando na importância do assunto, conversamos com Carlos Kapudjian, Vice Presidente de Vendas da Fernandez Mera, para entender quais são os efeitos da tecnologia e inovação em apartamentos de São Paulo. Acompanhe o post!

Como é morar em São Paulo?

Ser morador de São Paulo é frequentemente associado a uma rotina acelerada e com uma vasta lista de opções em setores como lazer, emprego e transporte público.

Carlos Kapudjian comenta que em São Paulo há a tendência de os moradores ficarem menos tempo em casa devido as suas demandas externas, como trabalho e prática de atividades físicas.

Além disso, por ser uma metrópole com grande concentração de polos industriais e, consequentemente, pessoas, quem mora na capital tem à disposição vários serviços, sendo que muitos deles já funcionam com o auxílio da tecnologia. Fazer pedidos por meio de aplicativos em restaurantes é uma prática comum para grande parte da população. Dessa maneira, é normal que as pessoas tenham acesso fácil e rápido ao que desejam no momento.

Devido ao dia a dia corrido por causa da carreira e ao tempo gasto em locomoção, muitos utilizam os finais de semana para frequentar bares e restaurantes. Afinal, a cidade tem muitos deles espalhados pelos bairros, para os diferentes estilos e com diversos tipos de gastronomia.

Por outro lado, muitos preferem ficar em casa para assistir a um filme e cozinhar ou, ainda, receber amigos e pedir delivery. Muitas pessoas passam o dia fora e só retornam para o apartamento no final da tarde ou, até mesmo, à noite, o que contribui para a vontade de aproveitar o conforto do lar ao máximo no fim de semana.

Qual é a relação entre tecnologia e qualidade de vida?

A tecnologia tem impactado todos os campos da sociedade, desde a comunicação até a maneira como as empresas conduzem seus processos administrativos. O uso de ferramentas tecnológicas a favor da otimização de tempo e dinheiro é certamente um dos principais benefícios gerados.

O celular é um dos mecanismos utilizados para agilizar diversas atividades do dia a dia, como pagamento online e realização de compras em e-commerces. Com tantos recursos à disposição, ficou mais fácil resolver pendências. Além disso, a tecnologia também proporciona maior conforto e praticidade.

Logo, o tempo que antes era gasto em tarefas pode ser utilizado para outros aspectos importantes da rotina, como momentos com amigos e família. A tecnologia já oferece uma solução para quase todos os problemas ou processos que, há um tempo, precisavam ser executados por uma pessoa. Ou seja, tudo se tornou mais ágil com o auxílio dessa ferramenta.

Como os apartamentos inteligentes funcionam?

Ao longo dos anos, a maneira como as plantas de apartamento são projetadas mudou. Ou seja, os móveis costumam ser funcionais e em um número menor. Além disso, o desapego de objetos e itens antigos também é comum, e, assim, um local compacto e confortável é prioridade na escolha de um imóvel. Com a tecnologia, novas preferências e novos formatos de plantas surgiram.

Os apartamentos inteligentes contam com dispositivos que, a partir do projeto do espaço, são usados para oferecer conforto ao morador. Com tais dispositivos, é possível otimizar tempo, já que automatização é responsável por promover uma moradia mais funcional e prática àqueles que vivem no local.

A tendência é que as pessoas busquem cada vez mais por apartamentos mais compactos e que tenham soluções tecnológicas. Em áreas comuns do prédio, essa necessidade de contar com recursos tecnológicos é uma realidade, especialmente quando falamos em segurança.

Dessa maneira, um apartamento inteligente possibilita que o morador tenha o controle de alguns aspectos remotamente. Isto é, mesmo que não esteja em casa, é possível que ele tenha acesso às áreas do ambiente, somente usando celular, tablet ou outro dispositivo.

Em muitos casos, o projeto do apartamento é feito pensando já na adaptação dessas tecnologias e no aproveitamento de cada espaço disponível. Fazer isso garante a otimização e a melhor organização dos móveis, já que, como vimos, as pessoas estão optando preferencialmente por moradias menores e compactas.

Quais são as principais tecnologias residenciais?

Agora que você já conheceu mais sobre os apartamentos inteligentes e como eles beneficiam o dia a dia do morador, é importante entender quais são as tecnologias que estão sendo usadas. Conheça três alternativas disponíveis no mercado!

Iluminação inteligente

A iluminação inteligente é o uso de comandos remotos, em que a pessoa consegue ter controle sobre as lâmpadas do apartamento, verificando se elas estão apagadas ou acesas. Assim, você escolhe em quais períodos prefere mantê-las desligadas.

Um exemplo: se você está durante todo o dia fora de casa, poderá manter a rede elétrica desligada e reativá-la somente quando estiver no ambiente, o que gera uma economia significativa ao efetuar o pagamento da conta.

Automação do apartamento

Com as ferramentas tecnológicas, você pode automatizar uma série de serviços em seu apartamento. Então, é possível aplicar tecnologias que já existem no mercado dentro da residência e, a partir disso, otimizar tarefas. Ligar aparelhos, usar a biometria para identificação de pessoas e vários outros aspectos podem ser inseridos no apartamento.

O uso de controles remotos também costuma ser um recurso bastante utilizado nesse caso, pois o morador consegue escolher diferentes opções, apenas apertando um botão.

Fechadura digital

A utilização de fechaduras digitais também são uma novidade que conquista cada vez mais moradores que desejam implementar tecnologia dentro de casa. Por meio de um aplicativo, a pessoa consegue abrir e fechar todas as portas do apartamento.

São diferentes funcionalidades que o morador pode usar, como fazer programações específicas ou usar o sensor para detectar presença.

A tecnologia e inovação em apartamentos de São Paulo é um cenário que está em alta e promete fazer parte do dia a dia de muitas pessoas nos próximos anos. Ter um ambiente confortável é o que todos desejam quando optam pela compra ou pelo aluguel de um imóvel. Portanto, os recursos tecnológicos, como a automação, contribuem nesse sentido e fornecem comodidade aos moradores.

O que achou do post? Entre em contato com a gente e conheça mais sobre as oportunidades que temos disponíveis para sua família!

Sem comentários

Cancelar